Lucas Lordeiro Postado Segunda-feira às 16:15 Postado Segunda-feira às 16:15 Galera, queria ouvir opiniões de vocês sobre uma decisão que estou enfrentando. Sou editor de vídeo e tenho três fontes de renda: • Salário fixo de R$3.500 editando vídeos curtos de conteúdo (que honestamente estou odiando fazer, estou nessa a uns 3 anos +-) • Freelas avulsos via produtora (variável, nem sempre tem) • Infoprodutos próprios — para editores de vídeo Os infoprodutos são minha maior fonte de renda. Chegaram a R$14-15k em fevereiro e março, mas caíram pra R$5k em maio — o motivo acredito que eu deixei meio de lado nesses últimos meses, pouquissimos anúncios novos e sem atualização de produto. Surgiu bastante concorrência tambem. Minha vontade é parar com a edição de conteúdo, usar esse tempo pra focar nos freelas, infoprodutos e também começar a criar conteúdo orgânico pra direcionar pessoas pra eles — não depender só de tráfego pago. Um outro projeto também seria evoluir mais minha técnica, me especializar mais, pois sinto que estou meio estagnado e esses trabalhos que eu venho fazendo não estão me levando a nenhum lugar. A questão é que o fixo de R$3.500 me dá uma segurança psicológica grande, ainda mais agora que estou morando sozinho. As perguntas que ficam: — Vocês largariam uma renda fixa mesmo ela sendo menor do que uma renda variável já comprovada? — Como vocês pensariam essa transição? — Alguém já passou por algo parecido? Obrigado pela atenção.
José Olympio Rangel Barreto Postado Segunda-feira às 16:25 Postado Segunda-feira às 16:25 5 minutes ago, Lucas Lordeiro disse: Galera, queria ouvir opiniões de vocês sobre uma decisão que estou enfrentando. Sou editor de vídeo e tenho três fontes de renda: • Salário fixo de R$3.500 editando vídeos curtos de conteúdo (que honestamente estou odiando fazer, estou nessa a uns 3 anos +-) • Freelas avulsos via produtora (variável, nem sempre tem) • Infoprodutos próprios — para editores de vídeo Os infoprodutos são minha maior fonte de renda. Chegaram a R$14-15k em fevereiro e março, mas caíram pra R$5k em maio — o motivo acredito que eu deixei meio de lado nesses últimos meses, pouquissimos anúncios novos e sem atualização de produto. Surgiu bastante concorrência tambem. Minha vontade é parar com a edição de conteúdo, usar esse tempo pra focar nos freelas, infoprodutos e também começar a criar conteúdo orgânico pra direcionar pessoas pra eles — não depender só de tráfego pago. Um outro projeto também seria evoluir mais minha técnica, me especializar mais, pois sinto que estou meio estagnado e esses trabalhos que eu venho fazendo não estão me levando a nenhum lugar. A questão é que o fixo de R$3.500 me dá uma segurança psicológica grande, ainda mais agora que estou morando sozinho. As perguntas que ficam: — Vocês largariam uma renda fixa mesmo ela sendo menor do que uma renda variável já comprovada? — Como vocês pensariam essa transição? — Alguém já passou por algo parecido? Obrigado pela atenção. Lucas, esse é um daqueles dilemas que não têm resposta certa. No fim das contas, cada pessoa sabe onde o calo aperta e qual nível de risco consegue suportar. Se eu estivesse no seu lugar, faria o seguinte: como você já consegue gerar entre R$ 10 mil e R$ 14 mil por mês com a renda variável, eu aproveitaria esse momento para construir uma reserva ainda maior. Tentaria acumular o equivalente a uns dois anos do meu custo de vida em renda fixa, seja em um bom CDB ou até em um ETF de renda fixa. Eu falo isso porque a tranquilidade de ter uma reserva faz muita diferença, principalmente para quem mora sozinho. Ela permite tomar decisões com muito mais segurança. Eu sou empreendedor e gosto de assumir riscos calculados, mas também acredito que não faz sentido dar um salto sem uma rede de proteção. Além disso, edição de vídeo, na minha opinião, é um trabalho muito desgastante. É cheio de detalhes, exige muita paciência e consome bastante tempo. Inclusive, durante muito tempo isso foi um dos motivos que me fizeram adiar a criação do meu canal no YouTube. Então, se fosse comigo, eu seguraria mais um pouco. Continuaria trabalhando, reforçaria essa reserva financeira e, quando ela estivesse pronta, aí sim faria a transição com muito mais tranquilidade. O cenário econômico no Brasil ainda inspira cautela. Abrir mão de uma renda fixa de uma hora para outra pode aumentar muito a pressão. Com planejamento, essa mudança tende a ser muito mais segura. Essa é a forma como eu enxergo essa situação. Forte abraço! 1 1
Lucas Lordeiro Postado 15 horas atrás Author Postado 15 horas atrás On 29/06/2026 at 13:25, José Olympio Rangel Barreto disse: Lucas, esse é um daqueles dilemas que não têm resposta certa. No fim das contas, cada pessoa sabe onde o calo aperta e qual nível de risco consegue suportar. Se eu estivesse no seu lugar, faria o seguinte: como você já consegue gerar entre R$ 10 mil e R$ 14 mil por mês com a renda variável, eu aproveitaria esse momento para construir uma reserva ainda maior. Tentaria acumular o equivalente a uns dois anos do meu custo de vida em renda fixa, seja em um bom CDB ou até em um ETF de renda fixa. Eu falo isso porque a tranquilidade de ter uma reserva faz muita diferença, principalmente para quem mora sozinho. Ela permite tomar decisões com muito mais segurança. Eu sou empreendedor e gosto de assumir riscos calculados, mas também acredito que não faz sentido dar um salto sem uma rede de proteção. Além disso, edição de vídeo, na minha opinião, é um trabalho muito desgastante. É cheio de detalhes, exige muita paciência e consome bastante tempo. Inclusive, durante muito tempo isso foi um dos motivos que me fizeram adiar a criação do meu canal no YouTube. Então, se fosse comigo, eu seguraria mais um pouco. Continuaria trabalhando, reforçaria essa reserva financeira e, quando ela estivesse pronta, aí sim faria a transição com muito mais tranquilidade. O cenário econômico no Brasil ainda inspira cautela. Abrir mão de uma renda fixa de uma hora para outra pode aumentar muito a pressão. Com planejamento, essa mudança tende a ser muito mais segura. Essa é a forma como eu enxergo essa situação. Forte abraço! Obrigado pela opnião, no caso eu já tenho essa reserva financeira de exatos dois anos kkkk por isso estou pensando muito em fazer esse movimento, mas é claro ainda tenho medo e dó de gastar uma parte desse dinheiro kkkk. Talvez eu segure mais um pouco, vamos ver.
Marcella Soáres Postado 2 horas atrás Postado 2 horas atrás Eu como fotógrafa freelancer, indico, comece a focar nos freelas e 3k serão 2 diárias.
Recommended Posts