Jump to content

Recommended Posts

Postado

Boa tarde, pessoal. Tenho uma dúvida sobre esse mundo de programação e acredito que o pessoal poderá me ajudar.

Para inicio de tudo, tenho 22 anos e acadêmico de Nutrição. Minha carga horária é bem tranquila, semipresencial, de 2 a 3 vezes no dia tenho de estar na faculdade e o restante é online,  da para conciliar com outros estudos de boa.

SOBRE A DÚVIDA:

Sempre tive curiosidade de fazer sites, programar para fazer os famosos SaaS, inclusive acho que isso tem tudo a ver com meu plano de vida futuro com a faculdade que to fazendo (e explicarei o porque).

Acontece que, eu NÃO SEI ABSOLUTAMENTE NADA de programação, não sei o que significa back end, front end, phyton, java, enfim, isso pra mim é quase que linguagem grega.

E AQUI ENTRA O PORQUE ACHO QUE APRENDER ISSO TEM A VER COM MEU PLANO  DE CARREIRA FUTURA:

1) Durante a faculdade, quero ter um site já pronto para colocar meus certificados, mesmo que eu não possa ter clientes, mas que eu possa ter algo meu, como se fosse um lugar falando tudo que sou, tudo que tenho, tudo que busco... praticamente um portfólio com meu currículo e meus certificados.

(ÓBVIO, Quando eu me formasse, eu mudaria todo o site e deixaria ele para captar clientes e exercer a profissão de Nutricionista), mas enquanto não posso por conta do CRN, iria fazer algo apenas para me expor ao mercado de trabalho como estudante.

2) Também queria muito criar um WhatsApp com um agente de IA que ajudasse meus clientes a terem um acesso rápido a algumas dicas de acordo com o que eles perguntarem, um exemplo: um cliente meu quer sair da dieta e ir a num rodízio, ele escreve para o agente do WhatsApp tudo que ele comeu e ela da basicamente todos os macros e micronutrientes e kcal daquilo que o cliente escreveu de forma aproximada..

Enfim, são diversas coisas que penso e quero fazer, porém ainda não tenho essa malicia do mercado, tampouco sei os nomes das coisas.

VOCÊS TERIAM A QUEM INDICAR  para que eu acompanhasse de forma gratuita e entrasse nesse mundo?

e mais, SEMPRE ouvi que essa parte de computação NÃO É PARA QUEM É RUIM EM MATÉMATICA, e eu não sou um exímio conhecedor de exatas, pra ser bem honesto, eu detesto um pouco (apesar de suportar). ISSO É UMA VERDADE OU UM MITO?

pq se for verdade, aqui já deu pra mim...

No mais, fico no aguardo das dicas. Obrigado!

Postado

Eu acho que qualquer curso da Udemy/youtube já te daria uma base prática da coisa e a palavra chave é essa mesmo: prática. Programação por incrível que pareça é muito treino e experiência do que outra coisa. Fundamentos são extremamente importantes, mas se você não pratica, não entra na caixola.

Os cursos em si (não certificados) é mais para você ter uma noção e ir tendo um caminho para ir se guiando enquanto prática. Outra recomendação seria o Roadmap.sh (https://roadmap.sh/) que vai te mostrar todo o caminho por aquilo que você quer seguir, seja por tema, seja por linguagem, dai você só sai pesquisando, pede pra IA te explicar.

Já falando de IA, é bastante importante você entender os fundamentos nessa nova era de IA, por que se você não entender o fluxo, a base do sistema (seja qual for), a IA vai te entregar muita coisa desnecessária ou até ruim. Ela é um excelente carro de corrida, mas se não souber guiar, vai capotar fácil kkkk.

Você tem bastante material no próprio github também, desde a listagem de projetos, materiais de ciência da computação (https://github.com/ossu/computer-science) até "construa o seu próprio alguma coisa" (https://github.com/codecrafters-io/build-your-own-x).

Eu não acho que precisa ser um matemático pra programar, mas ajuda na lógica e destrinchar problemas, por que é basicamente o que a gente faz.

Se precisar tirar mais alguma dúvida ou algo do tipo, pode mandar DM, fico a disposição ai pra ajudar sempre que puder ✌️

• Brabo 1
Postado

Boa tarde! @Bruno Serrate Teixeira Jeronimo Tudo certo? 

1 hora atrás, Bruno Serrate Teixeira Jeronimo disse:

Programação por incrível que pareça é muito treino e experiência do que outra coisa. Fundamentos são extremamente importantes, mas se você não pratica, não entra na caixola.

Sobre isso, dando uma rodada aqui pela comunidade, eu li bastante isso sobre a questão da prática, prática e mais prática. Aparentemente tem que entrar em campo mesmo.

2 horas atrás, Bruno Serrate Teixeira Jeronimo disse:

Outra recomendação seria o Roadmap.sh (https://roadmap.sh/) que vai te mostrar todo o caminho por aquilo que você quer seguir, seja por tema, seja por linguagem, dai você só sai pesquisando, pede pra IA te explicar.

MUITO FODA. Abri aqui por curiosidade e dar uma olhada por cima, é meio que um mapa mental ligando uma coisa a outra. BRABO!

Eu não acho que precisa ser um matemático pra programar, mas ajuda na lógica e destrinchar problemas, por que é basicamente o que a gente faz.

Perfeito, algo que uma pessoa com o mínimo de paciência conseguiria fazer, justo. Achei que poderia ter muitos cálculos ou outras coisas que interferissem o meu aprendizado visto que não é uma área que sou muito bom.

Se precisar tirar mais alguma dúvida ou algo do tipo, pode mandar DM, fico a disposição ai pra ajudar sempre que puder ✌️

MUITÍSSIMO OBRIGADO por isso, meu amigo. Irei te seguir aqui, evidentemente irei levar em consideração essa mensagem. Obrigado por se colocar à disposição caso eu tenha alguma dúvida. Me ajudou muito, viu!? Um abraço.

• Brabo 1
Postado
1 hour ago, Lucas Senos Coutinho disse:

Boa tarde, @João Pedro Amorim Magalhães! Tudo beleza?

Sou formado em Ciência da Computação pela UFRJ e estou terminando o mestrado em IA pelo PESC. Creio que posso te dar algum direcionamento.

Tudo certo, meu amigo. E contigo?

Do RJ, meu conterrâneo, hahaha. E que formação invejável, meu amigo. Parabéns por ter se formado em uma das melhores faculdades que temos no país.

Pelo que você descreveu, a área de TI mais alinhada aos seus objetivos é o desenvolvimento web.

Perfeito, então no meu caso em específico, eu deveria procurar sempre por desenvolvimento web, certo? Até mesmo se eu curtir e decidir que seguirei por isso mesmo e procurar algo mais completo e que seja pago, desenvolvimento web é a chave!?

No seu caso, aprender desenvolvimento web permitiria criar:

Basicamente tudo que eu preciso. Não gostaria de ter isso como principal trabalho em minha vida, mas gostaria de fazer parte do processo de criação, e claro, se tiver oportunidade qualquer dia de fazer trabalhos parecidos para amigos e colegas de trabalho, é uma renda extra que dá para fazer.

Matemática avançada costuma ser mais importante em determinadas áreas, como aprendizado de máquina, computação gráfica, criptografia, estatística e simulações.

Maravilha, como não será algo do meu estudo diretamente, apenas o raciocínio lógico seria o necessário, fora algumas contas básicas. Entendi perfeitamente.

O caminho completo ficaria assim

Lógica de programação → HTML e CSS →Git/GitHub→ JavaScript → React → Node.js → APIs e banco de dados → WhatsApp e inteligência artificial.

Eu escolheria JavaScript como linguagem principal porque você poderia utilizá-la no front-end, no back-end com Node.js e em diversas integrações. Isso evita que você precise aprender várias linguagens diferentes logo no começo.

Porém, mais importante do que assistir a muitos cursos é criar projetos. Depois de cada etapa, faça alguma coisa sozinho, mesmo que fique simples ou imperfeita.

Já pulando pra cá, dei uma olhada e a sua didática de explicar foi excelente e confesso que será um grande pilar nessa minha jornada de aprendizado. Só o fato de você me falar o que devo fazer, passo a passo para que eu não acabe deixando de entender alguma coisa, foi fenomenal e vai fazer grande diferença.

Em resumo de tudo isso, sendo bem simplista mesmo, a prática é o que vai mover o jogo, mesmo que eu erre, mesmo que eu faça sites, programas ou quaisquer coisa meia boca no início, valerá a pena no final por ser uma forma de aprender também, afim de chegar no "final" já sabendo o que não fazer e onde não errar.

Tenho uma grande dúvida também sobre a questão das Inteligências Artificiais que poderão me ajudar nesse meio tempo de aprendizado. Uma que eu to achando muito foda e to tendo contato por agora é o Claude. Você acha que futuramente vale a pena pagar o plano deles? Indicaria alguma outra IA para ajudar durante esse percurso? E mais, como eu poderia usar elas como suporte de ensino? Não seria algo para fazer por mim, se não eu acabo não aprendendo, mas sim, algo que me ajudaria a entender algumas coisas que errei ou outros caminhos que poderei seguir...

No mais, MUITO OBRIGADO por toda essa sua escrita e boa vontade em me ajudar, terá grande valia, viu!? Tmj meu amigo. Te seguindo aqui para acompanhar suas dicas aqui pela comunidade.

• Brabo 1
Postado
1 hour ago, João Pedro Amorim Magalhães disse:

Boa tarde! @Bruno Serrate Teixeira Jeronimo Tudo certo? 

Sobre isso, dando uma rodada aqui pela comunidade, eu li bastante isso sobre a questão da prática, prática e mais prática. Aparentemente tem que entrar em campo mesmo.

MUITO FODA. Abri aqui por curiosidade e dar uma olhada por cima, é meio que um mapa mental ligando uma coisa a outra. BRABO!

Perfeito, algo que uma pessoa com o mínimo de paciência conseguiria fazer, justo. Achei que poderia ter muitos cálculos ou outras coisas que interferissem o meu aprendizado visto que não é uma área que sou muito bom.

MUITÍSSIMO OBRIGADO por isso, meu amigo. Irei te seguir aqui, evidentemente irei levar em consideração essa mensagem. Obrigado por se colocar à disposição caso eu tenha alguma dúvida. Me ajudou muito, viu!? Um abraço.

Tamo junto manin.

E quanto a questão de prática, não precisa esperar nenhum freela ou trampo, só meter marcha mesmo em algo que tu queira fazer e é isso.

E pode chamar sim, tmj ✌️

Postado
On 15/07/2026 at 13:05, João Pedro Amorim Magalhães disse:

Boa tarde, pessoal. Tenho uma dúvida sobre esse mundo de programação e acredito que o pessoal poderá me ajudar.

Para inicio de tudo, tenho 22 anos e acadêmico de Nutrição. Minha carga horária é bem tranquila, semipresencial, de 2 a 3 vezes no dia tenho de estar na faculdade e o restante é online,  da para conciliar com outros estudos de boa.

SOBRE A DÚVIDA:

Sempre tive curiosidade de fazer sites, programar para fazer os famosos SaaS, inclusive acho que isso tem tudo a ver com meu plano de vida futuro com a faculdade que to fazendo (e explicarei o porque).

Acontece que, eu NÃO SEI ABSOLUTAMENTE NADA de programação, não sei o que significa back end, front end, phyton, java, enfim, isso pra mim é quase que linguagem grega.

E AQUI ENTRA O PORQUE ACHO QUE APRENDER ISSO TEM A VER COM MEU PLANO  DE CARREIRA FUTURA:

1) Durante a faculdade, quero ter um site já pronto para colocar meus certificados, mesmo que eu não possa ter clientes, mas que eu possa ter algo meu, como se fosse um lugar falando tudo que sou, tudo que tenho, tudo que busco... praticamente um portfólio com meu currículo e meus certificados.

(ÓBVIO, Quando eu me formasse, eu mudaria todo o site e deixaria ele para captar clientes e exercer a profissão de Nutricionista), mas enquanto não posso por conta do CRN, iria fazer algo apenas para me expor ao mercado de trabalho como estudante.

2) Também queria muito criar um WhatsApp com um agente de IA que ajudasse meus clientes a terem um acesso rápido a algumas dicas de acordo com o que eles perguntarem, um exemplo: um cliente meu quer sair da dieta e ir a num rodízio, ele escreve para o agente do WhatsApp tudo que ele comeu e ela da basicamente todos os macros e micronutrientes e kcal daquilo que o cliente escreveu de forma aproximada..

Enfim, são diversas coisas que penso e quero fazer, porém ainda não tenho essa malicia do mercado, tampouco sei os nomes das coisas.

VOCÊS TERIAM A QUEM INDICAR  para que eu acompanhasse de forma gratuita e entrasse nesse mundo?

e mais, SEMPRE ouvi que essa parte de computação NÃO É PARA QUEM É RUIM EM MATÉMATICA, e eu não sou um exímio conhecedor de exatas, pra ser bem honesto, eu detesto um pouco (apesar de suportar). ISSO É UMA VERDADE OU UM MITO?

pq se for verdade, aqui já deu pra mim...

No mais, fico no aguardo das dicas. Obrigado!

Olá, João.

Você começa de uma posição bem melhor do que imagina, porque já tem o que falta pra muita gente no início da carreira de programação: problemas concretos pra resolver.

Mas preciso fazer um alerta. Cuidado para não transformar "aprender a programar" no seu objetivo final.

Seu objetivo não deveria ser dominar Python, JavaScript, frontend ou backend por dominar. Essas coisas são ferramentas. O que eu entendi é que você quer construir a sua presença profissional e, mais adiante, resolver problemas reais de nutricionistas e pacientes.

Para colocar no ar um site com o seu currículo, os seus certificados, a sua formação, os seus projetos e tudo o mais você não precisa esperar aprender a programar. Dá para começar com WordPress, Framer, Wix ou outra ferramenta visual. Até mesmo o Lovable, que já vai te dar grandes poderes, com os quais virão grandes responsabilidades.

Escolha uma plataforma e publique a primeira versão e aprenda, no processo, sobre domínio, hospedagem, conteúdo e posicionamento profissional.

Depois, se quiser entender melhor como tudo funciona por dentro, você estuda HTML, CSS e JavaScript e vai reconstruindo partes do site. Só não gaste meses ou anos estudando para só então publicar algo que poderia estar pronto em dias.

O código serve ao projeto, e não o inverso. Senão, estudar vira uma desculpa sem fim pra não fazer. Acredite, é mais comum do que parece.

A ideia do agente de WhatsApp também é viável, mas é bem mais complexa do que se imagina. Não seria só "colocar uma IA no WhatsApp". Além de toda a instrumentação, que hoje em dia já está embutida em várias plataformas prontas (e caras), o sistema teria que interpretar alimentos, quantidades e preparações, consultar bases nutricionais, lidar com informação incompleta, calcular valores aproximados, proteger os dados dos usuários e reconhecer quando não tem informação suficiente para responder.

"Comi dois pedaços de pizza", por exemplo, não diz o tamanho, a massa, o recheio, os ingredientes nem a quantidade de cada item. O sistema até pode apresentar uma estimativa, mas teria que comunicar a margem de incerteza com muita clareza, pra não correr o risco de ter um palpite sendo interpretado como se fosse uma informação precisa.

Tem ainda um cuidado profissional que você não pode ignorar. Você pode estudar, programar e criar protótipos durante a faculdade, mas precisa ter atenção ao que disponibiliza ao público como orientação nutricional individualizada.

Você já deve saber que o CFN considera a prescrição dietética e o plano alimentar atividades privativas do nutricionista. Mesmo a telenutrição é regulamentada como prestação de serviços de alimentação e nutrição por meio de tecnologias, mas sempre feita por nutricionista habilitado. Repare no texto: feita por nutricionista. Antes de usar um agente com pacientes ou oferecer recomendações personalizadas, você vai precisar verificar os limites profissionais e as exigências do CFN e do seu CRN.

E mesmo depois de formado, a IA não vai poder funcionar como um "nutricionista automático". Pelo menos por enquanto. Não por conta da tecnologia, mas da burocracia. Eu sugeriria tratá-la como uma ferramenta sob a sua supervisão para: coletar informação, organizar registros, consultar dados, produzir estimativas, lembrar tarefas e facilitar a comunicação. Mas a decisão profissional e a orientação individualizada continuariam sendo suas.

A ordem que eu seguiria começa por colocar o site no ar com uma ferramenta visual, depois aprender lógica de programação e os conceitos básicos, em seguida HTML, CSS e JavaScript, então pequenas ferramentas ligadas à nutrição e só então entrar no tortuoso mundo do backend, banco de dados e APIs. Daí você poderia elaborar um protótipo simples de consulta de alimentos para então incluir a integração com WhatsApp e agentes de IA.

Várias plataformas de IA podem acelerar isso pra você, mas eu não entraria cegamente nisso. Acredito que a única forma realmente segura de pular algumas etapas e tentar antecipar alguns resultados é se você tiver alguém da área com você. Um amigo, sócio, enfim, um parceiro de negócios.

Existem várias ideias mais simples que você pode construir como protótipos pra validar seu aprendizado. Você pode fazer uma calculadora de necessidades energéticas, uma consulta a uma tabela de composição de alimentos, um diário alimentar ou um sistema simples para organizar refeições. São projetos pequenos, mas que ensinam quase todos os fundamentos necessários para chegar ao agente que você imaginou.

Como referências gratuitas, você encontra muita coisa no YouTube. Praticamente tudo que você precisa já está lá. Mas como é bem difícil fazer a curadoria disso, eu sugeriria cursos como freeCodeCamp e outros similares. Se eu puder deixar um último conselho sobre isso, eu tomaria cuidado pra não caiar na armadilha de assistir a dezenas de vídeos ou cursos sem construir nada. Escolha uma trilha e faça um projeto pequeno em paralelo. Aprendeu alguma coisa, vai pro código.

Seu maior diferencial ao competir com programadores profissionais vai ser entender de nutrição bem o suficiente para enxergar problemas que muitos programadores não veem. E entender de tecnologia bem o suficiente para construir, prototipar ou liderar a criação das soluções.

Então, ao invés de partir para o que todo estudante de TI pensa, que é "quero aprender a programar para um dia descobrir o que fazer com isso", adote o "Quero resolver este problema. Qual é a menor quantidade de tecnologia que preciso aprender para construir a primeira versão da solução?".

Isso vai te poupar anos de estudo sem direção e te permitir colher frutos muito antes dos seus concorrentes.

Espero ter ajudado.

• Brabo 1
Postado

Suavidade na nave meu mano @João Pedro Amorim Magalhães.

Tranquilo como esquilo e de boa na lagoa, kkkkkkkkk

On 15/07/2026 at 15:49, João Pedro Amorim Magalhães disse:

Perfeito, então no meu caso em específico, eu deveria procurar sempre por desenvolvimento web, certo? Até mesmo se eu curtir e decidir que seguirei por isso mesmo e procurar algo mais completo e que seja pago, desenvolvimento web é a chave!?

Então... Essa é a área de trabalho que mais se encaixa no que você pretende fazer. O interessante, porém, é que tudo na computação é bastante interligado. Ao longo da sua jornada, você terá contato com outras áreas que também podem chamar a sua atenção. A partir daí, poderá direcionar seus estudos para aquilo que mais despertar o seu interesse.

Basicamente tudo que eu preciso. Não gostaria de ter isso como principal trabalho em minha vida, mas gostaria de fazer parte do processo de criação, e claro, se tiver oportunidade qualquer dia de fazer trabalhos parecidos para amigos e colegas de trabalho, é uma renda extra que dá para fazer.

Pensando nessa alternativa de um segundo trabalho ou de uma renda extra, essa é uma das áreas com um nível de entrada mais acessível, principalmente por causa da grande quantidade de ferramentas e frameworks desenvolvidos para facilitar o trabalho. Ainda assim, não pense que será moleza.

Tenho uma grande dúvida também sobre a questão das Inteligências Artificiais que poderão me ajudar nesse meio tempo de aprendizado. Uma que eu to achando muito foda e to tendo contato por agora é o Claude. Você acha que futuramente vale a pena pagar o plano deles? Indicaria alguma outra IA para ajudar durante esse percurso? E mais, como eu poderia usar elas como suporte de ensino? Não seria algo para fazer por mim, se não eu acabo não aprendendo, mas sim, algo que me ajudaria a entender algumas coisas que errei ou outros caminhos que poderei seguir...

A inteligência artificial também pode ser muito interessante para os estudos e, para mim, esse é o seu principal benefício. Gosto de pensar nela como uma espécie de professor particular disponível 24 horas por dia. Quando não entendo algum conteúdo, envio para ela e peço que me explique. Caso ainda não fique claro, posso pedir: “Explique com outras palavras”, “Dê um exemplo prático”, “O que aconteceria nessa situação?” ou “E se eu mudasse isso?”.

Meu aprendizado decolou quando comecei a usar a IA dessa forma, como uma ferramenta para explicar conteúdos e tirar dúvidas. Entretanto, existe uma armadilha nisso: se você começar a pedir que ela faça todo o código por você, corrija os erros e entregue tudo pronto para que você apenas copie e cole, provavelmente não aprenderá quase nada.

Para quem já domina a área, a IA pode ser uma ótima ferramenta para acelerar o trabalho. Para quem ainda está aprendendo, porém, o uso excessivo pode prejudicar bastante o desenvolvimento da autonomia e até atrasar o aprendizado.

Quanto à escolha da inteligência artificial, isso não importa tanto neste momento. Pode ser o Gemini, o ChatGPT, o Claude ou qualquer outra ferramenta semelhante. Usando da maneira que recomendei — para explicar conceitos, responder dúvidas, apresentar exemplos e ajudar você a raciocinar —, todas elas serão muito boas.

Agora, quando falamos de programação em um nível mais avançado, envolvendo sistemas integrados, produtos conectados a várias APIs, grandes bancos de dados, muitos usuários, servidores, criptografia e autenticação, a situação muda um pouco. Obviamente, é possível desenvolver tudo isso sozinho, mas, nesses projetos mais complexos, tenho percebido que o Claude é bastante utilizado no mercado como ferramenta de apoio à programação.

De qualquer forma, reforço que isso não é algo com que você precise se preocupar agora. Para o seu momento de aprendizado, os planos básicos ou intermediários do ChatGPT ou do Gemini já devem atender facilmente às suas necessidades — e, provavelmente, até oferecer mais recursos do que você realmente precisará no início.

No mais, MUITO OBRIGADO por toda essa sua escrita e boa vontade em me ajudar, terá grande valia, viu!? Tmj meu amigo. Te seguindo aqui para acompanhar suas dicas aqui pela comunidade.

Tamo junto irmão! No que precisar pode contar comigo!

Grande abraço!

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...