Jump to content
  • 0

Acompanhamento do Investimento de Renda Fixa


Josi Sousa

Pergunta

Olá, pessoal! Gostaria de esclarecer uma dúvida e peço o auxílio de vcs. Ao escolher um investimento da renda fixa, um CDB, por ex., fazemos consulta no Bancodata.com.br, para verificar o lucro , o Índice de Basileia e as informações da instituição, nos últimos anos, porém, na questão do acompanhamento, é necessário a cada ano, verificar essas informações novamente❔Eh se os lucros e índices que antes estavam crescentes decaírem❔ Nesse caso, há garantia de q a rentabilidade acordada vai acontecer ❔ O FGC atua nesse caso ❔ Gratidão antecipada!
Abraços :)
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Olá Josi, acredito que o FGC só atue em caso de falência do banco, então ele devolve seu dinheiro até 250mil investidos, porém acredito que você perca a rentabilidade adquirida, caso tenha ganho algo. Sobre o CDB, se vc levar até a data de vencimento é para os bancos cumprirem a rentabilidade acertada. Só irá alterar se resolver retirar antes. Espero ter ajudado, não tenho certeza se era sobre isso sua dúvida. ;)
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Boa noite Erika e Josi!! O FGC garante até 250 mil por grupo financeiro(sempre com cuidado para não investir em duas instituições do mesmo grupo financeiro), até o limite de 1 milhão por CPF(não cobre caso seja recorrente o ressarcimento durante 4 anos). O FCG cobre também o rendimento, tendo se que tomar cuidado com este limite, ou seja, no seu investimento você deve se assegurar de investir um valor que com os rendimentos não ultrapasse os 250 mil. Obrigado!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Alô. Resumindo: o FGC garante o dinheiro presente na instituição até o limite de 250.000. Ele não cobre eventuais prejuízos do aplicado. Quanto a questão da rentabilidade, vc vai definir como seu dinheiro será remunerado (Pre, possa ou misto) e vai assumir o risco de cada modalidade, nós termos de sua estratégia de investimento.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Josi, eu acho que uma olhada a cada fato relevante, como por exemplo: demissão em massa no bancão, vários bancos digitais, o povo sacando dinheiro vivo, deixando de comprar produtos do bancão.. e saindo em massa do Brasil. (tudo isso ao mesmo tempo) Acho que caberia uma olhada no banco.data novamente. Agora, se não tem nada de extraordinariamente significante, 1 vez ao ano eu olharia.

A rentabilidade acordada não se altera caso o banco tenha prejuízos, o problema mesmo seria o caso de falência.

E no caso de falência o FGC pode compensar o valor investido, até 250k. Esse valor é por CPF, por Instituição e por conglomerado financeiro.

Só vale lembrar que, por exemplo, se grandes bancos como o Itaú quebrassem, o FGC não daria conta de compensar.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
Você utiliza o Banco Data e as informações ali contidas, para REDUZIR os seus riscos no momento do investimento, mesmo que você veja a deterioração desses indicadores no futuro, não conseguiria suspender o investimento e nem seria inteligente. Em caso de falência da instituição, seus valores + rendimentos, estarão cobertos pelo FGC, caso o investimento ofereça essa cobertura. Mas esses indicadores não mudam do dia para a noite, se você investiu em empresas seguras, a tendência é que elas permaneçam assim até o resgate do investimento. Se os lucros decaírem, se a imobilização e o basileia se modificarem, não significa que o Banco vai falir do dia para a noite, ele só está entrando em uma situação ruim, aí talvez o ideal seja não emprestar mais para ele, mas mesmo nesses casos os investimentos passados tendem a ainda estarem sólidos ao menos por um tempo...
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...