Jump to content
  • 0

INFLAÇÃO X VALOR DAS AÇÕES


Thiago Martins de Miranda

Pergunta

Bom dia a todos, informo que ainda sou novo nos investimentos e estou participando da Turma 3 para ganhar mais conhecimentos.
Uma dúvida que me veio é a seguinte: Supostamente vamos a um Brasil que nos anos de 2021 a 2025 teve uma inflação acumulada de 20\% ao ano. No mesmo tempo cronológico supomos que em janeiro de 2021 uma ação de uma determinada empresa esteja valendo R$ 100,00. A pergunta que faço é se o valor da ação tende a acompanhar indiretamente a inflação.
Pergunto pois o poder de compra de R$ 1,00 no início de 2021 e do mesmo poder no final de 2025 faria com que a ação que antes valia R$ 100,00 ficaria muito barata no final de 2025 se não sofresse correções de valor.
Também gostaria de saber se alguém aqui sabe como se comportava a bolsa no Brasil antes do Plano Real com a Inflação descontrolada ou até mesmo atualmente em um país com inflação descontrolada. OBS: Todos os questionamentos seriam com relação apenas ao indicador inflação, desconsiderando qualquer suposto indicador da empresa. Se foi uma pergunta boba me desculpem ai, mas realmente fiquei com isso na cabeça nesse período em que a inflação esta mais elevada.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Eu achei sua pergunta extremamente interessante.
Pesquisando sobre o índice eu encontrei aqui: http://bvmf.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoVariacaoAnual.aspx?Indice=IBOV&idioma=pt-br (infelizmente não em \%)
Agora a inflação: https://www.debit.com.br/tabelas/tabela-completa.php?indice=ipca Podemos fazer um comparativo. ;)

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2- Não pense em separar ações das empresas. Em um cenário de inflação tem empresas que serão castigadas, outras vão segurar as pontas e outras que vão ficar melhores. As empresas não vão ganhar mais porque estão vendendo mais caro, elas venderão mais caro, também, porque estão pagando mais caro.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...