Jump to content
  • 0

Avaliação de setor e subsetor: Financeiro / Seguros


Rafael De Castro Zorzo

Pergunta

Boa tarde pessoal,

É a primeira vez que faço avaliação de setores, e escolhi pesquisar sobre o subsetor Seguros dentro do setor Financeiro. Não tenho experiência no setor exceto como cliente.

Fui atrás de informações que me esclarecessem o funcionamento das Seguradoras (como elas operam e como ganham dinheiro - inclusive posso adicionar um resumo caso seja pertinente para o post) e cheguei às seguintes conclusões:

  • É um setor que existe há mais de 100 anos (perene)
  • Segundo estudo de 2022, pouco menos de 20% da população brasileira tem algum tipo de seguro (seja direto ou através de empresa). Eu considero isso um setor de abrangência baixa/média (os bancos e as empresas de utilidade básica atendem uma parcela bem maior da população)
  • É um setor com boa capacidade de manter lucros consistentes
  • É um setor com média capacidade de crescimento de receitas (boa parte do resultado das empresas depende da venda de seguros). Poderia melhorar se a população tivesse maior interesse em seguros de forma geral
  • É um setor regulamentado (não é independente). Não consegui definir o grau de impacto da regulamentação nesse setor, mas acredito que seja alto (similar ao bancário)
  • É um setor com baixa capacidade de inovações disruptivas (essa parte aqui é discutível, mas nesse momento assim o considero)

Em termos de riscos, os principais fatores que encontrei foram:

  • Mudanças na regulamentação que impactem significativamente a operação
  • Sinistralidade acima do esperado (querendo ou não, essas empresas dependem de estatísticas)
  • Variação de taxa de juros que afetem o rendimento dos investimentos (essas empresas investem a maioria do valor dos prêmios em renda fixa de alta liquidez)

O resultado da minha pesquisa indica que é um setor de risco baixo e onde posso aportar com foco em dividendos (não vi capacidade de crescimento exponencial no setor).

Alguém fez uma avaliação similar? Errei por muito? Como posso melhorar minha avaliação?

Abraço!

Rafael

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
On 03/04/2023 at 13:08, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

O setor de seguro é um excelente setor, algumas empresas estão passando por um momento complicado por culpa do aumento do sinistros devido a pandemia. A minha preferida do setor segue sendo BBSE3. 

Ficou boa sim sua analise 👏🏻

Idem BBSE3

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Nunca compre um ativo querendo dividendo. 

Dividendo é consequência, você deve procurar ativos de qualidade de empresas boas.

Não se esqueça que comprar ações é comprar patrimônio, vc não espera lucro de um patrimônio, mas sim crescimento.

Diversifique os setores, mas só compre empresas boas, se um setor não tem empresa boa então vc não precisa comprar dele.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...