Jump to content

Recommended Posts

1 hora atrás, Rodrigo Telles Merg disse:

Bom dia amigo @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa 

Antes de mais nada, parabéns pelo casório. Eu e minha noiva também nos casamos este ano, 08/07.

Compartilho de alguns sofrimentos e alegrias seus, mas, no fim das contas, acho que o saldo é extremamente positivo. A família é um daqueles tesouros que não se pode colocar preço.

Mas não podemos deixar a corda frouxa, pois os preços sofreram grandes aumentos, além daquela máxima de que "o céu é o limite".

Ainda temos algumas coisas a fechar, mas até aqui nos ajudaram o seguinte:
1. Média saneada: O cerimonialista nos entregou uma relação de fornecedores para cada serviço, que ele já trabalha a algum tempo. Fizemos uma pré seleção, excluindo aqueles exorbitantes e os mais simples de todos (no melhor estilo "nota de escola de samba"). Assim pudemos focar em bons fornecedores com um "preço médio" saneado para começar os orçamentos. Alguns prestaram serviços para pessoas proeminentes e/ou blogueiras/influencers, o que passou a ser referência para muita gente. Estes foram os primeiros a "rodar" kkkk

2. Faça ao menos 3 orçamentos: Cada item que fechamos até agora foi seguindo essa linha de pensamento. Conseguimos bons descontos ao comparar projetos. Também nos deu muitas ideias do que manter e do que trocar. Não sou afeto a "leilões", mas confesso que ter mais de um fornecedor em vista melhora tanto os valores quanto as condições.

3. Lista de presentes: Os presentes são o primeiro retorno financeiro do investimento feito na festança. Se já dispõe de uma estrutura, melhor priorizar os sites que convertem presente em dinheiro (icasei) e também colocar uma tag de PIX nos convites (assim como coloca a lista de presentes). Dessa forma você evita presentes repetidos e também pode adequar os projetos do casal. De repente, se não tiver urgência, até espera uma Black Friday da vida pra economizar um pouco mais nos itens a serem adquiridos.

4. A gravata: Não deixe de organizar com padrinhos para "passar a gravata" (providencie uma máquina de cartão). Fomo padrinhos em 2 casamentos e em ambos não fariam a "gravata". Por sugestão minha fizeram, e o resultado foi inacreditável. No 1º (2018) arrecadamos 12 mil reais (até ganhei uma garrafa de uísque de presente). No outro, arrecadamos pouco mais de 4 mil (70 convidados). É um bom valor para dispor, seja para lua de mel, seja para "recompor o caixa".

5. Despesas domésticas: Esse é um assunto meio tabu, conforme fomos nos aprofundando em conversas com outros casais. É importante ter esse diálogo e alinhamento para não acontecerem "falsas expectativas" ou surpresas na fase de adaptação à vida a dois.

6. Para sempre: Tem uma frase que gosto muito: "Mais caro que um divórcio, somente 2 divórcios". Brincadeiras à parte, essa escolha já começa muito antes. Na minha opinião, sua parceira (ou parceiro) para a vida deve estar na mesma página, comprar o projeto de vida junto. Dessa forma a "instituição casal" certamente caminhará num mesmo objetivo e alcançará suas metas mais rapidamente.

7. Planejamento/sucessão: Pode parecer meio precoce, mas com o casamento, começam a surgir os planos para filhos. Não espere criar um patrimônio gigante para estudar sobre esses temas. Mesmo que ainda não faça sentido colocá-los em prática imediatamente, a preparação é fundamental. Um testamento cartorário pode evitar muitas dores de cabeça. Pode ser feito "em sigilo" e também pode ser modificado.

Desejo todas as Alegrias e Felicidades ao casal!

1. Sim, tem muito fornecedor que vira modinha que não tem como. Lá tem uns Buffet que meu deus, o povo perdeu muito a mão kkkkkk

2. Aham, acho que só decorador e cerimonialista que a gente não cotou vários. Cerimonialista por ser algo mais complicado e tal, pegamos uma que foi do casamento de uma amiga da minha noiva no ano passado. E o decorador já é um que a gente conhecia, que fez da minha festa particular da faculdade, os outros minha noiva viu as fotos, os projetos e não gostou, então nem fomos ver os preços.

3. Então, não vou mentir que pensei nessa do pix, que querendo ou não você economiza nas taxas dos sites e o convidado pode dar o valor que ele quiser. E sobre comprar depois, você tendo o dinheiro você compra quando e onde quiser, provavelmente vou comprar as coisas que precisar usando esse dinheiro com estratégias de milhas.

4. Sim, as pessoas não tem ideia do valor que é arrecadado com as gravatas, e hoje com o pix ficou muito pratico kkkkkkk. A minha noiva é contra, ela acha chato, mas vamos ver o que resolvemos até lá. Meu pai tem o seguinte pensamento sobre a gravata, eu comprei um presente x para pessoa, ai vi que a festa foi boa, gastaram bastante, ai ele da um valor a mais na gravata para ajudar.

5. Então, acho que esse fator vai ser tranquilo, ambos vamos ganhar bem, eu só disse para ela que vamos ter que fazer uma planilha bem detalhada para saber certinho os nossos gastos e conseguir investir a maior parte da nossa renda. Hoje eu já mostro minha carteira para ela, mostro os dividendos, os prejuízos, ela tem um pouco de medo, mas ela não vê problema em investir não, ela sabe que é para o nosso futuro.

6. Nesse fato acho que estamos bem alinhados.

7. Para os filhos, minha ideia é montar um subconta e investir 1k por mês para cada, ai lá na frente, irei ver o que vou fazer com o dinheiro, e claro, sempre vou ensinar sobre educação financeira para eles igual meus pais fizeram comigo e com meu irmão.

Obrigado pelas dicas. E um excelente casamento para vocês 😊

Link para compartilhar
Share on other sites

Danilo, eu casei em 2012. Os valores mudaram demais (com certeza).
Minha esposa e eu conseguimos manter a nossa festa dentro de nosso planejamento e conseguimos, também, passar a nossa lua de mel viajando pela Europa.

Minha sugestão é que você compre tudo o que for possível no cartão de crédito. Como os valores de todos os produtos e serviços são cavalares, você consegue juntar uma boa quantidade de pontos em um curto período de tempo. No meu caso, eu consegui pagar a metade da estadia em hotéis com os pontos. 

Desejo uma excelente festa e um casamento abençoado.
Valeu!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Marcus Moriya disse:

Danilo, eu casei em 2012. Os valores mudaram demais (com certeza).
Minha esposa e eu conseguimos manter a nossa festa dentro de nosso planejamento e conseguimos, também, passar a nossa lua de mel viajando pela Europa.

Minha sugestão é que você compre tudo o que for possível no cartão de crédito. Como os valores de todos os produtos e serviços são cavalares, você consegue juntar uma boa quantidade de pontos em um curto período de tempo. No meu caso, eu consegui pagar a metade da estadia em hotéis com os pontos. 

Desejo uma excelente festa e um casamento abençoado.
Valeu!

Você diz os fornecedores? Não cheguei nem a perguntar, mas acho que nenhum deles iriam aceitar, ou quando aceita cobra um taxa que acaba que não compensa pagar no cartão. 

Agora sobre as coisas de casa, vou sim, inclusive quero comprar tudo em promoções de pelo menos 5 pontos por real mais os pontos do cartão, no meu caso 2,2 pontos por dólar.

Viagem de lua de mel, por culpa da correria a gente não esta vendo, mas devemos fazer alguma coisa sim, nem que seja alguns meses depois, Europa agora acho que não vai rolar, mas entrei no mundo das milhas para viajar de executiva mais barato.

Valeu, tudo de bom para você e tua esposa também 

Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Você diz os fornecedores? Não cheguei nem a perguntar, mas acho que nenhum deles iriam aceitar, ou quando aceita cobra um taxa que acaba que não compensa pagar no cartão. 

Agora sobre as coisas de casa, vou sim, inclusive quero comprar tudo em promoções de pelo menos 5 pontos por real mais os pontos do cartão, no meu caso 2,2 pontos por dólar.

Viagem de lua de mel, por culpa da correria a gente não esta vendo, mas devemos fazer alguma coisa sim, nem que seja alguns meses depois, Europa agora acho que não vai rolar, mas entrei no mundo das milhas para viajar de executiva mais barato.

Valeu, tudo de bom para você e tua esposa também 

Fala Danilo!

Na época em que eu casei, todos os fornecedores contratados aceitaram o pagamento em cartão de crédito sem cobrança de taxas adicionais. Alguns, inclusive aceitaram o parcelamento em até 6x sem juros. Se ainda for possível, pergunta. Te ajudará demais!

Valeu!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Marcus Moriya disse:

Fala Danilo!

Na época em que eu casei, todos os fornecedores contratados aceitaram o pagamento em cartão de crédito sem cobrança de taxas adicionais. Alguns, inclusive aceitaram o parcelamento em até 6x sem juros. Se ainda for possível, pergunta. Te ajudará demais!

Valeu!

Vou começar a perguntar, o não eu já tenho mesmo! kkkkkk

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...