Jump to content

Recommended Posts

Postado

Pessoal, eu recebo um bom salário no Brasil, mas estou pra receber uma proposta para me mudar para a Espanha. O salário de lá provavelmente vai ser uns 3 mil euros. Aqui no Brasil eu recebo 8 mil. Financeiramente compensa me mudar para lá ?

• Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

• Time AUVP Capital
Postado

Oi Anônimo, tudo bem?

Acho que, olhando só para o salário, não dá para comparar R$ 8 mil no Brasil com € 3 mil na Espanha apenas pelo câmbio.

O primeiro passo seria entender quanto desses € 3 mil fica líquido depois de impostos e quais seriam os seus custos reais por lá, principalmente aluguel, alimentação, transporte, saúde, documentação e adaptação inicial.

Também colocaria na conta o objetivo da mudança. Se for uma decisão apenas financeira, talvez precise fazer uma simulação bem fria de custo de vida, reserva de emergência e capacidade de investir nos dois cenários. Mas se também entra qualidade de vida, segurança, experiência internacional, possibilidade de crescimento na carreira e plano de longo prazo, a análise muda bastante.

Eu faria uma conta simples antes de decidir.

Quanto sobra hoje no Brasil depois de todos os custos?

Quanto sobraria na Espanha depois de todos os custos?

Quanto tempo você levaria para se estabilizar por lá?

E qual é a perspectiva de crescimento depois dessa primeira proposta?

Às vezes a mudança não compensa no mês 1, mas faz sentido pela porta que abre. E às vezes parece uma grande oportunidade, mas quando coloca aluguel, imposto e adaptação na conta, a sobra fica menor do que parecia.

Eu tentaria decidir menos pelo valor nominal do salário e mais pela combinação entre sobra mensal, risco da mudança e potencial de crescimento nos próximos anos. Boa sorte!!! 

• Criar novo...