Pedro Proença Postado 17 horas atrás Postado 17 horas atrás Boa noite, pessoal. Estou com uma dificuldade de deixar organizado meu diagrama de cerrado com a inserção de ETFs. Por exemplo, eu respondo as perguntas para dar pesos para as ações, mas os ETFs eu quero jogar uma determinada porcentagem (Ex: 25% ETF, 75% ações). Existe alguma forma prática de fazer isso, ou preciso mexer nas pontuações de todas as ações até conseguir a porcentagem que eu to buscando? Obrigado 2
0 Caleb Carneiro Postado 16 horas atrás Postado 16 horas atrás (edited) Boa noite @Pedro Proença, beleza? Seja bem-vindo! 1 hora atrás, Pedro Proença disse: Existe alguma forma prática de fazer isso, ou preciso mexer nas pontuações de todas as ações até conseguir a porcentagem que eu to buscando? Pra ETF é diferente. Você precisa avaliar por fora com perguntas +1 e -1, e responder as perguntas do Diagrama "manipulando" não de forma aleatória, mas sim pra bater com a avaliação externa. Dicas de perguntas: A estratégia e o índice que o ETF segue; A taxa de administração (se é justa/baixa); O tempo de mercado do ETF; Se a gestão é passiva ou ativa; O número de ativos da composição e a diversificação interna; O Dividend Yield (DY) Beta (volatilidade); A correlação desse ETF com o restante da sua carteira. Uma sugestão do @Eddy Paulini é usar perguntas duplas que sirvam para as duas coisas. Por exemplo, "A empresa tem ROE maior que 5%? / (Se for ETF) A taxa de administração é menor que 1%?". Editado 15 horas atrás por Caleb Carneiro 2
0 Pedro Proença Postado 16 horas atrás Author Postado 16 horas atrás (edited) Obrigado pela atenção @Caleb Carneiro, a minha dúvida era mais como conseguir diferenciar a porcentagem total da renda variável. Devido ao ETF e Stock estarem na mesma classificação "Ações", eu não consigo diversificar a porcentagem de alocação. Independentemente da nota, eu queria jogar, por exemplo, 25% de ETF e 75% de Stocks, e em cada setor, teriam suas notas com os pesos de cada ativo. Em investimentos internacionais, eu queria deixar 75% pra ETFs, e só 25% pra Stocks, mas se um stock é 6, e um ETF é 10 (por exemplo), eu nunca conseguiria chegar nessa relação de 75/25. Precisaria manipular muito a pontuação com mais perguntas pra chegar no que eu quero Editado 16 horas atrás por Pedro Proença 2
0 Caleb Carneiro Postado 16 horas atrás Postado 16 horas atrás (edited) 7 minutes ago, Pedro Proença disse: Obrigado pela atenção @Caleb Carneiro, a minha dúvida era mais como conseguir diferenciar a porcentagem total da renda variável. Devido ao ETF e Stock estarem na mesma classificação "Ações", eu não consigo diversificar a porcentagem de alocação. Independentemente da nota, eu queria jogar, por exemplo, 25% de ETF e 75% de Stocks, e em cada setor, teriam suas notas com os pesos de cada ativo. @Pedro Proença pior que não existe uma forma nativa e automática de separar sem mexer nas notas dos ativos. A única forma, de um jeito fácil, seria você recorrer pro ChatGPT falando: "Preciso fazer com que minha alocação fique 25% ETF e 75% Ações Stock Picking. Cada pergunta dá +1 de nota, ou -1 de nota apenas, o que define a porcentagem do ativo. Meus ativos com notas são esses: [EXEMPLO3] [NOTA 10], [EXEMPLO4] [NOTA 8], etc. Quero adicionar os ETF's [ETF1] [ETF2], quanto de nota eles precisariam ter para que fique na proporção solicitada de 25% ETFs e 75% ações. Não posso mexer nas notas de risco das ações." Depois me conta o que rolou. Editado 16 horas atrás por Caleb Carneiro 1 1
0 Pedro Proença Postado 15 horas atrás Author Postado 15 horas atrás É, acho que vai ter que ser o jeito hahahaha Muito obrigado! 2
0 Caleb Carneiro Postado 15 horas atrás Postado 15 horas atrás 11 minutes ago, Pedro Proença disse: É, acho que vai ter que ser o jeito hahahaha Muito obrigado! @Pedro Proença sei que muito provavelmente é por causa do PIAR que o senhor quer uma distribuição de % entre ETF e Ações. Mesmo com essa dica que eu te dei, o recomendado não é esse, se mascarar o risco dos ETF's. Como provavelmente 25% vai implicar em notas menores, eu faria a sugestão das perguntas duplas do @Eddy Paulini, pra não ser tanto gambiarra assim. 26 minutes ago, Caleb Carneiro disse: Uma sugestão do @Eddy Paulini é usar perguntas duplas que sirvam para as duas coisas. Por exemplo, "A empresa tem ROE maior que 5%? / (Se for ETF) A taxa de administração é menor que 1%?". 2
0 Eddy Paulini Postado 2 horas atrás Postado 2 horas atrás 14 horas atrás, Pedro Proença disse: Boa noite, pessoal. Estou com uma dificuldade de deixar organizado meu diagrama de cerrado com a inserção de ETFs. Por exemplo, eu respondo as perguntas para dar pesos para as ações, mas os ETFs eu quero jogar uma determinada porcentagem (Ex: 25% ETF, 75% ações). Existe alguma forma prática de fazer isso, ou preciso mexer nas pontuações de todas as ações até conseguir a porcentagem que eu to buscando? Obrigado Bom dia, @Pedro Proença ! Tudo bom? Apenas complementando o @Caleb Carneiro. Como hoje a ferramenta não tem uma classe separada para ETFs, essa divisão exata é muito difícil de ser feita. A gente consegue um aproximação através da manipulação das notas mesmo. E isso deve ser somado em avaliação da qualidade do ETF, que entra nessa métrica de avaliar os ETFs a parte para saber em qual você vai mais aportar visando a qualidade de cada um. (Particularmente, prefiro avaliar por fora do que fazer perguntas duplas) Hoje é um trabalho mais manual mesmo. Espero que agregue ao tema! 1 1
Pergunta
Pedro Proença
Boa noite, pessoal.
Estou com uma dificuldade de deixar organizado meu diagrama de cerrado com a inserção de ETFs.
Por exemplo, eu respondo as perguntas para dar pesos para as ações, mas os ETFs eu quero jogar uma determinada porcentagem (Ex: 25% ETF, 75% ações).
Existe alguma forma prática de fazer isso, ou preciso mexer nas pontuações de todas as ações até conseguir a porcentagem que eu to buscando?
Obrigado
Top Posters For This Question
3
3
1
DIAS POPULARES
14/Jun
6
15/Jun
1
Top Posters For This Question
Caleb Carneiro 3 posts
Pedro Proença 3 posts
Eddy Paulini 1 post
DIAS POPULARES
14/Jun 2026
6 posts
15/Jun 2026
1 post
Os mais famosos desse tópico
Pedro Proença
Boa noite, pessoal. Estou com uma dificuldade de deixar organizado meu diagrama de cerrado com a inserção de ETFs. Por exemplo, eu respondo as perguntas para dar pesos para as ações, mas os
Caleb Carneiro
Boa noite @Pedro Proença, beleza? Seja bem-vindo! Pra ETF é diferente. Você precisa avaliar por fora com perguntas +1 e -1, e responder as perguntas do Diagrama "manipulando" não de forma
Pedro Proença
Obrigado pela atenção @Caleb Carneiro, a minha dúvida era mais como conseguir diferenciar a porcentagem total da renda variável. Devido ao ETF e Stock estarem na mesma classificação "Ações", eu não co
6 respostas para essa pergunta
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login