Jump to content

Recommended Posts

Postado (edited)

Boa noite a todos, espero que estejam bem!

Recentemente me formei em arquitetura, mas atuo na área desde o início da faculdade, tomei a decisão de largar meu emprego e começar meu próprio escritório.

Foram 2 motivos que me fizeram tomar essa decisão: acredito que o mercado de arquitetura está, de certa forma engessado em como lidar com o cliente e de fato ter seus projetos valorizados - não que eu seja o dono da razão é apenas a minha percepção por onde passei. O outro motivo é: eu cresci vendo meu pai, saindo do nada, montando a própria empresa pra dar uma vida boa aos seus filhos.

Desde cedo sabia que não tocaria os negócios da família, e sempre tive vontade de ser dono do meu próprio negócio, hoje começo esse sonho, há dois anos meu pai faleceu, e nunca consegui conversar com ele sobre empreendedorismo de verdade. 

Hoje, penso em abrir meu escritório para aprender a gerenciar uma empresa e futuramente continuar seu legado. 

Gostaria de saber algum conselho para quem está começando, seja de arquitetura ou empreendedorismo em geral.

Abraços!

Editado por Pedro Bellini
  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Postado

Olá Pedro!

Sinto muito pela perda de seu pai...

Parabéns pela sua formatura! Imagino que continuar com seus planos após o falecimento de seu pai não deve ter sido fácil.

Em relação á sua nova jornada, você pode avaliar que modelo de negócio você pretende ter, que ramo dentro da arquitetura você pretende atuar? Quem você entende que será o seu público e quanto estão dispostos a pagar pelos seus serviços? O que você avalia que é um diferencial no seu serviço? Em relação a estrutura do seu negócio: como será a estrutura do seu escritório, em casa, alugar um local sozinho, alugar um local compartilhado com outro profissional? Você já tem uma carteira de clientes ou vai começar do zero? Tem algum capital pra investir no negócio? Você pretende constituir uma Microempresa pra atuar como arquiteto ou será autônomo? A forma de constituição, microempresa ou autônomo fará muita diferença em sentido tributário. Em quanto tempo você estima que começará a ter um volume de projetos que lhe remunere como você deseja? Quantos projetos você entende que consegue pegar? Quanto tempo você leva pra confeccionar um projeto? Como será a sua forma de precificação: m², escopo, hora...?

Empreender é um esforço contínuo. Mas não é ter apenas uma boa ideia. Precisa estruturar bem o negócio pra se manter de pé ao longo do tempo e conseguir crescer de forma estruturada. Se não, vira empresa de uma pessoa só e isso torna a experiencia uma sobrecarga.

Espero que 

• Criar novo...