Jump to content

Recommended Posts

Postado

Bom dia, boa tarde ou boa noite, dependendo do horário que estiverem lendo.

Fala pessoal, tudo bem com vocês? Sou novo por aqui, comecei na turma 59(turma de Julho), queria saber se conseguem me aconselhar, sobre caminhos pra vida. Sou relativamente novo, fiz 24 anos recentemente, me formei num curso tecnólogo em Ciência de Dados semestre passado, só faltando colar grau, infelizmente não consegui arrumar uma vaga efetiva na área de dados, mas acabei passando no PSS do IBGE(temporário podendo ser até 4 anos de duração)tenho uma boa fluência em inglês. Além disso, ainda moro com meus pais, e sei que por enquanto, esta relativamente tranquilo, temos uma ótima convivência, e por eles tudo bem eu ficar aqui.

Mas estou naquela fase da vida, que a juventude vai chegando ao fim, e a fase adulta se aproxima(acredito que já chegou), sei que tenho esses próximos 4 anos como uma certa garantia de emprego e também, é ótimo para meus investimentos, por morar com meus pais, tenho gastos bem baixo, consigo investir pelo menos 50% da minha renda.

Porém, me sinto perdido, sobre que rumo tomar pro futuro, meu principal foco no momento é em prestar outros concursos, para cargos efetivos dessa vez, tanto para área de TI mesmo, quanto para área bancária, que acredito ser a área que eu tenho preferência, por gostar bastante de economia e investimentos,. Também penso na possibilidade de deixar o país algum dia. Enfim, acredito que é isso, estou aberto a ouvir os conselhos de vocês.

OBS: Moro numa cidade bem pequena, de cerca de 30 Mil habitantes.

• Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Postado

arabéns pela trajetória até aqui. Na minha opinião, você está em uma posição muito boa. Tem 24 anos, já conquistou uma renda, mora com seus pais, tem uma boa capacidade de poupança e ainda fala inglês. Isso te dá bastante flexibilidade para construir o futuro.

Continue aproveitando esse momento para juntar patrimônio, mas sem deixar de viver e aproveitar a juventude. Esse equilíbrio também é importante.

Se você gosta da ideia de concursos, acho um caminho totalmente válido. Existem excelentes oportunidades, principalmente nas áreas de TI e bancária. Por outro lado, vale lembrar que carreiras públicas costumam oferecer mais estabilidade, enquanto o empreendedorismo normalmente oferece um potencial maior de crescimento financeiro — mas também vem acompanhado de mais riscos.

Como seus custos são baixos hoje, você está em uma fase muito favorável para experimentar, aprender e até assumir alguns riscos calculados, caso um dia queira empreender. Se optar por esse caminho, eu faria isso com planejamento e uma boa reserva financeira.

E uma reflexão que sempre levo comigo: os maiores arrependimentos costumam estar nas oportunidades que deixamos passar por medo. Planeje bem, coloque as chances a seu favor e siga em frente. Você ainda tem muito tempo para construir uma carreira de sucesso.

Postado

Fala Gilberto!
Tudo bem?

Legal as oportunidades que você tem no momento. Parabéns! O IBGE, apesar de ser por até 4 anos, lhe dará estrutura para pensar com calma os próximos passos. Vai aproveitando sua capacidade de poupança, o Gilberto do futuro vai ficar super feliz.

Continue considerando o que tá mais perto de sua realidade atual, use o princípio de Pareto do 80/20. Com 20% do esforço você pode alcançar 80% de resultado. Há uma perspectiva de concurso do BNB em 2026 e possivelmente terá pra TI. Enquanto isso, continua desenvolvendo o conhecimento em investimentos. Se você desejar entrar na area bancária por outra porta que não seja a de TI, o conhecimento de investimentos vai ser muito útil.

Abraço

• Criar novo...