Lucas Lordeiro Postado 5 horas atrás Postado 5 horas atrás Galera, queria ouvir opiniões de vocês sobre uma decisão que estou enfrentando. Sou editor de vídeo e tenho três fontes de renda: • Salário fixo de R$3.500 editando vídeos curtos de conteúdo (que honestamente estou odiando fazer, estou nessa a uns 3 anos +-) • Freelas avulsos via produtora (variável, nem sempre tem) • Infoprodutos próprios — para editores de vídeo Os infoprodutos são minha maior fonte de renda. Chegaram a R$14-15k em fevereiro e março, mas caíram pra R$5k em maio — o motivo acredito que eu deixei meio de lado nesses últimos meses, pouquissimos anúncios novos e sem atualização de produto. Surgiu bastante concorrência tambem. Minha vontade é parar com a edição de conteúdo, usar esse tempo pra focar nos freelas, infoprodutos e também começar a criar conteúdo orgânico pra direcionar pessoas pra eles — não depender só de tráfego pago. Um outro projeto também seria evoluir mais minha técnica, me especializar mais, pois sinto que estou meio estagnado e esses trabalhos que eu venho fazendo não estão me levando a nenhum lugar. A questão é que o fixo de R$3.500 me dá uma segurança psicológica grande, ainda mais agora que estou morando sozinho. As perguntas que ficam: — Vocês largariam uma renda fixa mesmo ela sendo menor do que uma renda variável já comprovada? — Como vocês pensariam essa transição? — Alguém já passou por algo parecido? Obrigado pela atenção.
José Olympio Rangel Barreto Postado 5 horas atrás Postado 5 horas atrás 5 minutes ago, Lucas Lordeiro disse: Galera, queria ouvir opiniões de vocês sobre uma decisão que estou enfrentando. Sou editor de vídeo e tenho três fontes de renda: • Salário fixo de R$3.500 editando vídeos curtos de conteúdo (que honestamente estou odiando fazer, estou nessa a uns 3 anos +-) • Freelas avulsos via produtora (variável, nem sempre tem) • Infoprodutos próprios — para editores de vídeo Os infoprodutos são minha maior fonte de renda. Chegaram a R$14-15k em fevereiro e março, mas caíram pra R$5k em maio — o motivo acredito que eu deixei meio de lado nesses últimos meses, pouquissimos anúncios novos e sem atualização de produto. Surgiu bastante concorrência tambem. Minha vontade é parar com a edição de conteúdo, usar esse tempo pra focar nos freelas, infoprodutos e também começar a criar conteúdo orgânico pra direcionar pessoas pra eles — não depender só de tráfego pago. Um outro projeto também seria evoluir mais minha técnica, me especializar mais, pois sinto que estou meio estagnado e esses trabalhos que eu venho fazendo não estão me levando a nenhum lugar. A questão é que o fixo de R$3.500 me dá uma segurança psicológica grande, ainda mais agora que estou morando sozinho. As perguntas que ficam: — Vocês largariam uma renda fixa mesmo ela sendo menor do que uma renda variável já comprovada? — Como vocês pensariam essa transição? — Alguém já passou por algo parecido? Obrigado pela atenção. Lucas, esse é um daqueles dilemas que não têm resposta certa. No fim das contas, cada pessoa sabe onde o calo aperta e qual nível de risco consegue suportar. Se eu estivesse no seu lugar, faria o seguinte: como você já consegue gerar entre R$ 10 mil e R$ 14 mil por mês com a renda variável, eu aproveitaria esse momento para construir uma reserva ainda maior. Tentaria acumular o equivalente a uns dois anos do meu custo de vida em renda fixa, seja em um bom CDB ou até em um ETF de renda fixa. Eu falo isso porque a tranquilidade de ter uma reserva faz muita diferença, principalmente para quem mora sozinho. Ela permite tomar decisões com muito mais segurança. Eu sou empreendedor e gosto de assumir riscos calculados, mas também acredito que não faz sentido dar um salto sem uma rede de proteção. Além disso, edição de vídeo, na minha opinião, é um trabalho muito desgastante. É cheio de detalhes, exige muita paciência e consome bastante tempo. Inclusive, durante muito tempo isso foi um dos motivos que me fizeram adiar a criação do meu canal no YouTube. Então, se fosse comigo, eu seguraria mais um pouco. Continuaria trabalhando, reforçaria essa reserva financeira e, quando ela estivesse pronta, aí sim faria a transição com muito mais tranquilidade. O cenário econômico no Brasil ainda inspira cautela. Abrir mão de uma renda fixa de uma hora para outra pode aumentar muito a pressão. Com planejamento, essa mudança tende a ser muito mais segura. Essa é a forma como eu enxergo essa situação. Forte abraço!
Recommended Posts