Jump to content
  • 0

Come-cotas de fundos


Adriano Brandão

Pergunta

Estava dando uma estudada sobre fundos de investimentos e vi que alguns deles possuem um come-cotas realizado 2x ao ano. Caso alguém entenda melhor sobre isso, poderia dar uma explicada de como funciona, como impacta na escolha dos ativos, em quais fundos são aplicados, enfim, fazer um resumo pra nos auxiliar sobre isso!! Valeeu!!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
Come-cotas é nome dado para à antecipação do recolhimento do Imposto de Renda de forma automática em alguns fundos de investimentos. Ele é chamado dessa forma porque deduz semestralmente cotas dos fundos, cobrando alíquotas de 20\% a 15\% dos rendimentos. É bem simples, o come-cotas aparece na vida de todos os investidores que aplicam em fundos classificados como de longo prazo ou curto prazo, como os fundos cambiais, renda fixa e multimercados. Nesses fundos, existe a cobrança do imposto sobre todos os rendimentos. Seguindo a tabela regressiva conforme o tempo de aplicação. Fundos de Curto Prazo 22,5\% em aplicações que permanecem por até 180 dias 20,0\% em aplicações que permanecem 181 dias ou mais.
Fundos de Longo Prazo 22,5\% em aplicações que permanecem por até 180 dias 20,0\% em aplicações que permanecem de 181 dias a 360 dias 17,5\% em aplicações que permanecem de 361 dias a 720 dias 15,0\% em aplicações que permanecem por 721 dias ou mais.
Em vez de pagar o imposto no resgate como acontece em outros ativos, o come-cotas entra na história desses fundos ao antecipar o imposto retido na fonte. O recolhimento acontece a cada seis meses, no último dia de maio e no último dia de novembro, nesse momento existe uma redução no número de cotas, no extrato surge como um resgate, a cobrança é equivalente ao percentual do imposto sobre os rendimentos. O IR do come-cotas é o da menor alíquota de Imposto de Renda em cada tipo de fundo. Em fundos de curto prazo, a cobrança é de 20\% dos ganhos, e nos de longo prazo, 15\%. É simples assim, uma antecipação do imposto, em algumas aulas falamos sobre no Módulo 3, chegou a conclui-lo?
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...