Jump to content

Modulo 1 - Aula 2 - Passivos x Ativos - alguém considerando a família?


Recommended Posts

Oi pessoal, comecei o curso agora e estou fazendo o levantamento dos meus ativos e passivos. Comecei individualmente, mas quero muito que meu marido entre no jogo e comece a repensar as finanças também (ele vai sair da caverna, há de acontecer!). Fiquei na dúvida se o ideal é fazer separado, ou tentar começar já com a renda familiar. Hoje nossas contas são uma verdadeira bagunça... eu pago umas, ele paga outras... não temos conta corrente conjunta e nem utilizamos o mesmo cartão de crédito, mas temos bens em comum. Alguma sugestão?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

  • Time AUVP (Admin)
Se vocês dividem o orçamento doméstico não tem como, ele precisa entrar no jogo e se as finanças são bagunçadas, isso não é uma opção, converse com ele seriamente. Se apenas um integrante do casal se esforçar, não adianta nada, seria a mesma coisa que entrarmos eu e você em um barco para atravessar um rio e eu remar contra.
Link para compartilhar
Share on other sites

Chama ele pra cozinhar com você, dá um fouet pra ele bater o creme da maionese e você pega um facão pra picar a carne e daí você começa: -Amor, quero conversar com você sobre uma coisa que precisamos organizar... e tal. Explica bem calma.
kkkkkkk Depois nos atualize sobre como seu marido teve uma virada de chave bem espontânea. ;)
___________ Falando sério: Eu acho que uma coisa boa seria colocar tudo no papel. É bom pra ter ideia de tudo e também descobrir onde está saindo pelo ladrão, rsrs.
Link para compartilhar
Share on other sites

Aproveitando o tema do tópico...
Eu vi que na coluna de ativos eu devo colocar um possível valor de venda de automóveis. Isso vale também para outros móveis da casa, como TV, Computador, ou bicicleta, etc? Vale também para uma joia de um clube (que eu também tenho a possibilidade de vender, se eu desejar)?
Link para compartilhar
Share on other sites

Organizar a renda familiar é sempre um desafio é uma fonte infinita de conflitos. Nossa solução, que vem dando muito certo: criamos uma conta corrente da casa e todas as despesas da casa são pagas por essa conta. Essa conta é alimentada com um percentual do salário de cada um, percentual definido mensalmente pelas necessidades dos pagamentos. E o que resta na conta de cada um? Esse cada um gasta como quiser. Existe o meu dinheiro, o seu dinheiro e o nosso dinheiro. Cada um com seu propósito. Nunca mais tivemos problemas com a administração dos recursos da família.
Link para compartilhar
Share on other sites

Christian, acho que algumas coisas sim como jóias, quadros de artistas conceituados, coisas raras. Mas bicicleta, TV, computador, móveis em geral perdem bastante valor e as vezes o valor de venda acaba sendo tão pouco que chega a ser irrelevante (nem sempre), já o carro mesmo sendo um passivo, normalmente possui valor considerável. Não sei te ajudei, mas não usei esses bens na planilha.
Link para compartilhar
Share on other sites

Tem que chamar o cabra sim! Se não, pede pra ele deixar tudo nas suas mãos. Se os dois não remam juntos, é melhor que só um reme do que cada um ir pra um lado.
Mas não seja agressiva ou arrogante (já que vc sabe e ele não), conversa de boa, afinal, casal inteligente enriquece junto.
Link para compartilhar
Share on other sites

Minha sugestão é uma conversa aberta. Dialogo sempre, objetivo e sincero, porque se cada um puxar a corda para um lado oposto ela rompe. Não precisa ir direto falando em separação se ele nem sabe o que está acontecendo porque fica agressivo. Expor sua proposta de forma tranquila e mostrando que você deseja o melhor para vocês. Boa sorte!!!!
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...