Jump to content

Comentário sobre aula 03- modulo 1


Recommended Posts

Não sei nem se esse tipo de post e permitido, não  se enquadra em elogio nem em reclamação ,mas em uma discussão que e sempre bom levantar. Caso esteja infringindo alguma regra, desculpa aos moderadores.

Antes de tudo, gostaria de deixar aqui algo que me veio a mente : não  conheci o conteúdo do resto do curso, estou assistindo aos poucos, mas , na minha opinião, essa aula do Raul deveria ser passada a exaustão em todas as escolas e faculdades (TODOS os cursos). Percebo que o relacionamento do brasileiro com o dinheiro e completamente doente e deturpado.

As vezes perco a cabeça em discussões sobre esse tema com pessoas do meu círculo de convivência (convivo com pessoas com todo tipo de formação e de todo tipo de estrato social). Quem me conhece sabe que sou um cidadão um tanto exaltado, portanto perder a cabeça pode ser considerado ate eufemismo em algumas situações. 

Dinheiro para mim nada mais e que uma mera unidade de medida de valor, assim como os segundo e as horas são unidades convencionais de medida para tempo. Raul comentou na aula (se não  me engano mito 10 ): a quantidade de dinheiro no mundo é limitada. Lembrei de algo que tentei explicar certa vez para um cara : a quantidade de dinheiro que eu ganho, não vem do meu diploma, mas vem da quantidade de valor que meu serviço gera. Tento usar como exemplo o ouro : 10 g de ouro custa em torno de 3400 reais. Se eu derreter e moldar os mesmos 10g e fizer um pingente , passa a valer 5000  reais. Se a Vivara fizer a mesma coisa que eu, esse mesmo ouro passa  valerá 7000. Se esse mesmo pingente for usado por uma personalidade famosa que morreu e esse produto for posto a leilão pode chegar a somas quase inimagináveis. Isso tudo os mesmos 10g de ouro. Veja só, os recursos podem ser limitados, mas a capacidade de gerar valor, essa sim, não tem limite. As pessoas tem dificuldade de entender isso, por razão de ja serem quase doutrinadas a ter uma relação de doente com o dinheiro. 

costumo dizer que o Ceará e a capital nacional do “duble de rico” e isso não e por acaso. Esse paragrafo e sobre o tema : dinheiro compra tudo. Todo esse problema que citei anteriormente, parecem ser levados a sua máxima potencia aqui. Antes de tudo, as pessoas acham que o dinheiro da a elas poder sobre as outras pessoas, algo que me deixa profundamente irritado. Vou dar um exemplo : alguém que paga por um serviço em um determinado estabelecimento, acha que tem o direito de mudar completamente as regras de serviço e até de organização física do local. Há pessoas, que pelo fato de estarem pagando por algo em uma loja, sentem que isso lhes da o direito de serem rudes e ríspidas no tratamento com outras pessoas. Acreditem, isso e algo bem comum no meu dia a dia.

mais uma vez, talvez essa seja a aula mais importante do curso. Seguiremos e boas aulas a todos.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

×
×
  • Criar novo...