Jump to content
  • 0

Duvidas sobre títulos secundários!

Eduardo Barbosa De Abreu Pinheiro

Pergunta

Pessoal, poderiam me ajudar a entender melhor o modo de operar títulos no mercado Secundário?(CDB's prefixados). Uma das duvidas é, quais os riscos envolvidos nessa compra? Minha ideia seria comprar o titulo e carregar até o vencimento, porem, estudando alguns, aparece a seguinte mensagem " 

"Por ser negociado no mercado secundário, o preço deste título poderá ser influenciado por oscilações de mercado em relação às taxas de juros futuras, podendo gerar rentabilidade diferente da contratada" 

Outro ponto: Consigo fazer aportes mensais??

Obrigado e forte abraço!

Link para compartilhar

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0

Oi @Eduardo Barbosa De Abreu Pinheiro,

Os títulos de CDBs no mercado secundário são títulos que alguem comprou e não pode esperar até o vencimento, precisando da grana antes e consequentemente querendo vender.  Quando isso acontece, o vendedor está abrindo mão da rentabilidade, o valor máximo costuma ser o valor do título contratado originalmente trazido a valor presente.  Os riscos são praticamente os mesmos de um CDB comprado diretamente, ou seja, garantidos pelo FGC até 250k por instituição e CPF - esses 250k são o valor já com os juros e ainda limitado a 1M por CPF.

Em CDB você não faz aportes mensais.  A cada operação de compra, é um investimento novo.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
Link para compartilhar

• 0
14 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Eduardo Barbosa De Abreu Pinheiro,

Os títulos de CDBs no mercado secundário são títulos que alguem comprou e não pode esperar até o vencimento, precisando da grana antes e consequentemente querendo vender.  Quando isso acontece, o vendedor está abrindo mão da rentabilidade, o valor máximo costuma ser o valor do título contratado originalmente trazido a valor presente.  Os riscos são praticamente os mesmos de um CDB comprado diretamente, ou seja, garantidos pelo FGC até 250k por instituição e CPF - esses 250k são o valor já com os juros e ainda limitado a 1M por CPF.

Em CDB você não faz aportes mensais.  A cada operação de compra, é um investimento novo.

Espero ter ajudado!

Bom dia William! Obrigado pelo seu tempo em responder...

Entendido. Porém, qual a explicação para a frase abaixo? Essa frase aparece quando estamos "para comprar" o titulo... Lembrando que seria um titulo Pré fixado.

"Por ser negociado no mercado secundário, o preço deste título poderá ser influenciado por oscilações de mercado em relação às taxas de juros futuras, podendo gerar rentabilidade diferente da contratada" 

Forte abraço!

Link para compartilhar

• 0
1 hour ago, Eduardo Barbosa De Abreu Pinheiro disse:

Bom dia William! Obrigado pelo seu tempo em responder...

Entendido. Porém, qual a explicação para a frase abaixo? Essa frase aparece quando estamos "para comprar" o titulo... Lembrando que seria um titulo Pré fixado.

Forte abraço!

Oi Eduardo, eu não tenho bem certeza disso, mas imagino que seja porque o título tem a rentabilidade original, por exemplo IPCA+5,5% ou CDI+4% até data tal e como ele está anunciando hoje, com um valor já com desconto, para poder vender rápido e pode ser que entre o que ele está anunciando e o real, dê uma diferença de rentabilidade.  Para poder fazer as contas direito, precisa saber as condições do título originalmente vendido e o preço que o secundário está vendendo.

Como disse, eu não tenho certeza, mas é o que faz sentido na minha cabeça.  Espero que isso lhe ajude.

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar

• Criar novo...