Ian Karlos Postado 4 horas atrás Postado 4 horas atrás (edited) Bom dia, pessoal! Peço desculpas se acabar fugindo do tema desse espaço. Sou leigo no mercado de veículos, e gostaria de ouvir a opinião dos mais experientes e capacitados nesse assunto. Minha mãe e meu padrasto possuem um Ford Focus 2014/2014, Sedan, 4 portas, automático, câmbio Powershift, que finalmente estão na última parcela do financiamento. O carro é uma nave espacial, mas já há alguns meses estou conversando com eles para assim que o carro for quitado, trocá-lo por um veículo mais barato e econômico para viver uma vida tranquila e em paz. O motivo é o alto custo desse carro, que é alto demais para nós: alto consumo de combustível, seguro, IPVA, mecânica preventiva e mecânica de emergência. Lembrando que, por conta do famigerado câmbio PowerShift, a mecânica preventiva acaba sendo obrigatória. Enfim, começamos a anunciar a venda, e um conhecido nosso, que já dirigiu esse carro, tem larga experiência nesse mercado de veículos e entende muito de carros (vive trocando de veículos), tem interesse em negociar conosco. Eu acredito que seja o comprador ideal, por ele ter alto poder aquisitivo, já saber tudo sobre o carro e o câmbio PowerShift, e ser muito cuidadoso e experiente com diferentes veículos. Mas ele quer colocar seu veículo atual na troca, uma FIAT STRADA WORKING CD 2012/2012, 2 portas. Utilizando como referência a consulta de FIPE pela placa, o Ford Focus aparece entre R$ 44.000,00 e R$ 51.000,00, e a Strada aparece entre R$ 49.789,00 e R$ 50.785,00. Ele ainda não fez uma proposta oficial, eñtão não sei dizer para vocês o que ele irá propor. Ele fará a propsota entre hoje e amanhã. Mas vamos lá: Acredito que uma caminhonete seria o ideal para minha mãe e meu padrasto, até por eles morarem no interior e gostarem de ir para fazendas. Mas vendo o valor da FIPE, me assustei, é ainda mais caro que o Ford Focus. Então fora a manutenção, não diminuiria tanto assim os custos. Mas eu estive pensando, a Fiat Strada deve ter bem mais liquidez de mercado do que o Ford Focus, talvez essa troca faça sentido para facilitar a venda, transformar em dinheiro e comprar um carro simples de valor baixo. Mas também não temos experiência com venda de veículos. Enfim, escrevi e opinei demais, agora gostaria da opinião dos universitários. P.S.: Descobri que a Fiat Strada tem sido o veículo mais vendido do Brasil nos últimos meses. Então a liquidez é muito superior que a do Ford Focus. Editado 4 horas atrás por Ian Karlos Liquidez da Strada 1
Anderson Ismael Arend Postado 2 horas atrás Postado 2 horas atrás Bom dia, Ian! Tudo bem? Vamos do princípio. Cara, primeiro ponto: tenho uma Strada 2016, aparentemente o mesmo modelo dessa de 2012, e a FIPE da minha está nesse valor. Acredito que a FIPE dessa Strada 2012 esteja errada. Strada Working 1.4 MPI Fire Flex 8V CS — ano 2012: R$ 38.562,00 Segundo ponto: estou vendendo a minha há 8 meses e ainda não consegui vender. Ela tem baixa quilometragem, sou o segundo dono, está com a manutenção em dia, e estou pedindo R$ 45 mil, ou seja, R$ 2 mil abaixo da FIPE. Mesmo assim, não consigo vender. Minha região é agro e, ainda assim, está difícil. Terceiro ponto: Strada é carro de trabalho e extremamente desconfortável. Pensando em carro como passivo, primeiro tenta entender qual é o uso real do veículo. Se não for para trabalho, na minha opinião, agora que o Focus está pago, eu seguiria com ele, pois é um carro bom. Agora, se for para trabalhar, aí sim vale a pena pensar na troca. Quarto ponto: pensa também no perrengue. Se vocês compraram esse carro novo, vocês conhecem o histórico e têm confiança nele. Trocar por outro usado pode acabar virando uma bomba. Espero ter ajudado em algo. 1
Antony Costa Postado 1 hora atrás Postado 1 hora atrás Bom dia! Eu particularmente não faria essa troca, por mais que o focus tenha o famoso Powershift, vocês fazem todas as preventivas e possuem o histórico de manutenção do carro o que garante segurança, Strada é um carro de trabalho então é usado para todo tipo de coisa, dependendo do dono a manutenção é bem negligenciada o que me acenderia um alerta se não possui o histórico de manutenção. Sem contar que no quesito conforto, o Focus conta com infinitos opcionais a mais que a strada além do conforto de dirigir que nem se compara. Além disso a FIPE de uma strada desse ano é bem menor do 50K você encontra opções de 35/38k bem conservadas. Minha humilde recomendação dando meus 10 centavos de opinião, seria vender o Focus já que estão com esse pensamento de economizar em seguro e IPVA, mesmo que seja um pouco a baixo da FIPE me parece mais vantagem que essa troca (me parece que o interessado em questão quer tirar uma vantagem de vocês), buscaria opções como: Chevrolet Astra 2011 (Tive um e além do conforto, desempenho a manutenção do carro é barata, vendi o meu no começo do ano por R$ 35.500 com todos os opcionais da epoca e 135 mil rodados originais). Honda Fit: até 2014 você encontra opções completas, tem manutenção confiável, e é bem completo. Toyota Etios: Acho feio kkk mas é extramentente confiável e confortável. Volkswagen Up: versão MPI você encontra boas opções, mas é um carro bem compacto não sei se adequaria no perfil, Nissan March Hb20 New Fiesta: se não quiser sair do mundo ford tem opções com cambio manual. Gol: Junto com UP são os menos completos mas são carros honestos e aguentam o dia a dia. Só me atentaria as trocas normalmente quando aparecem são pessoas querendo se livrar de alguma bomba prestes a estourar, e se possível sempre pagar uma vistoria cautelar visto que disse que não entende muito desse mundo, infelizmente hoje em dia existe muita adulteração de KM e "maquiagem" nos carros, então é preciso atenção redobrada. É isso, espero ter ajudado!
Recommended Posts