Alexander Bandeira Lira Postado 20 de Junho Postado 20 de Junho Fala pessoal, tudo certo? Sou Estatístico e trabalho com Ciência e Análise de dados. Tenho pensado mais recentemente sobre bolsa de mestrado fora do Brasil mas nenhuma ideia muito avançada ainda. Alguém por aqui está fazendo pós graduação em outro país e gostaria de compartilhar sobre essa experiência ? Também estou pesquisando como se dá esse tipo de processo de admissão e se for o caso, de conquista de bolsa de estudos. Pensei em Países como Canadá, Portugal, Espanha ou EUA, mas como disse, é tudo muito embrionário. Alguém com experiência nisso?
Heitor Nolla Postado 21 de Julho Postado 21 de Julho Alexander, boa tarde! Meio tarde, mas estive em uma situação similar. No geral, acredito que doutorado no exterior faça muito mais sentido que mestrado. Também pesquisei bastante sobre e acredito que (i) mestrado no Brasil é bem menos criterioso, acaba sendo quase um MBA e (ii) doutorado na Europa/EUA é muito mais tranquilo de conseguir funding do que mestrado. Na prática, principalmente na Europa, doutores às vezes são tratados como empregados. Isto é, tem vinculo formal com a instituição, recebem salário, benefícios... Assim, um ponto importante é que facilita visto e, se por algum motivo, você tiver que sair, não há nenhuma burocracia de devolução de bolsa. O mestrado é mais uma extensão da graduação. No geral, é comum um "bacharel" lá levar 2-3 anos e o mestrado mais 1-2 anos. Assim, um "mestre" nos EUA muitas vezes tem o mesmo tempo de estudo que um bacharel/técnico no Brasil. Eu, recentemente, estive na França e Alemanha apresentando meu trabalho de TCC (Link 1,Link 2) e notei algumas dessas dificuldades. Mesmo tendo um contato direto com universidades, seria muito complicado aplicar para um mestrado. Espero ter ajudado! No geral, não há nenhuma resposta simples. Mas estou "conformado" com a ideia de que o ideal seria construir relações e, no Mestrado, tentar um estágio ou período sanduíche, preparando para um Doutorado fora, ou com período Sanduíche.
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login