Jump to content

Recommended Posts

Postado

Boa noite, gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre o tema e possivelmente tomar uma decisão para a minha vida.

Tenho 21 anos, nascido e criado em Brasília, sou servidor público a pouquíssimo tempo e já estou pensando nos próximos passos da minha carreira.

Por ser do DF a grande maioria das pessoas bem sucedidas perto de mim são servidores públicos (de alto escalão), o que me faz pensar que a alternativa mais rápida e menos trabalhosa para alcançar uma alta renda e um grande patrimônio é o funcionarismo público.

Atualmente ganho 8k líquidos por mês e trabalho na escala 24x72 (segurança pública).

Minha ideia de próximo passo é: nos próximos dois anos, passar em um concurso de elite que me pague 20/25k líquidos por mês (com possibilidade de progressão, chegando aos 40k líquidos por mês).

Vocês acham que um jovem de 23 anos consegue ganhar 25k líquidos por mês na iniciativa privada?

Ou melhor, vocês acham que um jovem de 23 anos consegue ganhar 25k liquidos por mês na iniciativa privada trabalhando apenas 7 horas por dia?

Pois a grande questão do funcionarismo público é que o salário é astronômico em comparação com horas trabalhadas...

• Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Postado
41 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

vocês acham que um jovem de 23 anos consegue ganhar 25k liquidos por mês na iniciativa privada trabalhando apenas 7 horas por dia?

não é uma questão de idade.

é uma questão de formação/habilidade/entrega.

se a empresa ganha dinheiro com o teu trabalho, vai te pagar.

por isso salários desse tamanho só existem em cargos altos ou em empresas grandes.

isso dito. é pouco comum ter um salário desses, ainda mais novo pois normalmente nessa idade se está em inicio de carreira.

mas certamente aqui na comunidade existem diversas pessoas nessa faixa etária e nessa faixa de renda, não é impossível.

e por fim, 8k para trabalhar 24/72 é bom. deve ter bastante tempo para estudar e se preparar para outro concurso.

Postado

Olha, se o principal fator é dinheiro eu ficaria na esfera dos concursos públicos, tenho 27 anos, graduação completa, e 7 anos de carreira, trabalho clt + projetos externos pra tirar ai +/- uns 9 mil limpo, com uma carga de trabalho até final de semana pra conseguir fazer tudo.

Não que eu ache que seja impossivel ganhar bem mais do que ganho no setor privado, mas os altos salários estão em setores especificos, e em empresas especificas, tem que conhecer as pessoas certas e estar nos ambientes certos pra conseguir chegar.

O caminho do setor público é mais claro e direto, acho que ajuda melhor no planejamento e na segurança de saber o que fazer pra chegar lá

Postado
10 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Vocês acham que um jovem de 23 anos consegue ganhar 25k líquidos por mês na iniciativa privada?

Não é impossível, mas teria que ser alguém muito fora da curva. Ter muito conhecimento de gestão/técnico e experiência. Por isso, eu acho difícil alguém de 23 anos conseguir. O concurso é mais fácil, no seu caso, ainda mais que já tem uma base boa. Mesmo que demore passar, sei lá, 25 ou 28 anos, acho que ainda seria a melhor opção.

Postado

Entendo sua dúvida pq vivemos em um país onde o topo da pirâmide é formada pelo alto escalão do funcionarismo público.

Inclusive recentemente houve uma matéria abordando a temática: https://istoedinheiro.com.br/painel-da-receita-com-dados-do-ir-mostra-as-profissoes-com-maior-renda-e-patrimonio-medio

Agora é sempre complicado poder opinar nessas questões, pois existe uma infinidade de variáveis a serem consideradas, mas não é tão simples conseguir 25k na iniciativa privada...

De qualquer forma, embora todos aqui gostem de dinheiro (e queiram mais) acho que você deve considerar outras questões.

Vou deixar um vídeo aqui, que caso não tenha assistido pode auxiliar.

Postado

Relato pessoal. Sou servidora pública com renda de ~R$30k mensal. Na mesma medida que cargo público te traz estabilidade também traz uma sensação de estagnação a certa altura da carreira. No meu entorno vejo inquietação cada vez que aumentam idade mínima pra aposentadoria. Muitos servidores querem se aposentar pra descansar, mas vejo que muitos querem se aposentar pra poder buscar atividades que tragam satisfação sem a angústia de não saber se vai dar pra pagar as contas.

Na minha opinião, conseguir cargo no alto funcionalismo já exige que a pessoa seja um pouco fora da curva. Conseguir ocupação na iniciativa privada que pague o mesmo salário/hora exige ser mais fora da curva ainda. Sem dúvida, pessoas excepcionais conseguem remunerações muito superiores na iniciativa privada, mas a pessoa terá que se dedicar muito mais e sacrificar tempo de lazer, com a família, tranquilidade. Optar pela estabilidade do funcionalismo público não é uma questão de rentabilizar mais profissionalmente. É uma questão de ter equilíbrio na vida sem abrir mão de uma boa remuneração. A gente não pensa tanto nisso quando se é jovem, mas é um dos principais fatores quando estamos mais estáveis financeiramente.

Vejo que muitos servidores fazem uma escolha híbrida. Quando conseguem o tão sonhado cargo público, buscam atividades paralelas (compatíveis e lícitas) pra aumentar a renda.

• Criar novo...