Jump to content

Recommended Posts

Postado

A reforma tributária já uma realidade e vai impactar muitos negócios no Brasil e o prestador de serviço liberal não vai conseguir fugir dessas mudanças também.

A Receita Federal ta doida para arrecadar cada vez mais...🦁💰

Então como contadora, eu gostaria de te ajudar com alguns conselhos para evitar que você sinta um impacto tão negativo no seu bolso (se é que é possível já que esse governo ta sempre tentando tirar um dindin a mais do nosso bolso).

Primeiro, quem são os profissionais liberais?

Se você presta serviço em qualquer área (médico, psicólogo, pedreiro, terapeuta ocupacional, advogado, pintor, encanador, eletricista, etc...) e não tem CNPJ aberto, você é um profissional liberal. Atualmente você precisa declarar o carnê leão sempre que fatura como pessoa física. É através dessa declaração que a Receita Federal consegue ver o seu faturamento e consegue acompanhar os impostos que você está pagando (você ta declarando tudo certinho por aí?)

Acontece que hoje vez ou outra alguns profissionais não declaram tudo no carnê leão ou muitas vezes não declaram nada 👀

Não te julgo, eu reconheço que a carca tributária no Brasil é um absurdo. Como profissional liberal o imposto de renda pode chegar a 27,5%, e um absurdo demais! Mas não adianta ficar reclamando, certo? Você precisa se preparar.

A reforma tributária criou o CNPJ técnico para os profissionais liberais. Apesar do nome, o CNPJ técnico não é uma empresa. Inclusive eu acredito que para 2027 eles devem mudar esse nome ruim que criaram. O ponto é: o CNPJ técnico ia entrar em vigor agora em julho de 2026 mas foi prorrogado para janeiro de 2027.

Como o CNPJ técnico vai impactar a sua vida?

Essa é mais uma forma de a Receita Federal conseguir acompanhar mais de perto se você está declarando corretamente os valores que você ganha. Se hoje você deixa de declarar alguma coisa, é difícil de ela enxergar isso (não impossível), mas com o CNPJ técnico vai ficar mais fácil.

Ou seja, vai ser difícil você esquecer de declarar algo (se é que me entende).. Então o que eu diria para você fazer nesses próximos 6 meses para se preparar:

1. Monte a sua reserva de emergência

Como um profissional liberal você sabe que tudo depende 100% de você, certo? Se qualquer coisa sair do planejado é impossível não impactar o seu financeiro. Então guarde dinheiro.

2. Você vai ter que declarar 100% do valor ganho

Eu sei que de vez em quando, devido a correria, você esquece de declarar algumas coisas ou nem declara nada (zero julgamentos aqui), mas com a reforma tributária vai ficar mais difícil disso acontecer. Declarando 100% do valor ganho, o imposto vai aumentar e você precisa se preparar porque o imposto na pessoa física é muito alto. Dependendo do valor que você ganha, pode fazer muito mais sentido (financeiramente falando), abrir uma empresa. Então começa a avaliar essas opções.

3. Contabilidade não é custo, é investimento

É comum alguns profissionais acharem que o contador é um mal necessário. Mas na verdade a contabilidade certa pode fazer a diferença no seu negócio. Um erro que a contabilidade comete pode custar muito caro para o seu negócio, o famoso barato que sai caro. Então quando for contratar não busque o mais barato, busque um contador que realmente te escuta, que realmente te ajuda a tomar as melhores decisões para o seu negócio e que te ajuda também a pagar a menor carga tributária de forma legal.

Nisso, o meu escritório pode te ajudar. Se você estiver buscando uma contabilidade parceira, chama o meu time (Confideri Contabilidade) que agendamos um bate papo e eu te ajudo a fazer um bom planejamento e se precisar abrir empresa, que seja de forma organizada.

(11) 91483-4831

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
  • Criar novo...