Jump to content

Dúvida sobre empresas.


Recommended Posts

  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

1 hour ago, Felipe Daló disse:

Uma empresa listada em bolsa é considerada uma empresa privada ou por ser de capital aberto ela é considerada pública?

Primeiro é preciso diferenciar Sociedade Limitada e Sociedade Anonima.
 

Uma Sociedade Empresária Limitada é um tipo jurídico de empresa brasileira, aliás, um dos mais comuns. As sociedades limitadas são muito procuradas porque permitem que pessoas de diferentes formações e, portanto, diferentes características empreendedoras, possam se agrupar para abrir um negócio, incluindo determinado capital de investimento e excluindo, por consequência, o patrimônio pessoal de cada um dos sócios.

Muitas empresas são formadas desta maneira. Um dos sócios é quem coloca a “mão na massa”, está na vida cotidiana da empresa e atua na atividade fim do negócio.

Os outros, que podem ser um ou mais, podem ser apenas atuantes na parte financeira, podem ter características complementares ao sócio mais ativo, como maior capacidade de planejamento e controle, ou mesmo serem investidores.

O que define a Sociedade Limitada principalmente é a separação do patrimônio pessoal dos sócios do patrimônio investido. Isso acontece através da formulação do Contrato Social, e posteriormente, ao longo do funcionamento da empresa, também é restrito através dos procedimentos contábeis realizados.

 

Uma Sociedade Anônima ou somente a sigla S.A é uma natureza jurídica de empresa na qual a participação e o capital financeiro são divididos por ações e não por quotas, por isso, também é conhecida como sociedade por ações. Ela pode ser de capital aberto ou de capital fechado.

 

E para se enquadrar como Sociedade Anônima é preciso cumprir muitos mais requisitos que as sociedades limitadas.

 

Agora entrando na Diferença entre Capital Aberto e Fechado:

 

Enquanto as empresas de capital aberto captam recursos e buscam investimentos com o público em geral, as que são consideradas como “fechadas” obtêm esses investimentos de poucos acionistas, considerando que as ações não são disponibilizadas pela bolsa de valores, ou seja, Sociedades Anônimas de Capital Fechado tem suas ações negociadas diretamente entre empresários.

 

As empresas de Capital Aberto podem captar recursos de 2 formas, primeiro, emitindo ações e vendendo parte da empresa, assim a captação é feita por meio de integralização do capital social por meio de compra de ações por terceiros que se tornam sócios, a segunda forma de uma empresa de Capital Aberto captar recursos é mediante Debentures, nesse caso ao invés de sócios, a empresa adquire credores.

 

Negociadas na bolsa existem tanto empresas estatais como privadas. A diferença é que, as estatais negociadas em bolsa possuem como acionistas controladores os governos Estaduais ou a União, enquanto as privadas possuem como como acionistas controladores investidores de grande porte ou sociedades empresárias.

Editado por Douglas Quintanilha Miranda De Souza
Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, Felipe Daló disse:

Uma empresa listada em bolsa é considerada uma empresa privada ou por ser de capital aberto ela é considerada pública?

Oi @Felipe Daló, pelos termos legais empresa pública é toda aquela empresa que a União (seja município, estado, federação ou unidade federativa) detém 100% do capital. Ou seja somente o governo que tem investimento nela.
As empresas de capital aberto se enquadram na classificação de economia mista. Mas eu acho que você não quer fazer uma consulta de enquadramento legal e sim entender pelo viés de investimento.

Pra isso você pode jogar "Composição Acionária + nome da empresa" no google e você vai abrir o RI (Relações com investidores) pra efeito de investimento é considerada empresa pública toda aquela que o governo tem o poder de decisão na mão, ou seja, maioria das ações ON, (ou 50% + 1 ação) dessa forma, em teoria, ele não precisa da aprovação de nenhum outro acionista para tomar qualquer decisão.

A ação estar listada em bolsa, assim como o @Douglas Quintanilha Miranda De Souza colocou faz com que tenha que apresentar mais relatórios e seguir diversas regras. As empresas também podem optar por colocar apenas um percentual da empresa em bolsa, então não quer dizer que qualquer pessoa possa comprar 100% das ações ON e tomar o controle da empresa. Por exemplo se hoje alguém compra 100% da ações ON de Petrobras vai ter no máximo 49,74% das ações, o restante 50,26% está com o governo, o que não torna essa pessoa dona da Petrobras.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...