RICARDO ALMEIDA Postado Quarta-feira às 02:47 Postado Quarta-feira às 02:47 (edited) Olá, pessoal. Me chamo Ricardo, tenho 37 anos, sou casado há 18 anos e tenho 3 filhos desse relacionamento. Hoje sou sócio minoritário e administrador de um provedor de internet (10% de participação), no qual consigo obter uma renda muito boa se comparada à média brasileira — mais de 40 mil reais por mês apenas dessa atividade, somando salário e dividendos. Também possuo um caminhão de frete e uma pequena propriedade rural onde “brinco” de pecuarista, rs. Esses dois últimos, às vezes dão lucro, às vezes não. Tenho pesquisado bastante sobre diversos segmentos para empreender, pois gostaria muito de diversificar minha renda, já que dependo quase 100% do provedor. No formato atual do negócio, não vejo muita perspectiva de crescimento — apesar de existir espaço para expandir para cidades vizinhas, meu sócio está em um momento diferente do meu e prefere manter tudo como está, pois acredita que já tem o suficiente e quer apenas aproveitar a vida. Também tenho receio de que o setor possa piorar no futuro e eu acabar passando por dificuldades. Possuo um ponto comercial na minha cidade, com localização relativamente boa, e gostaria muito de montar um negócio de outro segmento nesse imóvel. Porém, não tenho expertise em nenhuma área além do provedor. Depois de muita pesquisa, me deparei com a franquia Mercadão dos Óculos. O segmento de óticas, visto de fora, parece interessante. O modelo de franquia promete reduzir bastante os riscos de fracasso, oferecendo negócio formatado, treinamentos, suporte ao franqueado etc. O detalhe é que o investimento é considerável — em torno de 250 mil reais — com promessa de faturamento médio de 60 mil reais e lucro de 20% a 25%, podendo alcançar o ponto de equilíbrio entre 1 e 3 meses. Trouxe aqui um pouco da minha realidade para ouvir a opinião dos colegas sobre essa franquia. Mas gostaria também que vocês sugerissem outras opções de direcionamento profissional, caso enxerguem caminhos diferentes. Hoje consigo visualizar apenas algumas possibilidades: Montar essa franquia para tentar diversificar minha renda. Focar apenas no meu trabalho atual, em investimentos de renda fixa e em estudar, buscando criar um lastro financeiro e intelectual para estar mais preparado caso o setor em que atuo enfrente dificuldades. Conversar com meu sócio para tentar melhorar meu percentual societário ou até mesmo propor uma expansão (com risco de desgaste). Começar a me planejar para uma transição de carreira — tenho muita vontade de trabalhar com gado, mas isso exige bastante capital e talvez até mudança de estado, pois o clima da minha região dificulta muito. Quero muito ouvir opiniões de quem já passou por algo parecido ou tem experiência nesses segmentos. O que vocês fariam no meu lugar? Toda visão é bem-vinda. Editado Quarta-feira às 02:50 por RICARDO ALMEIDA 1
Caleb Carneiro Postado Quarta-feira às 03:17 Postado Quarta-feira às 03:17 (edited) Seja bem-vindo à comunidade @RICARDO ALMEIDA! 31 minutes ago, RICARDO ALMEIDA disse: Me chamo Ricardo, tenho 37 anos, sou casado há 18 anos e tenho 3 filhos desse relacionamento. Hoje sou sócio minoritário e administrador de um provedor de internet (10% de participação), no qual consigo obter uma renda muito boa se comparada à média brasileira Parabéns pela sua trajetória 👏👏👏 31 minutes ago, RICARDO ALMEIDA disse: Depois de muita pesquisa, me deparei com a franquia Mercadão dos Óculos. O segmento de óticas, visto de fora, parece interessante. O modelo de franquia promete reduzir bastante os riscos de fracasso, oferecendo negócio formatado, treinamentos, suporte ao franqueado etc. O detalhe é que o investimento é considerável — em torno de 250 mil reais — com promessa de faturamento médio de 60 mil reais e lucro de 20% a 25%, podendo alcançar o ponto de equilíbrio entre 1 e 3 meses. @RICARDO ALMEIDA o senhor já experimentou conversar com os franqueados, ex-franqueados que quebraram e funcionário dessa franquia? Tenta descobrir o que acontece na realidade. Só de conseguir a margem líquida real, ou o tempo que eles demoraram pra recuperar, é um bom indicador. Porque cara, uma promessa de investimento com break even de 1 a 3 meses é extremamente otimista. Só no mercado de franquias aqui no Brasil, o prazo médio de payback (recuperação do investimento) é de 18 a 36 meses. Ah, @RICARDO ALMEIDA, outro grande ponto, modelo de franquia você entra pra obedecer regras. Além disso, é lidar diretamente com o público final e funcionários em uma loja de rua, o que é muito complexo. Depende muito do seu perfil. Como provavelmente não vai acontecer isso que estão te vendendo, em vez de imobilizar os 250 pra abrir uma franquia (que vai te drenar absurdos), investir é um caminho que você não precisa lidar com mais clientes, funcionários ou aluguel de loja. O senhor não citou essa possibilidade, mas uma possibilidade é aumentar sua participação na sociedade comprando % com assimetria no valuation. Essa reflexão envolve algumas ressalvas, que é a concentração da renda em um único ativo, claro, visando retornos maiores. (Ps.: Não é recomendação de compra ou venda de ativos) 31 minutes ago, RICARDO ALMEIDA disse: Focar apenas no meu trabalho atual, em investimentos de renda fixa e em estudar, buscando criar um lastro financeiro e intelectual para estar mais preparado caso o setor em que atuo enfrente dificuldades. @RICARDO ALMEIDA enviesadamente, eu iria por esse caminho. 250k + 25% da sua renda, numa taxa de 14,5% a.a. em 1 ano, já viram 414k Ps.: Não é recomendação de compra ou venda de ativos Espero que isso te ajude! Editado Quarta-feira às 03:19 por Caleb Carneiro 1
Recommended Posts