Anônimo Postado Sexta-feira às 14:39 Postado Sexta-feira às 14:39 Marujos. Sou Dev, me formo em Engenharia da Computação em agosto e, recentemente, fui desligado de uma parceria de trabalho muito conturbada. Projetos e demandas confusas, pagamentos em atraso, mudanças na dinâmica dos projetos o tempo todo e cobranças para "se esforçar mais" quando fui chamado pra ser "sócio". Isso me esgotou, eu precisava de foco nessa última etapa da minha graduação e o meu parceiro sentiu que não era viável a parceria (curiosamente quando a receita aumentaria, mas nas vacas magras eu estava lá...) Mas não é isso que me traz aqui. Antes da parceria se encerrar, eu consegui um cliente grande para nós, e agora eles querem iniciar o projeto e eu me sinto acuado pra iniciar, pois antes havia alguém que minimamente dava suporte para essas coisas. O prazo é grande e é totalmente possível entregar o projeto, mas estou com medo de pegar e falhar. Cheguei a um orçamento com o cliente, em que será possível que ele pague e que o projeto saia do papel, mas fico com medo de "criar uma dívida" com isso. Sei lá, acho que ouvir reclamações de clientes e participar de uma parceria que não foi saudável me deixou meio arisco (tal do coverde é osso em). Conversei com um amigo; ele me falou que, se eu não pegar, provavelmente outra pessoa menos capacitada vai pegar pra fazer. Mas eu fico com medo justamente de entrar no enrolo das finanças que sei que é possível acontecer. Então, tô estudando um pouco mais pra poder encarar essa, mas quero algumas dicas e/ou opiniões de como me nortear nesse projeto. É um desafio, mas também uma grande oportunidade; não quero deixar isso passar e ficar acuado o resto da vida. Perdoem o desabafo, mas é isso. Agradeço a atenção.
Daniela Poletto Postado Sexta-feira às 19:54 Postado Sexta-feira às 19:54 Olha, entendo que você esteja meio traumatizado com essa experiência (sei como é, tambem sou dev), mas não quer dizer que agora vai ser igual. Você mesmo disse que o prazo é grande e que é possível entregar. Então porque não tentar? Outra coisa que pode ajudar é usar alguma IA, como o claude code, pra gerar código e você revisar. Isso vai acelerar o processo e te deixar mais tranquilo.
Bruno Serrate Teixeira Jeronimo Postado Sexta-feira às 21:33 Postado Sexta-feira às 21:33 Acho que o ponto chave ai é "se você não fizer, alguém vai fazer" então, só ir pras cabeças. Melhor tentar e falhar do que nunca fazer e se arrepender eternamente. Acho que tem que ser pragmático mesmo e se ta tudo dentro do escopo do possível, com margem ali de gordura, tem que agarrar a oportunidade mesmo
Raianny Balzarini Postado Sábado às 12:53 Postado Sábado às 12:53 22 horas atrás, Convidado Anônimo disse: Marujos. Sou Dev, me formo em Engenharia da Computação em agosto e, recentemente, fui desligado de uma parceria de trabalho muito conturbada. Projetos e demandas confusas, pagamentos em atraso, mudanças na dinâmica dos projetos o tempo todo e cobranças para "se esforçar mais" quando fui chamado pra ser "sócio". Isso me esgotou, eu precisava de foco nessa última etapa da minha graduação e o meu parceiro sentiu que não era viável a parceria (curiosamente quando a receita aumentaria, mas nas vacas magras eu estava lá...) Mas não é isso que me traz aqui. Antes da parceria se encerrar, eu consegui um cliente grande para nós, e agora eles querem iniciar o projeto e eu me sinto acuado pra iniciar, pois antes havia alguém que minimamente dava suporte para essas coisas. O prazo é grande e é totalmente possível entregar o projeto, mas estou com medo de pegar e falhar. Cheguei a um orçamento com o cliente, em que será possível que ele pague e que o projeto saia do papel, mas fico com medo de "criar uma dívida" com isso. Sei lá, acho que ouvir reclamações de clientes e participar de uma parceria que não foi saudável me deixou meio arisco (tal do coverde é osso em). Conversei com um amigo; ele me falou que, se eu não pegar, provavelmente outra pessoa menos capacitada vai pegar pra fazer. Mas eu fico com medo justamente de entrar no enrolo das finanças que sei que é possível acontecer. Então, tô estudando um pouco mais pra poder encarar essa, mas quero algumas dicas e/ou opiniões de como me nortear nesse projeto. É um desafio, mas também uma grande oportunidade; não quero deixar isso passar e ficar acuado o resto da vida. Perdoem o desabafo, mas é isso. Agradeço a atenção. Bom dia! Primeiro, parabéns por conduzir a negociação com o cliente e apresentar uma proposta de valor com a qual ele se sentiu atendido e disposto a pagar! Você já percorreu mais da metade do desafio da criação de um produto/serviço. O desafio de empreender sozinho é grande, são muitas temas para cobrir e isso gera ansiedade e apreensão, de fato, mas existe hoje muitas dicas gratuitas para gerenciar bem o processo e torná-lo menos doloroso. Eu hoje trabalho com a frente de novos negócios em uma empresa, e estou iniciando dois negócios próprios, um solo e um com um sócio. Se quiser bater um papo, podemos trocar figurinhas sobre os desafios e aprendizados!
Recommended Posts