Jump to content
  • 0

Prazo do investimento Renda Fixa x Benefícios


Leonel Moura Pelusi

Pergunta

Boa noite galera, gostaria de entender como vocês encheram as oportunidades de fundos de renda fixa de acordo com o prazo do investimento, vocês preferem um ativo com um prazo mais longo (8 anos), médio (5 anos) ou mais curto (3 anos)? Ou uma diversificação?

Eu não tenho uma ideia formada ainda sobre as vantagens e desvantagens.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 horas atrás, Leonel Moura Pelusi disse:

Boa noite galera, gostaria de entender como vocês encheram as oportunidades de fundos de renda fixa de acordo com o prazo do investimento, vocês preferem um ativo com um prazo mais longo (8 anos), médio (5 anos) ou mais curto (3 anos)? Ou uma diversificação?

Eu não tenho uma ideia formada ainda sobre as vantagens e desvantagens.

Oi Leoneal,

O prazo depende da finalidade do investimento.  Se você planeja uma viagem para daqui a 2 anos, ou trocar de carro daqui a 3 anos, o prazo do investimento tem que casar a época em que vai precisar da grana.

Se você não vai precisar da grana e não se incomoda de ter o seu dinheiro preso por muito tempo, procure pela maior taxa e prazo.  O ideal é a maior taxa dentro do prazo.

Se a ideia de ficar com a grana presa por muito tempo não te agrada, minha sugestão é que você monte uma escadinha de vencimentos:  Por exemplo, você tem 10mil para investir; separe em 5 fatias de 2 mil e invista cada fatia vencendo em 1 ano, 2 anos, 3 anos, 4 anos e 5 anos.  Ao final do primeiro ano, o primeiro investimento volta para sua conta e você o reinveste para 5 anos e fazendo dessa forma, todo ano vai ter uma graninha caindo na conta e você passará a sempre a investir por prazos mais longos, ao mesmo tempo em que vai ter liquidez a cada ano.

Uma outra boa ideia, pensando nos prazos longos, é diversificar entre CDI+ e IPCA+.  As granas para curto prazo ficam mais seguras (sem marcação a mercado) quando investidas em Selic.  Considere também o Tesouro Direto.

Espero ter ajudado.  Boa sorte nos seus investimentos!

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...