Jump to content
  • 0

Rentabilidade real em Fiis


Alex Jaime Cotrim

Pergunta

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Oi @Alex Jaime Cotrim,

Essa questão de DY é um pouco mais complexa do que aparente.  Conforme a @Evelyn Santos mencionou acima, ele é calculado em cima do valor da cota, mas se você já é cotista do fundo, deve calcular o DY em cima do seu preço médio.

Um exemplo acontecendo hoje:  O HCTR11 (fundo de papel) está sofrendo com uma inadimplência e o valor da cota está por menos de 50 reais e normalmente era pouco acima de 100 reais.  Quando custava 100 reais, ele pagava entre 1,1% e 1,2% de DY - R$ 1,20 por cota.  Quem tem ele na carteira há muito tempo a 100 reais e recebeu os 0,50 que ele pagou esse mês, teve um DY mensal de 5%.  Já quem não tinha e comprou a 50 reais e recebeu 0,50, tem um DY de 1% a.m.

O tempo passando e o fundo se recuperando, voltando a custar na casa de 100 reais (o Valor Patrimonial dele), e voltando a pagar 1 real, quem já é antigo vai receber 1%a.m. e quem comprou a 50 reais vai estar recebendo 2% a.m..

Como via de regra (não tem garantia que isso vai acontecer), os fundos de Tijolo tem uma proteção natural contra a inflação na valorização dos imóveis e os aluguéis recebidos também se reajustam uma vez por ano, conforme previsto nos contratos de locação.

Já os fundos de papel, esses te pagam a inflação todos os meses.  Eles fazem empréstimos e o principal não é corrigido, já que a inflação + juros é paga mensalmente aos cotistas.

Assim sendo, se você tem muito FII de Papel, precisa descontar a inflação e considerar como provento o que exceder a inflação do mês.  Nos Tijolos, o valor recebido está mais próximo de uma renda real.

Espero ter conseguido me explicar de forma clara e que essa informação te ajude.

Boa sorte com seus investimentos!

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...