Jump to content

Recommended Posts

Postado
1 hour ago, Rafael Abbade disse:

Fala pessoal! Eu sou professor de programação e tecnologia na educação básica e vou assumir uma turma de educação financeira. Vou começar com meu curso com um disparador de discussões: um jogo de simulação financeira. O jogo é 100% autoral e muito das ideias que eu quero transmitir vieram aqui da AUVP, então queria mostrar para vocês antes de qualquer outro.

Nesse jogo, começamos uma vida baseado em carreira e cidade e é sorteada uma biografia (se vai ter filhos, casar e quais são as metas específicas). A cada ano que passa, tomamos algumas decisões financeiras que definem nossas conquistas, custo de vida e patrimônio, e com isso mudam atributos: (Conforto, tranquilidade, realizações e conhecimento). Coloquei prints da tela para vocês terem uma ideia do que eu estou falando:

CapturadeTela2026-07-17as11_02_30.png.b491d1635c6a405e56e764e80915b38f.png

CapturadeTela2026-07-17as11_02_18.png.aa8cc100d0c5fe5dcd4bc0dc3d42dad0.png

Os prints são da versão completa e eu criei 2 versões mais simples para que o jogador vá aprendendo a mecânica aos poucos.

O jogo tem muitas simplificações, por exemplo: Simplifiquei o orçamento doméstico; estimei custo de vida e salário em diferentes tipos de cidade; investimento em educação gera promoções quase garantidas e modelei produtos de investimentos baseados no passado. A ideia não é ser uma simulação real, pois além dessas simplificações, também tentei colocar a aleatoriedade da vida no motor do jogo.

CapturadeTela2026-07-17as11_03_05.png.51b89fbc97d472c42baf7ccb9be2884b.png

CapturadeTela2026-07-17as11_02_56.png.35e452b895c5f7c9748b724d91374f7e.png

Se gostam desse tipo de jogo, ficarei extremamente feliz em saber o que acharam. O jogo é grátis, roda no navegador e no celular, não pede cadastro e não vende nada (e não tem nem ad!).

Para eu mandar o link para o jogo, me mandem algum sinal: um comentário, uma reação à esse post ou uma mensagem direta.

Abraços!

Rafa

Captura de Tela 2026-07-17 às 11.02.07.png

Caraca!!! Muito maneiro.

Me passa o link por favor.

Acho isso interessante porque pode servir inclusive para ir nos ensinando conceitos de planejamento financeiro.

Parabéns!

• Brabo 1
Postado

Oi pessoal, 

Enviei o link na caixa de entrada de vocês.

Sugiro começar com a vida básica e ir progredindo quando fica confortável com a mecânica. Coloquei um izinho de informação do lado de cada funcionalidade do jogo, espero que ajude na compreensão!

Se tiverem qualquer dúvida ou feedback, podem mandar por aqui e ficarei feliz em responder!

Muito obrigado!

• Brabo 2
Postado
19 minutes ago, Guido Ferreira Kroger disse:

Eu espero que você esteja ganhando MUITO bem nessa escola. 

Lá eu trabalho como PJ, pois dou aula de curso opcional. Sobre a remuneração, não posso reclamar kkk.

Mas fiz esse projeto no meu tempo livre, por hobby mesmo. Dou aula de desenvolvimento de jogos e programação e finalmente vou ter uma resposta decente quando meus alunos perguntarem: "Mas você já fez um jogo de verdade?" .

A ideia não é usar só lá, eu vou tentar disponibilizar pra mais gente se realmente fizer sucesso. Talvez eu tenha que fazer alguns cortes de custo pois atualmente, no final de cada vida, o jogador pode chamar uma LLM pra contar a história por trás da vida e isso fica inviável para eu manter sozinho se tiver muitas chamadas.

• Brabo 2
Postado
6 horas atrás, Rafael Abbade disse:

Fala pessoal! Eu sou professor de programação e tecnologia na educação básica e vou assumir uma turma de educação financeira. Vou começar com meu curso com um disparador de discussões: um jogo de simulação financeira. O jogo é 100% autoral e muito das ideias que eu quero transmitir vieram aqui da AUVP, então queria mostrar para vocês antes de qualquer outro.

Nesse jogo, começamos uma vida baseado em carreira e cidade e é sorteada uma biografia (se vai ter filhos, casar e quais são as metas específicas). A cada ano que passa, tomamos algumas decisões financeiras que definem nossas conquistas, custo de vida e patrimônio, e com isso mudam atributos: (Conforto, tranquilidade, realizações e conhecimento). Coloquei prints da tela para vocês terem uma ideia do que eu estou falando:

CapturadeTela2026-07-17as11_02_18.png.aa8cc100d0c5fe5dcd4bc0dc3d42dad0.png

Os prints são da versão completa e eu criei 2 versões mais simples para que o jogador vá aprendendo a mecânica aos poucos.

O jogo tem muitas simplificações, por exemplo: Simplifiquei o orçamento doméstico; estimei custo de vida e salário em diferentes tipos de cidade; investimento em educação gera promoções quase garantidas e modelei produtos de investimentos baseados no passado. A ideia não é ser uma simulação real, pois além dessas simplificações, também tentei colocar a aleatoriedade da vida no motor do jogo.

CapturadeTela2026-07-17as11_03_05.png.51b89fbc97d472c42baf7ccb9be2884b.png

CapturadeTela2026-07-17as11_02_56.png.35e452b895c5f7c9748b724d91374f7e.png

Se gostam desse tipo de jogo, ficarei extremamente feliz em saber o que acharam. O jogo é grátis, roda no navegador e no celular, não pede cadastro e não vende nada (e não tem nem ad!).

Para eu mandar o link para o jogo, me mandem algum sinal: um comentário, uma reação à esse post ou uma mensagem direta.

Abraços!

Rafa

Captura de Tela 2026-07-17 às 11.02.07.png

Cara, excelente ferramenta para estudos! Que iniciativa bacana!

@Alyf Mendonça @Samuel Damazio

• Me ajudou 1
Postado

Bom dia pessoal, tudo bem?

Fiquei muito feliz com o interesse e que gostaram da ideia. Vou colocar algumas dicas para ajudar:

Baseei meu jogo na premissa do “Mostre, não conte”. Portanto, não expliquei com muito detalhes o impacto de cada decisão nos atributos. Exemplo: O conforto está diretamente relacionado ao padrão de vida, a mensagem não é quanto maior o custo de vida, mais conforto, mas a penalização por descer o custo de vida por falta de planejamento é grande. Então fiquem atentos às variações na 1ª etapa de cada ano.

O jogo é um pouco demorado, afinal estamos falando de uma vida rs. Mas a ideia não é pensar detalhadamente em cada decisão de cada ano e sim traçar um plano, ser consistente e ajustar a rota quando necessário. Em alguns anos, principalmente nos últimos, dá pra até pra pular da primeira para a última etapa para ir mais rápido. Avançando mais rápido, dá pra testar mais vidas e ver o impacto de diferentes estratégias.

Programei para gerar um relatório determinístico no final de cada vida, mostrando os números do que aconteceu. Mas caso queiram ver a história da vida, vocês podem gerar um relatório com uma IA generativa. Ali terá dicas valiosas para as próximas vidas.

Acho que com esse norte fica mais fácil começar! Espero ter ajudado!

Abraços,

Rafa

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...