Jump to content

Recommended Posts

Postado

Há algum tempo, tenho cultivado uma ideia de negócio que creio ser promissor, uma vez que esta ideia já foi validada por outros empreendedores corajosos e que atende a uma demanda perene da sociedade: a alimentação. Em contraponto a esta minha empolgação, tenho vários 'contras' a considerar, entre eles a necessidade de estar presente na formação da minha filha de quase 4 anos.

Explicando melhor os contras:

Presença paterna - hoje, moro em Natal, mas sou do interior e, antes de mudar para cá devido a minha nomeação para assumir a um cargo público efetivo, convivi com a mãe de minha filha até alguns meses antes de ser nomeado; e, no momento, as únicas formas que consigo estar presente na vida de minha filha é por meio de visitas mensais ou de ligações por celular - o que, ao meu ver, é quase nada, diante da necessidade de que esteja de fato presente, vivendo experiências com minha filha.

Limitações como servidor público estadual - como servidor público estadual, sei que tenho limitações no que se refere à administração de negócios/empresas; sei que não posso ser administrador ou sócio administrador de nenhum CNPJ, o que representa mais um desafio para escolher empreender, pois teria que realizar uma certa 'engenharia social' para conseguir fazer o negócio acontecer estando dentro dele, 'driblando' esta limitação que me é imposta, enquanto servidor público.

Recursos insuficientes para tirar a ideia do papel - conforme mencionei inicialmente, já faz algum tempo que carrego esta ideia comigo e, sinceramente, só não a tornei concreta devido a falta de recursos financeiros, pois sei que o retorno de capital é vantajoso (para minha realidade, com potencial de multiplicar minha renda atual em quase 5x) e praticamente certo. Inclusive, visando superar esse desafio, já andei pesquisando sobre consignados, pelos juros mais baixos, para investir esses recursos na concretização da ideia, mas o Estado do RN tem dívidas de repasses desse tipo de crédito, o que levou a sua suspensão para servidores estaduais. Assim, se eu quiser realmente construir este negócio, num futuro próximo, vou precisar acumular pelo menos o valor de um MVP, para começar, ou de um investidor que tenha interesse e aporte o capital inicialmente necessário para a consecução do plano.

Então, basicamente é este o panorama que tenho diante de mim, onde tenho que por na balança "estar presente na vida de minha filha" e "executar uma ideia muito promissora de negócio". E, muito sinceramente, afirmo que meu desejo é poder fazer bem essas duas coisas, mas sei quanta energia e dedicação são necessários para por o negócio em ação e o quanto de energia e dedicação também exige a educação de um filho. Assim, muito provavelmente, caso opte por foca um dos dois, consequentemente um deles vai sair prejudicado, e não quero que seja minha filha.

O Cenário Ideal

Por fim, acredito que o cenário ideal seria: vender essa ideia para alguém disposto a colocá-la em prática, com a devida viabilidade financeira, e pedir transferência para alguma unidade do interior, para poder estar bem mais próximo e presente da minha filha.

Aceitando sugestões e propostas! 🙂

• Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

DIAS POPULARES

DIAS POPULARES

• Criar novo...