Aqui pensando sobre os contornos que minha carteira está adquirindo (dia agitado com oportunidades sem iguais, vontade de ter mais dinheiro para aproveitar esse momento... mas segue o jogo) e parei certo momento e pensei, QUANTOS ativos diferentes (diversificação) devo ter para diminuir o tamanho do risco ????
Pergunta lascada, mas para chegar a um pensamento a respeito do tema incialmente entendi que existe dois tipos de risco na composição de uma carteira:
a.Risco Sistêmico(RS) – lascou tudo, o mundo está pegando fogo e todas as empresas estão sofrendo de evento cataclísmico (tem muito o que fazer não, além de ir pra um bunker no quintal);
b.Risco Específico(RE) – um determinado setor sofre uma disruptura gigantesca que leva a uma crise sem igual deste setor ou desta empresa, normalmente, não tem muito o que fazer a não ser que você tenha informação privilegiada (exp.: brumadinho, petrolão, canetada política, fraude...)
OBS.: quando olhamos o risco sistêmico o afegão médio não tem o que fazer para se proteger, independente da diversificação de papeis que você tenha ele permanecerá existindo e te afetando brutalmente (apocalipse e colapso da civilização na terra, a ultima coisa que vc vai se preocupar é com a rentabilidade kkkkk).
LOGO, observemos o risco específico
Para diluir este risco específico devemos utilizar a tática de diversificação do número de empresas que temos em carteira (diversificação de setores e empresas), só que algo interessante que observei foi que após uma determinado nível de diversificação o RE para de diminuir e passa a ser constante, ou seja, existe um limite para a proteção gerada pela diversificação da carteira.
Diante deste fato temos uma conclusão entre as grandes cabeças pensantes do mundo de finanças (+análise matemática) que mostra que uma diversificação entre 15 a 18 papeis diferentes seria um intervalo ideal para mitigar esse risco, entretanto, acima de 18 papeis não existiria uma grande diferença no RE gerado pela diversificação.
CONCLUSÃO
*** Tempo livre x Capacidade de análise X momento da minha carteira ***
Após tal estudo acredito na importância e na lógica de buscar a diversificação de papeis, ENTRETANTO, o número de papeis na minha carteira está ligado integralmente também a minha habilidade/capacidade de analisar e acompanhar as empresas que eu invisto durante o decorrer dos meses !!!
Acredito quenão adiantater papeis que eu não consiga manter as minhas analises/olhares em uma periodicidade adequada, pois vo comer mosca mais cedo ou mais tarde, e acabar perdendo de vista os sinais de crise ou oportunidades (olho do dono que engorda o porco!!!!)
IMPORTANTE - outro aspecto importante e de maior peso em minha visão e que também considerei quando penso em diversificação de papeis é o momento que minha carteira está vivendo, ou seja, é momento de plantar, consolidar ou colher os frutos, pois cada momento deste exige uma postura de investimento diferente.
Pergunta
Raphael Coutinho
Boa noiteeeee cardume,
Aqui pensando sobre os contornos que minha carteira está adquirindo (dia agitado com oportunidades sem iguais, vontade de ter mais dinheiro para aproveitar esse momento... mas segue o jogo) e parei certo momento e pensei, QUANTOS ativos diferentes (diversificação) devo ter para diminuir o tamanho do risco ????
Pergunta lascada, mas para chegar a um pensamento a respeito do tema incialmente entendi que existe dois tipos de risco na composição de uma carteira:
a. Risco Sistêmico (RS) – lascou tudo, o mundo está pegando fogo e todas as empresas estão sofrendo de evento cataclísmico (tem muito o que fazer não, além de ir pra um bunker no quintal);
b. Risco Específico (RE) – um determinado setor sofre uma disruptura gigantesca que leva a uma crise sem igual deste setor ou desta empresa, normalmente, não tem muito o que fazer a não ser que você tenha informação privilegiada (exp.: brumadinho, petrolão, canetada política, fraude...)
OBS.: quando olhamos o risco sistêmico o afegão médio não tem o que fazer para se proteger, independente da diversificação de papeis que você tenha ele permanecerá existindo e te afetando brutalmente (apocalipse e colapso da civilização na terra, a ultima coisa que vc vai se preocupar é com a rentabilidade kkkkk).
LOGO, observemos o risco específico
Para diluir este risco específico devemos utilizar a tática de diversificação do número de empresas que temos em carteira (diversificação de setores e empresas), só que algo interessante que observei foi que após uma determinado nível de diversificação o RE para de diminuir e passa a ser constante, ou seja, existe um limite para a proteção gerada pela diversificação da carteira.
Diante deste fato temos uma conclusão entre as grandes cabeças pensantes do mundo de finanças (+análise matemática) que mostra que uma diversificação entre 15 a 18 papeis diferentes seria um intervalo ideal para mitigar esse risco, entretanto, acima de 18 papeis não existiria uma grande diferença no RE gerado pela diversificação.
CONCLUSÃO
*** Tempo livre x Capacidade de análise X momento da minha carteira ***
Após tal estudo acredito na importância e na lógica de buscar a diversificação de papeis, ENTRETANTO, o número de papeis na minha carteira está ligado integralmente também a minha habilidade/capacidade de analisar e acompanhar as empresas que eu invisto durante o decorrer dos meses !!!
Acredito que não adianta ter papeis que eu não consiga manter as minhas analises/olhares em uma periodicidade adequada, pois vo comer mosca mais cedo ou mais tarde, e acabar perdendo de vista os sinais de crise ou oportunidades (olho do dono que engorda o porco!!!!)
IMPORTANTE - outro aspecto importante e de maior peso em minha visão e que também considerei quando penso em diversificação de papeis é o momento que minha carteira está vivendo, ou seja, é momento de plantar, consolidar ou colher os frutos, pois cada momento deste exige uma postura de investimento diferente.
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
1
1
1
DIAS POPULARES
24/Jan
2
25/Jan
1
Top Posters For This Question
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa 1 post
Raphael Coutinho 1 post
Rodrigo Nunes Endres 1 post
DIAS POPULARES
24/Jan 2023
2 posts
25/Jan 2023
1 post
Os mais famosos desse tópico
Danilo Alves Silva Spinola Barbosa
Vai depender do patrimônio, mas até 20 ativos esta mais do que suficiente. É um valor legal para você ter os ativos que quiser e ainda consegue acompanhar. Eu falo que o numero magico vai estar entre
Raphael Coutinho
Boa noiteeeee cardume, Aqui pensando sobre os contornos que minha carteira está adquirindo (dia agitado com oportunidades sem iguais, vontade de ter mais dinheiro para aproveitar esse momento...
Rodrigo Nunes Endres
Paga corretagem? Tem que fazer as contas e quantos ativos vale a pena. Não paga corretagem? de 10 Até 20 ativos, conforme a sua capacidade de acompanhar os resultados e informes dessas empresas.
2 respostas para essa pergunta
Recommended Posts