Jump to content

Aula 04 - Juros compostos e o principio de Pareto


Recommended Posts

O principio de Pareto e uma ferramenta muito importante em todas as áreas de nossas vidas! 

É um norteador muito importante para direcionar nossos esforços em tudo o que fazemos, principalmente ao traçarmos nossas estratégias, pois se 20% dos nossos esforços são responsáveis por 80% dos resultados, dessa forma podemos focar no que realmente importa.

Por exemplo:

* 20% dos nossos clientes são responsáveis por 80% do nosso faturamento....

* 20% dos nossos produtos são responsáveis por 80% do nosso resultado....

e assim vai....

Vale a pena estudar um pouco mais esse conceito e ver o quanto ele pode impactar em nossos resultados!

E quanto aos juros compostos, se o "Einsten" falou que é a maior invenção da humanidade, quem sou eu para discordar.

 

 

 

albert-einstein-foto.jpg

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Quanto à genialidade do Einstein, ninguém pode contestar, nem sobre o efeito dos juros compostos.

Na adminsitração de materiais em uma empresa, existe a Curva ABC onde:

A: 80% do valor vêm de 20% dos produtos;

B: 15% do valor vêm de 30% dos produtos;

C: 5% do valor vêm de 50% dos produtos.

Logo, concentre seus esforços nos itens Classe A, se sobrar tempo nos Classe B e deixe os Classe C correrem mais soltos.

Isso vale para muitas coisas no cotidiano, mas não saberia aplicá-los em uma carteira de investimentos diversificada.

Outro estudo interessante e de certa forma correlacionado é a matriz de Eisenhower que te orienta onde colocar esforço, comparando importância com urgência e orientando como priorizar as tarefas.

image.png.9d977827022cb517e0ce8941cf261b8a.png

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

9 horas atrás, William Redig disse:

Quanto à genialidade do Einstein, ninguém pode contestar, nem sobre o efeito dos juros compostos.

Na adminsitração de materiais em uma empresa, existe a Curva ABC onde:

A: 80% do valor vêm de 20% dos produtos;

B: 15% do valor vêm de 30% dos produtos;

C: 5% do valor vêm de 50% dos produtos.

Logo, concentre seus esforços nos itens Classe A, se sobrar tempo nos Classe B e deixe os Classe C correrem mais soltos.

Isso vale para muitas coisas no cotidiano, mas não saberia aplicá-los em uma carteira de investimentos diversificada.

Outro estudo interessante e de certa forma correlacionado é a matriz de Eisenhower que te orienta onde colocar esforço, comparando importância com urgência e orientando como priorizar as tarefas.

image.png.9d977827022cb517e0ce8941cf261b8a.png

Muito bom meu caro, essa é a ideia, compartilharmos conhecimentos.... Grato!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 09/04/2023 at 10:21, William Redig disse:

Quanto à genialidade do Einstein, ninguém pode contestar, nem sobre o efeito dos juros compostos.

Na adminsitração de materiais em uma empresa, existe a Curva ABC onde:

A: 80% do valor vêm de 20% dos produtos;

B: 15% do valor vêm de 30% dos produtos;

C: 5% do valor vêm de 50% dos produtos.

Logo, concentre seus esforços nos itens Classe A, se sobrar tempo nos Classe B e deixe os Classe C correrem mais soltos.

Isso vale para muitas coisas no cotidiano, mas não saberia aplicá-los em uma carteira de investimentos diversificada.

Outro estudo interessante e de certa forma correlacionado é a matriz de Eisenhower que te orienta onde colocar esforço, comparando importância com urgência e orientando como priorizar as tarefas.

image.png.9d977827022cb517e0ce8941cf261b8a.png

Rapaz, depois que aprendi sobre esse princípio do 80/20 fiquei maravilhado. 

O que eu fiz na minha empresa na época foi tirar quase que por completo os 80% que rendem menos, dessa forma diminuí um pouco do meu ganho, de início, mas aumentei muito o meu tempo livre.

Daí eu voltava e focava naqueles 20% pra ver se eu conseguia expandir eles no tempo restante, pra tirar o máximo de proveito possível.

No livro que eu aprendi sobre esse tema, o cara tinha a ideia de aplicar esse conceito várias vezes no empreendimento. Descobrir os 20% e focar neles, em seguida descobrir o que é os 20% dentro desse novo nível(4% do total), e se possível fazer mais vezes até chegar nas atividades ou produtos mais lucrativos do empreendimento. Daí depois de descobrir isso tentar ocupar seu tempo apenas nessas atividades, se for factível claro.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

9 minutes ago, Rubens Tavares disse:

Rapaz, depois que aprendi sobre esse princípio do 80/20 fiquei maravilhado. 

O que eu fiz na minha empresa na época foi tirar quase que por completo os 80% que rendem menos, dessa forma diminuí um pouco do meu ganho, de início, mas aumentei muito o meu tempo livre.

Daí eu voltava e focava naqueles 20% pra ver se eu conseguia expandir eles no tempo restante, pra tirar o máximo de proveito possível.

No livro que eu aprendi sobre esse tema, o cara tinha a ideia de aplicar esse conceito várias vezes no empreendimento. Descobrir os 20% e focar neles, em seguida descobrir o que é os 20% dentro desse novo nível(4% do total), e se possível fazer mais vezes até chegar nas atividades ou produtos mais lucrativos do empreendimento. Daí depois de descobrir isso tentar ocupar seu tempo apenas nessas atividades, se for factível claro.

Qual o livro amigo?

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...