Anônimo Postado ontem às 00:17 Postado ontem às 00:17 A pergunta é aberta, pois acredito ser mais um dúvida para ouvir relatos de como começaram a empreender, entender se foi um processo natural, se sentiram um frio na barriga, como se prepararam para o pontapé inicial. Dando dois passos para atrás, irei me apresentar e explicar o motivo da dúvida. Tenho 25 anos, trabalho com TI e tenho um bom salário(por volta de 20k), porém com dois contratos. Sei que se eu continuasse apenas na área trabalhando e me especializando conseguiria subir mais ainda minha renda, e chegaria nos meus objetivos, porém todo lugar novo que visito e conheço tenho ideias para criar empreendimentos, absorvo conteúdo, aprendo, faço análise de viabilidade e acaba que morre por ai. No final das contas por ter uma rotina corrida imagino que seria dificil manter os dois contratos mais uma nova empresa e tenho receio de seguir, por possibilidade de dar errado e eu perder minha renda que já não é ruim. Em um video do @Raul sena o mesmo comentou que tem perfis de pessoas que nasceram para ser concursador/empreendedores/empregados, sou um empregado bem remunerado, mas não gosto de ser empregado. Como foi para vocês esse processo de iniciar um empreendimento ? PS: Conversando com um colega empreendedor, ele me disse algo que me fez refletir, não precisamos criar algo do 0, as vezes podemos encontrar alguem que ja criou algo e precisa de uma ajuda, se tiver alguém nessa situação, vamos conversar!
Erbbeson Pedro Araujo Macedo Postado ontem às 00:43 Postado ontem às 00:43 Fala anônimo! Tudo lindo? Empreendedores nascem de muitas formas. Alguns são influenciados por experiencias da vida, outros percebem uma oportunidade do mercado, outros embalam uma ideia de forma diferente e conseguem vender... e por aí vai. Em minha opinião um bom ponta pé inicial é pensar pra começar. Não gosto da ideia de que empreendedor tem que meter as caras sem antes pensar e que isso é coragem. Em minha opinião, abrir um negócio sem se planejar não é coragem, é imprudência. Empreender precisa ser um conjunto de boa capacidade técnica naquilo que se quer fazer e um boa dose de habilidade de gerir pessoas e um negócio. Ou se associar com alguém técnico e a pessoa faz a gestão, ou vice versa. O que mata uma empresa é a mesma razão que causa problemas pra pessoas físicas, a falta de organização financeira e planejamento. Se você deseja mesmo empreender, avalie se você conseguirá conciliar com o trabalho atual. Isso dará certo se alguém tocar a empresa junto com você, se não, você ficará dividido e alguma coisa precisará pagar o preço da carga mais pesada. E muitas vezes é a saúde do empreendedor. Você falou em "chegar nos meus objetivos". Esse objetivos estão bem claros em sua mente? Empreender sempre foi seu objetivo e você está apenas usando o seu trabalho como uma ponte? Se empreender não foi sempre seu objetivo, considere quem poderá levar você da melhor forma aos seus objetivos, trabalho atual ou empreender. Lembre que empreender, além de boas ideias, precisa de uma atitude resiliente. Empreender não precisa ser só uma ideia inédita, as vezes uma pessoa entrega um produto que já há no mercado, mas, a entrega é feita de uma forma diferente. Grande abraço 1
Paulo Bardella Postado ontem às 13:26 Postado ontem às 13:26 Fala, Antônio! Tudo bom? Aqui na empresa eu comecei justamente de um jeito que não recomendaria para ninguém. 😂 Entrei em sociedade com outras três pessoas que eu praticamente não conhecia e ainda fizemos uma dívida enorme para começar. Deu merda. Quebrei, fiquei devendo, estourado em cartão de crédito, nome negativado. Mas consegui dar a volta por cima. Foi um aprendizado enorme, encontrei outro sócio, reorganizamos o negócio e hoje estamos há 15 anos no mercado, com um faturamento relevante. Então, se tem uma coisa que aprendi é: começar é começando. Não existe muito jeito. Você pode estudar, fazer plano de negócio, analisar mercado e montar todas as planilhas possíveis, mas só vai descobrir se sua ideia realmente funciona quando colocar o produto ou serviço na rua e alguém estiver disposto a pagar por ele. No seu caso, principalmente porque você já tem uma renda muito boa, eu começaria com um pé em cada canoa. Manteria minha fonte de renda e começaria alguma coisa em paralelo. Vai testando, vendendo, errando pequeno e entendendo se aquilo tem futuro antes de largar tudo. Se chegar o momento em que realmente precisar abandonar seus contratos para se dedicar integralmente ao negócio, eu teria pelo menos 12 a 15 meses dos meus custos pessoais fixos guardados. Se der tudo errado — e pode dar — você tem tempo para colocar uma pedra naquele projeto, reorganizar a vida e começar novamente sem passar aperto. Empreender sempre vai ter frio na barriga. E nenhuma análise de viabilidade vai eliminar completamente esse risco. Em algum momento você precisa colocar alguma coisa para vender e descobrir se existe alguém do outro lado disposto a comprar. Boa sorte! Se puder, me segue aqui na comunidade e também no Instagram: @paulobardella. Um grande abraço!
Recommended Posts