João Pedro Amorim Magalhães Postado 4 horas atrás Postado 4 horas atrás Boa tarde, pessoal. Tenho uma dúvida sobre esse mundo de programação e acredito que o pessoal poderá me ajudar. Para inicio de tudo, tenho 22 anos e acadêmico de Nutrição. Minha carga horária é bem tranquila, semipresencial, de 2 a 3 vezes no dia tenho de estar na faculdade e o restante é online, da para conciliar com outros estudos de boa. SOBRE A DÚVIDA: Sempre tive curiosidade de fazer sites, programar para fazer os famosos SaaS, inclusive acho que isso tem tudo a ver com meu plano de vida futuro com a faculdade que to fazendo (e explicarei o porque). Acontece que, eu NÃO SEI ABSOLUTAMENTE NADA de programação, não sei o que significa back end, front end, phyton, java, enfim, isso pra mim é quase que linguagem grega. E AQUI ENTRA O PORQUE ACHO QUE APRENDER ISSO TEM A VER COM MEU PLANO DE CARREIRA FUTURA: 1) Durante a faculdade, quero ter um site já pronto para colocar meus certificados, mesmo que eu não possa ter clientes, mas que eu possa ter algo meu, como se fosse um lugar falando tudo que sou, tudo que tenho, tudo que busco... praticamente um portfólio com meu currículo e meus certificados. (ÓBVIO, Quando eu me formasse, eu mudaria todo o site e deixaria ele para captar clientes e exercer a profissão de Nutricionista), mas enquanto não posso por conta do CRN, iria fazer algo apenas para me expor ao mercado de trabalho como estudante. 2) Também queria muito criar um WhatsApp com um agente de IA que ajudasse meus clientes a terem um acesso rápido a algumas dicas de acordo com o que eles perguntarem, um exemplo: um cliente meu quer sair da dieta e ir a num rodízio, ele escreve para o agente do WhatsApp tudo que ele comeu e ela da basicamente todos os macros e micronutrientes e kcal daquilo que o cliente escreveu de forma aproximada.. Enfim, são diversas coisas que penso e quero fazer, porém ainda não tenho essa malicia do mercado, tampouco sei os nomes das coisas. VOCÊS TERIAM A QUEM INDICAR para que eu acompanhasse de forma gratuita e entrasse nesse mundo? e mais, SEMPRE ouvi que essa parte de computação NÃO É PARA QUEM É RUIM EM MATÉMATICA, e eu não sou um exímio conhecedor de exatas, pra ser bem honesto, eu detesto um pouco (apesar de suportar). ISSO É UMA VERDADE OU UM MITO? pq se for verdade, aqui já deu pra mim... No mais, fico no aguardo das dicas. Obrigado!
Bruno Serrate Teixeira Jeronimo Postado 3 horas atrás Postado 3 horas atrás Eu acho que qualquer curso da Udemy/youtube já te daria uma base prática da coisa e a palavra chave é essa mesmo: prática. Programação por incrível que pareça é muito treino e experiência do que outra coisa. Fundamentos são extremamente importantes, mas se você não pratica, não entra na caixola. Os cursos em si (não certificados) é mais para você ter uma noção e ir tendo um caminho para ir se guiando enquanto prática. Outra recomendação seria o Roadmap.sh (https://roadmap.sh/) que vai te mostrar todo o caminho por aquilo que você quer seguir, seja por tema, seja por linguagem, dai você só sai pesquisando, pede pra IA te explicar. Já falando de IA, é bastante importante você entender os fundamentos nessa nova era de IA, por que se você não entender o fluxo, a base do sistema (seja qual for), a IA vai te entregar muita coisa desnecessária ou até ruim. Ela é um excelente carro de corrida, mas se não souber guiar, vai capotar fácil kkkk. Você tem bastante material no próprio github também, desde a listagem de projetos, materiais de ciência da computação (https://github.com/ossu/computer-science) até "construa o seu próprio alguma coisa" (https://github.com/codecrafters-io/build-your-own-x). Eu não acho que precisa ser um matemático pra programar, mas ajuda na lógica e destrinchar problemas, por que é basicamente o que a gente faz. Se precisar tirar mais alguma dúvida ou algo do tipo, pode mandar DM, fico a disposição ai pra ajudar sempre que puder ✌️ 1
Lucas Senos Coutinho Postado 2 horas atrás Postado 2 horas atrás Boa tarde, @João Pedro Amorim Magalhães! Tudo beleza? Sou formado em Ciência da Computação pela UFRJ e estou terminando o mestrado em IA pelo PESC. Creio que posso te dar algum direcionamento. Pelo que você descreveu, a área de TI mais alinhada aos seus objetivos é o desenvolvimento web. O caminho mais lógico seria começar pelo front-end, aprender posteriormente o back-end e, com o tempo, tornar-se um desenvolvedor full stack. Explicando de maneira simples: Front-end é a parte visual do site: textos, imagens, cores, menus, botões e formulários. Back-end é o que funciona por trás: cadastro de usuários, login, banco de dados, pagamentos, cálculos e regras do sistema. Full stack é quem consegue trabalhar com as duas partes. No seu caso, aprender desenvolvimento web permitiria criar: seu site e portfólio profissional; sistemas para, por exemplo, nutricionistas; ferramentas de acompanhamento; calculadoras e organizadores; futuramente, um SaaS; integrações com WhatsApp e inteligência artificial. Sobre precisar ser bom em matemática Para desenvolvimento web, você não precisa ser excelente em matemática. Você precisará principalmente de raciocínio lógico, prática, paciência para encontrar erros e capacidade de dividir um problema grande em problemas menores. Naturalmente, você usará alguns cálculos no desenvolvimento dos seus projetos, ainda mais por serem relacionados à Nutrição. Porém, não precisa dominar cálculo avançado, álgebra complexa ou outras áreas mais pesadas da matemática para criar sites e sistemas. Matemática avançada costuma ser mais importante em determinadas áreas, como aprendizado de máquina, computação gráfica, criptografia, estatística e simulações. Início da trilha de estudos Eu seguiria esta ordem:: 1. Lógica de programação Nesse primeiro momento, você aprenderá variáveis, condições, repetições, operadores, funções e como transformar um problema em uma sequência de instruções. É uma playlist criada especificamente para quem está começando do absoluto zero. É um pouco antigo mas esse eu sei que é de qualidade. 2. Desenvolvimento front-end com HTML e CSS Depois, continue pelos demais módulos do curso no canal. O HTML será responsável pela estrutura e pelo conteúdo da página. O CSS será usado para definir cores, fontes, tamanhos, posicionamento e aparência. O curso possui exercícios, desafios e material de apoio e foi organizado para pessoas sem experiência anterior. Ao terminar essa etapa, eu já tentaria criar a primeira versão do seu portfólio, mesmo que ela seja simples. Você poderia incluir sua apresentação, sua formação, seus certificados, seus interesses e uma forma de contato. Não espere aprender tudo para começar um projeto. O projeto também faz parte do aprendizado. 3. Git e GitHub Curso: Curso gratuito de Git e GitHub — Tiago Matos Depois de aprender HTML e CSS, eu estudaria Git e GitHub. O Git é uma ferramenta de controle de versão, utilizada para registrar as alterações feitas nos arquivos de um projeto ao longo do tempo. Com ele, você poderá acompanhar a evolução do seu código, comparar modificações e recuperar versões anteriores caso alguma coisa dê errado. O GitHub é uma plataforma na qual você poderá armazenar seus projetos, compartilhar seu código e começar a construir seu portfólio como desenvolvedor. Conceitos como repositórios, commits e branches farão parte da sua rotina durante os próximos projetos da trilha. A partir dessa etapa, eu recomendaria que você utilizasse Git e GitHub em todos os projetos seguintes, inclusive durante os estudos de JavaScript, React e Node.js. Além de proteger e organizar o seu trabalho, isso fará com que você construa gradualmente um histórico público dos projetos desenvolvidos durante seu aprendizado. 4. Programação com JavaScript O JavaScript fará o site deixar de ser apenas uma página estática. Com ele, você poderá criar botões funcionais, validação de formulários, cálculos, interações e atualizações de conteúdo. Escolhi essa linguagem porque ela pode ser utilizada tanto no navegador quanto, posteriormente, no back-end com Node.js. A playlist é voltada para iniciantes e aborda os fundamentos necessários antes de avançar para outras tecnologias. Aqui você poderia criar projetos pequenos, como um catálogo de alimentos, um formulário, um organizador de receitas ou uma ferramenta educacional de consulta nutricional. 5. Front-end moderno com React Curso: Curso de React para Completos Iniciantes — Felipe Rocha Só começaria React depois de entender razoavelmente HTML, CSS e JavaScript. React é uma biblioteca para criar interfaces divididas em componentes reutilizáveis, sendo útil para aplicações maiores e sistemas que possuem várias telas e informações que mudam constantemente. A própria documentação oficial recomenda conhecer JavaScript e apresenta componentes, eventos, estados, listas e compartilhamento de dados como conceitos centrais. O curso indicado possui centenas de milhares de visualizações e pertence a um canal focado em desenvolvimento web com React e Node.js. 6. Back-end com Node.js, APIs e banco de dados Depois de aprender JavaScript, você poderá utilizar Node.js para executar JavaScript fora do navegador e criar a parte interna do sistema. É aqui que você começará a entender servidor, rotas, requisições, APIs, autenticação e acesso ao banco de dados. A documentação oficial do Node.js também apresenta conteúdos sobre servidores HTTP, arquivos, programação assíncrona e aplicações web. O curso indicado já ultrapassou 150 mil visualizações e registrava aproximadamente 7.900 curtidas nos dados encontrados na pesquisa. Depois dele, recomendo este projeto complementar: Uma API é justamente o que permitirá que o seu site, um aplicativo, o WhatsApp e um serviço de inteligência artificial troquem informações entre si. Esse projeto apresenta a criação do servidor, rotas e integração com banco de dados. 7. Integração com WhatsApp e inteligência artificial Eu deixaria essa etapa para o final, depois de você compreender JavaScript, back-end, banco de dados e APIs. O vídeo apresenta um agente utilizando automação e a API oficial da Meta. A plataforma oficial do WhatsApp permite enviar e receber mensagens programaticamente e utiliza webhooks para entregar as mensagens recebidas ao seu sistema. Nesse ponto, você já entenderá que o agente não é apenas “uma inteligência artificial dentro do WhatsApp”. Na prática, haverá várias partes conectadas: o usuário envia a mensagem pelo WhatsApp; a API do WhatsApp envia a mensagem ao seu back-end; o sistema interpreta o pedido; consulta uma base de alimentos e nutrientes; realiza os cálculos necessários; pode utilizar uma API de inteligência artificial para interpretar ou organizar o texto; envia a resposta novamente pelo WhatsApp. O caminho completo ficaria assim Lógica de programação → HTML e CSS →Git/GitHub→ JavaScript → React → Node.js → APIs e banco de dados → WhatsApp e inteligência artificial. Eu escolheria JavaScript como linguagem principal porque você poderia utilizá-la no front-end, no back-end com Node.js e em diversas integrações. Isso evita que você precise aprender várias linguagens diferentes logo no começo. Porém, mais importante do que assistir a muitos cursos é criar projetos. Depois de cada etapa, faça alguma coisa sozinho, mesmo que fique simples ou imperfeita. Documentações confiáveis para consultar durante os estudos Trilha de desenvolvimento web da MDN Documentação oficial do React Documentação oficial do Node.js Documentação oficial da API do WhatsApp Espero que ajude! Grande abraço! 1
João Pedro Amorim Magalhães Postado 1 hora atrás Author Postado 1 hora atrás Boa tarde! @Bruno Serrate Teixeira Jeronimo Tudo certo? 1 hora atrás, Bruno Serrate Teixeira Jeronimo disse: Programação por incrível que pareça é muito treino e experiência do que outra coisa. Fundamentos são extremamente importantes, mas se você não pratica, não entra na caixola. Sobre isso, dando uma rodada aqui pela comunidade, eu li bastante isso sobre a questão da prática, prática e mais prática. Aparentemente tem que entrar em campo mesmo. 2 horas atrás, Bruno Serrate Teixeira Jeronimo disse: Outra recomendação seria o Roadmap.sh (https://roadmap.sh/) que vai te mostrar todo o caminho por aquilo que você quer seguir, seja por tema, seja por linguagem, dai você só sai pesquisando, pede pra IA te explicar. MUITO FODA. Abri aqui por curiosidade e dar uma olhada por cima, é meio que um mapa mental ligando uma coisa a outra. BRABO! 2 horas atrás, Bruno Serrate Teixeira Jeronimo disse: Eu não acho que precisa ser um matemático pra programar, mas ajuda na lógica e destrinchar problemas, por que é basicamente o que a gente faz. Perfeito, algo que uma pessoa com o mínimo de paciência conseguiria fazer, justo. Achei que poderia ter muitos cálculos ou outras coisas que interferissem o meu aprendizado visto que não é uma área que sou muito bom. 2 horas atrás, Bruno Serrate Teixeira Jeronimo disse: Se precisar tirar mais alguma dúvida ou algo do tipo, pode mandar DM, fico a disposição ai pra ajudar sempre que puder ✌️ MUITÍSSIMO OBRIGADO por isso, meu amigo. Irei te seguir aqui, evidentemente irei levar em consideração essa mensagem. Obrigado por se colocar à disposição caso eu tenha alguma dúvida. Me ajudou muito, viu!? Um abraço. 1
João Pedro Amorim Magalhães Postado 1 hora atrás Author Postado 1 hora atrás 1 hour ago, Lucas Senos Coutinho disse: Boa tarde, @João Pedro Amorim Magalhães! Tudo beleza? Sou formado em Ciência da Computação pela UFRJ e estou terminando o mestrado em IA pelo PESC. Creio que posso te dar algum direcionamento. Tudo certo, meu amigo. E contigo? Do RJ, meu conterrâneo, hahaha. E que formação invejável, meu amigo. Parabéns por ter se formado em uma das melhores faculdades que temos no país. 1 hour ago, Lucas Senos Coutinho disse: Pelo que você descreveu, a área de TI mais alinhada aos seus objetivos é o desenvolvimento web. Perfeito, então no meu caso em específico, eu deveria procurar sempre por desenvolvimento web, certo? Até mesmo se eu curtir e decidir que seguirei por isso mesmo e procurar algo mais completo e que seja pago, desenvolvimento web é a chave!? 1 hour ago, Lucas Senos Coutinho disse: No seu caso, aprender desenvolvimento web permitiria criar: Basicamente tudo que eu preciso. Não gostaria de ter isso como principal trabalho em minha vida, mas gostaria de fazer parte do processo de criação, e claro, se tiver oportunidade qualquer dia de fazer trabalhos parecidos para amigos e colegas de trabalho, é uma renda extra que dá para fazer. 1 hour ago, Lucas Senos Coutinho disse: Matemática avançada costuma ser mais importante em determinadas áreas, como aprendizado de máquina, computação gráfica, criptografia, estatística e simulações. Maravilha, como não será algo do meu estudo diretamente, apenas o raciocínio lógico seria o necessário, fora algumas contas básicas. Entendi perfeitamente. 1 hour ago, Lucas Senos Coutinho disse: O caminho completo ficaria assim Lógica de programação → HTML e CSS →Git/GitHub→ JavaScript → React → Node.js → APIs e banco de dados → WhatsApp e inteligência artificial. Eu escolheria JavaScript como linguagem principal porque você poderia utilizá-la no front-end, no back-end com Node.js e em diversas integrações. Isso evita que você precise aprender várias linguagens diferentes logo no começo. Porém, mais importante do que assistir a muitos cursos é criar projetos. Depois de cada etapa, faça alguma coisa sozinho, mesmo que fique simples ou imperfeita. Já pulando pra cá, dei uma olhada e a sua didática de explicar foi excelente e confesso que será um grande pilar nessa minha jornada de aprendizado. Só o fato de você me falar o que devo fazer, passo a passo para que eu não acabe deixando de entender alguma coisa, foi fenomenal e vai fazer grande diferença. Em resumo de tudo isso, sendo bem simplista mesmo, a prática é o que vai mover o jogo, mesmo que eu erre, mesmo que eu faça sites, programas ou quaisquer coisa meia boca no início, valerá a pena no final por ser uma forma de aprender também, afim de chegar no "final" já sabendo o que não fazer e onde não errar. Tenho uma grande dúvida também sobre a questão das Inteligências Artificiais que poderão me ajudar nesse meio tempo de aprendizado. Uma que eu to achando muito foda e to tendo contato por agora é o Claude. Você acha que futuramente vale a pena pagar o plano deles? Indicaria alguma outra IA para ajudar durante esse percurso? E mais, como eu poderia usar elas como suporte de ensino? Não seria algo para fazer por mim, se não eu acabo não aprendendo, mas sim, algo que me ajudaria a entender algumas coisas que errei ou outros caminhos que poderei seguir... No mais, MUITO OBRIGADO por toda essa sua escrita e boa vontade em me ajudar, terá grande valia, viu!? Tmj meu amigo. Te seguindo aqui para acompanhar suas dicas aqui pela comunidade.
Bruno Serrate Teixeira Jeronimo Postado 13 minutos atrás Postado 13 minutos atrás 1 hour ago, João Pedro Amorim Magalhães disse: Boa tarde! @Bruno Serrate Teixeira Jeronimo Tudo certo? Sobre isso, dando uma rodada aqui pela comunidade, eu li bastante isso sobre a questão da prática, prática e mais prática. Aparentemente tem que entrar em campo mesmo. MUITO FODA. Abri aqui por curiosidade e dar uma olhada por cima, é meio que um mapa mental ligando uma coisa a outra. BRABO! Perfeito, algo que uma pessoa com o mínimo de paciência conseguiria fazer, justo. Achei que poderia ter muitos cálculos ou outras coisas que interferissem o meu aprendizado visto que não é uma área que sou muito bom. MUITÍSSIMO OBRIGADO por isso, meu amigo. Irei te seguir aqui, evidentemente irei levar em consideração essa mensagem. Obrigado por se colocar à disposição caso eu tenha alguma dúvida. Me ajudou muito, viu!? Um abraço. Tamo junto manin. E quanto a questão de prática, não precisa esperar nenhum freela ou trampo, só meter marcha mesmo em algo que tu queira fazer e é isso. E pode chamar sim, tmj ✌️
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
You need to be a member in order to leave a comment
Crie sua conta
Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.
Matricule-se na AUVPSign in
Already have an account? Sign in here.
Login