Jump to content

[Turma 19][Modulo 2] Viver de renda, dúvida sobre inflação !


Recommended Posts

Pessoas, eu terminei o modulo 2 aqui... 

E esse modulo vai me dar um pouco de trabalho por conta do meu cartão de credito. O bom é que eu já sei oq tenho que fazer, irei executar, e me organizar. 

Maaaas, a minha duvida é: 

Vamos supor que eu consiga ter investido 4 milhões na minha aposentadoria depois de 30 anos fazendo aportes rigorosamente, isso me gerando uma renda mensal de 40 mil.

Olhando isso hoje, seria incrível é um valor 4x maior do que o meu custo hoje, porem a minha duvida é, 40 mil hoje eu posso comprar X coisas. Mas e daqui a 30 anos quanto 40 mil estará valendo? 

Tem algum calculo que eu possa fazer levando a media da inflação, pra saber o quão bom é ter 40 mil mensal daqui a 30 anos?  

Federal Reserve Bitcoin Meme GIF

Editado por Alison De Amorim
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Alison e Julia, eu não fiz o modulo dois ainda, mas no caso a sua carteira de ações tende a valorizar mais do que a inflação, pois as empresas repassa este custo para o consumidor final, assim faturando mais.

Então caso faça uma boa carteira , daqui 30 anos você teria este valor corrigido pela inflação.

 

Para facilitar este calculo o Raul, em seus vídeos, sempre faz as simulações de rendimento desconsiderando a inflação, por exemplo se o calculo der 40mil no mês, você teria capacidade de compra igual você teria hoje ganhando 40mil, mas na verdade essa valor vai ser bem maior(para compensar a inflação).

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi @Alison De Amorim e @Júlia Barreto,

Essa sua dúvida será esclarecida ao longo das aulas, mas vou dar um pequeno spoiler simplista, que espero que ajude o entendimento.  Vamos lá:

Os seus investimentos serão compostos por várias classes de ativos:  Ações de empresas, Fundos Imobiliários, Renda Fixa e Investimentos Internacionais.

Na Renda Fixa, você investe um valor hoje e ao longo do tempo ele vai rendendo tempo.  À medida que os investimentos forem vencendo eles vão engordando e você reinveste incluindo o rendimento.  Exemplo:  Investe mil reais com juros de 10% ao ano, no final de um ano, você recebe 1100; reinveste 1100 - mais um ano e recebe 1100 + 10% = 1210; reinveste 1210 + 10% = 1331, e assim por diante por X tempo.  Os juros incorporados ao que você investiu, no longo prazo, cresce exponencialmente.

Nas Ações de Empresas:  As empresas crescem e o seu valor vai aumentando ao longo do tempo.  Os custos das empresas embutem a inflação e são automaticamente repassados ao preço dos seus produtos, aumentando o seu valor.  Fora isso, a grande maioria das empresas distribuem lucros aos seus acionistas e, como investidor na fase de aportes, você reinveste esse lucro e vai engordando a quantidade de ações que você tem.  Quando chegar na fase de viver de renda, você terá uma receita que te rende X anualmente e vai viver dessa grana, sem consumir o seu patrimônio.

Fundos Imobiliários: é quando vários investidores aportam em um fundo que compra imóveis e os aluga, distribuindo mensalmente o valor dos alugueis recebidos aos seus cotistas sob a forma de proventos.  Mensalmente, quando os proventos pingarem na sua conta, você os reinveste, comprando mais cotas.  Como o investimento é em imóveis, existe uma valorização natural dos mesmos, acompanhando a inflação, da mesma forma que os alugueis são reajustados, aumentando também os proventos para cobrir a inflação ao longo do tempo.  Similar às ações, quando você começar a viver de renda, a grana dos proventos pode ser usada como renda, sem consumir o seu patrimônio.  Aqui cabe um alerta -  existem fundos de tijolo e fundos de papel.  Os de tijolo (escritórios, shoppings, galpões logísticos, escolas, etc...) funcionam como descrevi aqui.  Os fundos de papel são empréstimos para empresas investirem no ramo imobiliário e valor investido não cresce, pois os lucros são distribuidos aos cotistas mensalmente, mas como você está reinvestindo os proventos na fase e construção da carteira, o crescimento vai se comportar como na Renda Fixa.  Na fase de usufruir, você vai consumir a parte que exceder a inflação, para que o principal não perca valor.

Tem muitas outras características e cuidados/oportunidades em cada classe de ativo.  Essa foi uma explicação simplista que espero que ajude.

Boa sorte nos seus investimentos.  Estabeleça sua estratégia, siga ela no longo prazo e vai ser só sucesso!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...