Jump to content
  • 0

O que fazer com a minha previdência


Alessandra Gutierres Finkelstain

Pergunta

Boa tarde!! Estava revendo a aula sobre previdência e o Raul comentou que irá voltar nesse assunto... mas a ansiedade...rs Ele disse q a previdência nem sempre é ruim. A minha é da Brasilprev e cobra taxa de adm "baixa" (1,6\%)e não há mais nenhuma taxa. Os rendimentos estavam ótimos até 2019, pois tem parte em fundos e ações, esse ano caiu bem , mas já está recuperando. Até aí Ok. Mas é VGBL :´( . O gerente da época me disse q essa era o meu perfil...blablabla... e não tem como transferir para PGBL O Raul disse tbm que cancelar normalmente é complicado. Então não sei o q fazer.. Pensei em, de imediato, parar com os aportes. Mas depois disso é que é ..não sei se vale a pena sacar e reinvestir ou deixar lá para diminuir a aliquota de todo o montante..
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Alessandra, se você faz a declaração de IR completa, acredito que mesmo não retirando o valor do VGBL é bom começar o PGBL, pois dessa forma você poderá abater 12\% da renda bruta tributável.
Agora, sobre a retirada do valor no VGBL, tem que calcular quanto vai te custar essa retirada.
Qual o regime do seu VGBL? Regressivo ou Progressivo e quanto tempo está nele?
E, caso queira, achei essa página para comparações https://www2.susep.gov.br/safe/PerformanceFundos/fundos
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Evy, tenho há 8 anos.. o regime é regressivo. Simulei o saque total, tenho valores que variam de 20 a 35\% de aliquota de IR. Vou ver se posso encerrar os aportes e deixar o montante lá até completar 10 anos (pelo menos a maior parte ) onde a alíquota fica em 10\%. Hj na retirada total , perco 8\% do valor total :´( Vou usar essa página que vc indicou antes de contratar uma nova. Obrigada!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Eu acredito que retirar não seja realmente a melhor opção, considerando toda a tributação envolvida nesse momento. Acho que vale a pena você iniciar uma PGBL caso ache necessário e aguardar o tempo de menor alíquota da VGBL que você já tem para retirar e reinvestir esse montante sem perder dinheiro já aportado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Alessandra apenas suspenda os depósitos e se possivel não pense em sacar agora, pois cada deposito recebe um código para tributação, assim os ultimos depositados tem de ultrapassar 10 anos de depositados para terem a redução da alicota para 10\%, fora isso irá ser realizada uma média ponderada móvel dos impostos sobre todos os depositos efetudos. Se possivel passado este prazo o concerta em rendimento por prazo determinado pois pela taxa de administração a tabua atuarial jã não é interessante.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Vinicius e Adelson, Obrigada pelas dicas, é isso mesmo que irei fazer. Já pedi para parar os aportes e vou aguardar os 10 anos de todos os depósitos para eu retirar o montante e colocar em outro tipo de investimento. Quanto ao PGBL, vou aguardar terminarmos o curso para ver se ainda acho interessante.
Evy, quanto fiz os cálculos, eu não fiquei só com dó , fiquei com muita raiva tbm!!rs
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Alessandra, acredito que você tenha feita a escolha certa em parar com os aportes e esperar terminar o curso, provavelmente no final do curso você não irá mais querer uma previdência, seu conhecimento em investimentos vão evoluir e você fará aportes muito melhores para longo prazo. Uma das principais vantagens da previdência e o fato de não entrar em herança, para compensar esse fato eu fiz um seguro de vida e invisto pensando na aposentadoria.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...