Jump to content

Recommended Posts

Postado

Pessoal, queria pedir uma orientação de carreira.

Trabalho com desenvolvimento de software, mas minha dúvida é mais ampla: é sobre crescimento, posicionamento e como sair de um ciclo que parece se repetir.

Sinto que muitas vezes entro em oportunidades abaixo do que consigo entregar. Aceito cargos mais iniciais ou menos estratégicos porque são os que aparecem, começo a provar valor, ganho confiança do time, assumo mais responsabilidades, recebo bons feedbacks… mas antes de consolidar esse avanço, algo quebra. Parece que sempre dou vários passos para trás para entrar, passo um tempo recuperando terreno, e quando começo a chegar em um ponto melhor, volto para o início.

Um exemplo recente: trabalhei em uma das maiores empresas de dados do mundo, mas em um cargo que parecia abaixo do que eu fazia na prática. Pessoas do próprio time comentavam que meu cargo não condizia com meu nível de experiência, entrega e responsabilidade.

No dia a dia, eu não tentava só executar tarefas. Eu buscava entender o problema, pensar na solução, melhorar qualidade, performance, produto, organização e impacto. Sempre recebi elogios de colegas, lideranças e mentores por aprender rápido, colaborar bem, pensar em soluções e assumir responsabilidade. Mesmo no desligamento recente, não houve feedback negativo de performance. Até depois quando uma das maiores empresas de acessoria pra desenvolvedores falou comigo, o cara abertamente fechou a gravação da empresa e perguntou o que tava acontecendo, que eu poderia estar bem melhor que agora e até ofereceu um desconto como aposta da empresa em mim pra marketing depois, mas tive que recusar justamente por não ter certeza se conseguiria cobrir o valor que ainda precisaria pagar.

Quero e preciso sair desse ciclo. Se não fosse a ajuda da família, a situação realmente seria bem ruim. 

O que me confunde é justamente esse contraste: os feedbacks são bons, a entrega parece reconhecida, mas a carreira não avança na mesma proporção. O salário também ficou muito abaixo do mercado e abaixo do que pessoas próximas, inclusive da área, dizem enxergar como compatível com meu nível de entrega e responsabilidade.

Hoje tento entender se o problema está em currículo, posicionamento, networking, entrevistas, escolha das vagas, portfólio, falta de especialização ou na forma como comunico meu valor. Tento dia e noite melhorar cada um desses pontos pra ver se em algum momento algo muda.

Gosto de resolver problemas complexos, aprender, pensar em soluções inteligentes e gerar impacto real. Dentro da tecnologia, penso em caminhos como back-end, arquitetura, liderança técnica, produto ou gestão. Mas ainda estou tentando conectar essas peças e entender qual direção faz mais sentido.

Para quem já passou por algo parecido: como sair desse ciclo?

• Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

DIAS POPULARES

DIAS POPULARES

• Criar novo...