Jump to content

Recommended Posts

Oi @João Vitor Schneider Vera e @Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio,

Essa pergunta é fácil de responder:  Não existe nível; é zero mesmo.

Com muito raras excessões, as pessoas não se interessam pelo tema.  Mesmo estando endividadas, sem perspectiva de crescimento, o que observo - infelizmente - é que a grande maioria trata a melhor condição financeira no campo do "se eu fosse rico" e não "quando eu me tornar rico".

Mais ainda, nas escolas, na mídia, nas propagandas é um incentivo desenfreado ao consumo irresponsável, estímulo a comprar parcelado.  Os bancos adoram dar corda para o consumidor se enforcar, quer seja através de limites de cheque especial e cartões de crédito incompatíveis com a situação financeira de seus clientes.  Uma verdadeira tristeza.

Resultado é que a grande maioria das famílias está endividada.  Já estive nesse lado e a realidade é que se você está tendo dificuldades de honrar com seus compromissos e está conseguindo se manter adimplente, mesmo que seja pagando o mínimo do cartão ou rolando dívida do cheque especial com financiamentos, refinanciamentos, etc... os bancos ou empresas do cartão não renegociam as dívidas; só os fazem quando você fica um tempão sem pagar; aí eles querem te "ajudar", empurrando um novo financiamento, com juros menores, mas mesmo assim abusivos.

O sistema não quer que o povo seja educado, querem mesmo é que o povo (nós) se lasque cada vez mais.  

De onde vem os lucros absurdos dos bancos?  Grande parte vem do povo explorado com tarifas absurdas.

Será que um dia teremos um governo que queira ver isso e vá incluir a educação financeira a partir do ensino fundlamental e se estendendo por todo o período de estudos?  Acho difícil que isso aconteça... infelizmente!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio disse:

João, assistindo as aulas pensei a mesma coisa que você! Se fosse implementado o módulo 1 nas escolas já seria de grande mudança na mentalidade das pessoas. Imagina só que revolução? Vi que foi implementado recentemente na cidade de BH a educação financeira, de empreendedorismo e noções básicas de direito nas escolas. Incrível né?

A questão é que teríamos que pedir aos nossos governantes municipais essa implementação, que seria o mais próximo de nós, enquanto não há projetos nacionais/estaduais. E além disso a formação dos professores nesse quesito (que é o que vem acontecendo em BH no momento).

No mais, a nível pessoal, ajudar pessoas próximas que nos pedem, conversar, mandar vídeos... 

É igual o Raul falou hoje nos stories, não podemos ajudar todo mundo, mas podemos falar sobre, ai se não quer ouvir o problema ja é da pessoa kkkkk.

 

Creio que logo logo chegue no meu estado propostas de ensino envolvendo educação financeira nas escolas, espero muito!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, William Redig disse:

Oi @João Vitor Schneider Vera e @Elisandra Roberta Ferezini Spolidorio,

Essa pergunta é fácil de responder:  Não existe nível; é zero mesmo.

Com muito raras excessões, as pessoas não se interessam pelo tema.  Mesmo estando endividadas, sem perspectiva de crescimento, o que observo - infelizmente - é que a grande maioria trata a melhor condição financeira no campo do "se eu fosse rico" e não "quando eu me tornar rico".

Mais ainda, nas escolas, na mídia, nas propagandas é um incentivo desenfreado ao consumo irresponsável, estímulo a comprar parcelado.  Os bancos adoram dar corda para o consumidor se enforcar, quer seja através de limites de cheque especial e cartões de crédito incompatíveis com a situação financeira de seus clientes.  Uma verdadeira tristeza.

Resultado é que a grande maioria das famílias está endividada.  Já estive nesse lado e a realidade é que se você está tendo dificuldades de honrar com seus compromissos e está conseguindo se manter adimplente, mesmo que seja pagando o mínimo do cartão ou rolando dívida do cheque especial com financiamentos, refinanciamentos, etc... os bancos ou empresas do cartão não renegociam as dívidas; só os fazem quando você fica um tempão sem pagar; aí eles querem te "ajudar", empurrando um novo financiamento, com juros menores, mas mesmo assim abusivos.

O sistema não quer que o povo seja educado, querem mesmo é que o povo (nós) se lasque cada vez mais.  

De onde vem os lucros absurdos dos bancos?  Grande parte vem do povo explorado com tarifas absurdas.

Será que um dia teremos um governo que queira ver isso e vá incluir a educação financeira a partir do ensino fundlamental e se estendendo por todo o período de estudos?  Acho difícil que isso aconteça... infelizmente!!

certíssimo!!!

Mas ainda acho que no futuro isso será implementado...espero muito kkkk, se não eu vou matricular meu filho na AUVP.

Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Caroline Gava Alves disse:

João, boa!!

Eu não tive nenhuma educação financeira, inclusive fui uma universitária endividada do Banco Real "10 dias do cheque especial sem juros". Triste!!! Então, agora que estou construindo patrimônio comecei a estudar.

Outros  países trabalham isso desde a educação infantil.

Sempre temos que começar de algum lugar, e pode ter certeza que vim pra AUVP e estudar para mudar essa questão foi uma das melhores coisas que tu já fez.

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, João Vitor Schneider Vera disse:

O que vocês acham do nível de educação financeira do nosso país?

Percebo que na minha volta é um tema muito ignorado pelas pessoas do meu cotidiano. Agora que comecei a assistir a AUVP eu fico muito preocupado com as decisões que pessoas na minha volta tomam em relação ao dinheiro.

O que vocês acham que poderia ser feito para melhorar isso?

Pra mim, vejo que se fosse implementado nas escolas algo semelhante ao módulo 1 e 2 da AUVP já surtiria grande efeito positivo na vida de muita gente.

Não existe educação financeira nas escolas, ou pelo menos nas públicas. Meu filho estudou em uma escola particular que tinha aula de empreendedorismo, mas não de educação financeira. Eu o eduquei em casa mesmo. Então cabe a nós darmos a essa educação aos nossos filhos, para que eles possam ir multiplicando esse conhecimento e ir passando de geração em geração. Hoje meu filho tem 17 anos e investe desde os 13 anos, começou com o básico, tesouro direto, hoje ele já tem a reserva dele e algumas ações e fundos. 

Sempre que tenho oportunidade eu falo sobre o assunto com colegas de trabalho e familiares e alguns já deixaram a poupança para começar a investir melhor, se preparando para o futuro.

 

É assim que a educação financeira vai surgindo nas vidas das pessoas. 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutes ago, Marcela Soares De Souza disse:

Não existe educação financeira nas escolas, ou pelo menos nas públicas. Meu filho estudou em uma escola particular que tinha aula de empreendedorismo, mas não de educação financeira. Eu o eduquei em casa mesmo. Então cabe a nós darmos a essa educação aos nossos filhos, para que eles possam ir multiplicando esse conhecimento e ir passando de geração em geração. Hoje meu filho tem 17 anos e investe desde os 13 anos, começou com o básico, tesouro direto, hoje ele já tem a reserva dele e algumas ações e fundos. 

Sempre que tenho oportunidade eu falo sobre o assunto com colegas de trabalho e familiares e alguns já deixaram a poupança para começar a investir melhor, se preparando para o futuro.

 

É assim que a educação financeira vai surgindo nas vidas das pessoas. 

Que coisa boa de se ler, e pode ter certeza que o seu filho irá colher vários frutos desse ensinamento, e eu não tô só falando de dinheiro.

Parabéns!!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Que educação? rsss

Brincadeiras a parte esse tema é muito largado na nossa cultura. Tinha que ter algo no currículo escolar. Mas a gente vai disseminando aos poucos com as pessoas a nossa volta. Importante tocar no tema com a diarista, a copeira da empresa...no objetivo de ajudar mesmo. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

É um tema bem difícil de ser abordado e falo por experiência própria, agora com 30 anos estou começando a me educar financeiramente.

Vemos cada vez mais pessoas se endividando para terem bens próprios sem antes fazer as contas se realmente aquilo cabe no bolso.

Acredito que seja importante com este curso e também na comunidade trocarmos esse tipo de ideia para que possamos ter mais propriedade no assunto e comentar com pessoas do nosso convívio.

Logicamente que se as mesmas não terem o interesse, não há muito o que possamos fazer!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, Suellen Aparecida Melia Rezende disse:

Que educação? rsss

Brincadeiras a parte esse tema é muito largado na nossa cultura. Tinha que ter algo no currículo escolar. Mas a gente vai disseminando aos poucos com as pessoas a nossa volta. Importante tocar no tema com a diarista, a copeira da empresa...no objetivo de ajudar mesmo. 

Exato!

Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Silmar Soares Dos Santos disse:

É um tema bem difícil de ser abordado e falo por experiência própria, agora com 30 anos estou começando a me educar financeiramente.

Vemos cada vez mais pessoas se endividando para terem bens próprios sem antes fazer as contas se realmente aquilo cabe no bolso.

Acredito que seja importante com este curso e também na comunidade trocarmos esse tipo de ideia para que possamos ter mais propriedade no assunto e comentar com pessoas do nosso convívio.

Logicamente que se as mesmas não terem o interesse, não há muito o que possamos fazer!

Exatamente. Uma hora ou outra a grande maioria vai estar ciente pelo menos, ai o resto é com eles.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Cara tem que melhorar muito para ficar ruim. 
Pelo meu trabalho e pela minha vida, tenho contato com gente de vários níveis sociais e lhe digo tem 2 pessoas que, além de mim, são organizadas e possuem investimentos. 
Há pessoas que preferem consórcio ao invés de investimento ou pensam que carro vale a pena e é investimento e afins.  

Na minha família mesmo, vários sequer pensam em poupar (digo nem em investir), porque não 'sobra' no fim do mês e por ai vai. 

 

Isso é uma questão cultural, uma pessoa organizada e centrada é vista como chata, sem graça, ao passo que o oposto é visto como uma pessoa boa e afins, além de ter a questão do status social. 
Então enquanto não mudar a questão cultural não adiantar meter aula atras de aula sobre educação financeira, porque o aluno do E.M vai cagar para isso. 

Outro ponto é a questão politica, independente do lado politico que você pode ter, há de concordar que manter uma pessoa na pobreza (financeira e de espirito) vale muito a pena, não atoa o ensino no Brasil é uma porcaria (e não por falta de investimento). 

Nós e qualquer pessoa que possua conhecimento na questão deve tentar ajudar. Eu tento mostrar para meus pais, meu irmão, amigos e afins, para mudar nem que seja aos pouco e o pequeno que seja.  
 

Outra coisa que acredito e muito, só teremos uma mudança muito grande no Brasil após a gente passar por algum ditador, talvez a desgraça ensine a todos. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 11/04/2023 at 10:08, João Vitor Schneider Vera disse:

O que vocês acham do nível de educação financeira do nosso país?

Percebo que na minha volta é um tema muito ignorado pelas pessoas do meu cotidiano. Agora que comecei a assistir a AUVP eu fico muito preocupado com as decisões que pessoas na minha volta tomam em relação ao dinheiro.

O que vocês acham que poderia ser feito para melhorar isso?

Pra mim, vejo que se fosse implementado nas escolas algo semelhante ao módulo 1 e 2 da AUVP já surtiria grande efeito positivo na vida de muita gente.

Acho se ensinando que Ativo é aquilo que coloca dinheiro no seu bolso e Passivo é aquilo que tira dinheiro do seu bolso já seria um grande começo, instigando as pessoas a pensarem.  Isso deveria ser ensinado a partir do ensino básico e ser questão de prova em todos os anos, pedindo exemplos de ativos e passivos.

O pior de tudo é que os professores devem saber isso....

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, William Redig disse:

Acho se ensinando que Ativo é aquilo que coloca dinheiro no seu bolso e Passivo é aquilo que tira dinheiro do seu bolso já seria um grande começo, instigando as pessoas a pensarem.  Isso deveria ser ensinado a partir do ensino básico e ser questão de prova em todos os anos, pedindo exemplos de ativos e passivos.

O pior de tudo é que os professores devem saber isso....

Concordo. O que me pega mais é que a gente sai do ensino médio sem saber fazer coisas básicas da vida, nem mencionam sobre Imposto de Renda, ou falam como ir no banco fazer um depósito, ou a educação financeira em si mesmo.

Tudo bem que tem coisas que a grande maioria aprende por conta, mas sempre tem uma parcela que sai do ensino médio sem nem saber o que é tudo isso.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...