Tenho tentando desenvolver um método de filtragem para análise de ações, e tenho tido algumas incertezas sobre como quantificar alguns indicadores de forma correta, gostaria de compartilhar com vocês o que foi desenvolvido até o momento e gostaria de opiniões sobre a qualificação adotada.
Margem Líquida:
Indústria
Para o segmento de indústria, as empresas que que tem margem acima de 7%, pontuam com nota 10; as empresas que tem margem entre 4 e 7%, pontuam com nota 5, as demais pontuam com nota 0.
Serviços
Para o segmento de serviços, as empresas que que tem margem acima de 19%, pontuam com nota 10; as empresas que tem margem entre 10 e 19%, pontuam com nota 5, as demais pontuam com nota 0.
Varejo
Para o segmento de varejo, as empresas que que tem margem acima de 4%, pontuam com nota 10; as empresas que tem margem entre 2 e 4%, pontuam com nota 5, as demais pontuam com nota 0.
Financeiro
Para o segmento financeiro, as empresas que que tem margem acima de 13%, pontuam com nota 10; as empresas que tem margem entre 10 e 13%, pontuam com nota 5, as demais pontuam com nota 0.
PVP Empresas com P/VP Entre 1 e 3 pontuam com nota 5. Empresas com P/VP entre 3 e 5, pontuam com 2,5. Empresas com P/VP acima de 5 e abaixo de 1 não pontuam.
PSR Empresas com P/SR Entre 0,5 e 2 pontuam com nota 5. Empresas com P/SR entre 2 e 5, pontuam com 2,5. Empresas com P/SR acima de 5 e abaixo de 0,5 não pontuam.
P/L: Empresas com P/L Entre 0,1 e 8 pontuam 5. Empresas P/L entre 8 e 15, pontuam com 2,5. Empresas com P/L suprior a 15 ou negativo não pontuam.
ROE: Empresas com ROE acima de 5% pontuam com 5, empresas com ROE entre 4 e 5%, pontuam com 2,5. As empresas que tem o ROE inferior a 4% não pontuam.
Fundação: Empresas com mais de 45 anos pontuam 5. Empresas entre 30 e 45 anos pontuam 3. Empresas com menos de 30 anos pontuam 0.
Patrimônio comprometido com dívidas: Comprometimento da dívida for menor que 30% a empresa pontua com 10 pontos. Se o comprometimento for entre 30 e 50%, a empresa pontua 5 pontos. As empresas que tem comprometimento maior que 50% não pontuam
Os outros critérios achei uma boa referência bibliográfica ou são bem pessoais, como por exemplo setores que são atraentes.
O resultado da análise vem num dashboard com score e um painel de cores pra me ajudar na visualização, anexei 2 exemplos (uma empresa que análise trouxe como boa e outra com análise trouxe como ruim.
Vocês concordam com os critérios adotados ou podem me ajudar com uma referência mais assertiva?
Pergunta
Denis Renan Damasceno De Paiva
Boa tarde pessoal,
Tenho tentando desenvolver um método de filtragem para análise de ações, e tenho tido algumas incertezas sobre como quantificar alguns indicadores de forma correta, gostaria de compartilhar com vocês o que foi desenvolvido até o momento e gostaria de opiniões sobre a qualificação adotada.
Para o segmento de varejo, as empresas que que tem margem acima de 4%, pontuam com nota 10; as empresas que tem margem entre 2 e 4%, pontuam com nota 5, as demais pontuam com nota 0.
Para o segmento financeiro, as empresas que que tem margem acima de 13%, pontuam com nota 10; as empresas que tem margem entre 10 e 13%, pontuam com nota 5, as demais pontuam com nota 0.
Os outros critérios achei uma boa referência bibliográfica ou são bem pessoais, como por exemplo setores que são atraentes.
O resultado da análise vem num dashboard com score e um painel de cores pra me ajudar na visualização, anexei 2 exemplos (uma empresa que análise trouxe como boa e outra com análise trouxe como ruim.
Vocês concordam com os critérios adotados ou podem me ajudar com uma referência mais assertiva?
Abraços
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
1
DIAS POPULARES
9/Mar
1
Top Posters For This Question
Denis Renan Damasceno De Paiva 1 post
DIAS POPULARES
9/Mar 2023
1 post
Os mais famosos desse tópico
Denis Renan Damasceno De Paiva
Boa tarde pessoal, Tenho tentando desenvolver um método de filtragem para análise de ações, e tenho tido algumas incertezas sobre como quantificar alguns indicadores de forma correta, gostaria de
Posted Images
0 respostas para essa pergunta
Recommended Posts