Jump to content

Recommended Posts

Postado

Boa tarde pessoal, tenho 50 anos e atuo como pesquisador em engenharia mecânica no SENAI em regime CLT, além de colaborar com o Laboratório de Impacto Estrutural da USP em atividades de pesquisa aplicada nas horas vagas.

Tenho experiência em projetos de pesquisa no Brasil e no exterior, envolvendo desenvolvimento de máquinas para ensaios mecânicos em alta velocidade, simulação numérica e manufatura aditiva metálica.

Atualmente estou avaliando a possibilidade de prestar serviços para uma empresa no desenvolvimento de um equipamento de ensaios dinâmicos em rochas. Nesse contexto, estou estudando a estruturação de uma pequena empresa para atuação em consultoria técnica/científica e serviços de P&D, pelo menos para atender esse projeto em particular.

Tenho dúvidas sobre o enquadramento adequado dessa atividade e sobre como estruturar isso da forma correta do ponto de vista legal e empresarial.

Gostaria de pedir orientação de profissionais com experiência nesse tipo de estruturação (advogados, contadores ou empreendedores que já atuaram nesse universo), principalmente sobre:

• definição adequada de CNAE e enquadramento da atividade (ME/MEI/Simples Nacional ou outros regimes),
  • estruturação correta da prestação de serviços técnicos/científicos em projetos de P&D,
  • como normalmente se organiza a contratação de colaboradores ou terceiros nesse tipo de projeto (ME, MEI ou outras formas),
  • cuidados legais e fiscais na abertura e operação da empresa que eu talvez ainda não esteja considerando,
  • possíveis implicações de registro profissional (CREA) nesse tipo de atividade, pois ainda estou avaliando a necessidade conforme o projeto.

Agradeço muito qualquer orientação, experiência ou indicação de profissionais que atuem nessa área.

• Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Postado