Evelyn Santos Postado 20 de Fevereiro de 2021 Compartilhar Postado 20 de Fevereiro de 2021 Gente, mais uma vez eu to lendo um trecho do Investidor Inteligente e parece que ele descreve o momento atual. Eu até queria propor que quem estiver lendo se junte aqui no post para discutirmos alguns trechos. "A ilusão monetária Há uma outra razão para os investidores darem a devida importância à inflação: é o que os psicólogos denominam 'ilusão monetária'. Se você receber um, aumento de 2\% em um ano em que a inflação é 4\%, quase certamente você se sentirá melhor do que se receber um corte de 2\% em um ano em que a inflação é zero. No entanto, ambas as mudanças em seu salário o deixam em uma posição virtualmente idêntica, ou seja, 2\% menor que a inflação. Contanto que a variação nominal (ou absoluta) seja positiva, ela é vista como uma coisa boa, ainda que o resultado real (ou pós-inflação) seja negativo. " (pag. 80/81) Até mais para frente ele coloca um gráfico comparativo entre a inflação e as ações. Proponho esse debate aí. <3 Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Victor Ferreira Postado 21 de Fevereiro de 2021 Compartilhar Postado 21 de Fevereiro de 2021 Concordo totalmente com essa citação! A gente se atenta apenas ao valor positivo do aumento e não se realmente aquele aumento do salário se traduz num aumento do poder aquisitivo. Esse livro é excelente! Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Time AUVP (Admin) Raul Postado 22 de Fevereiro de 2021 Time AUVP (Admin) Compartilhar Postado 22 de Fevereiro de 2021 Isso acontece sempre, tivemos de 2019 até aqui, mais de 30\% de desvalorização da nossa moeda frente ao dólar, as pessoas estão normais, como se nada tivesse acontecido. De outro lado um aumento de 15\% no preço do combustível trás uma revolta tão grande que é necessário DEMITIR o presidente da Petrobrás, olha que maluco. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Evelyn Santos Postado 23 de Fevereiro de 2021 Author Compartilhar Postado 23 de Fevereiro de 2021 Pois é, eu fico sem palavras. Nem sei o que comentar sobre a atitude do Presidente. É brincadeira um negócio desse. E agora também já não aporto mais em estatal. Nem para fazer PM. Aprendi. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Ana Rita Barbosa Postado 25 de Fevereiro de 2021 Compartilhar Postado 25 de Fevereiro de 2021 Um senhor de 70 anos amigo meu me disse uma vez que o salário dele aumentou mais quando os filhos sairam de casa (redução dos custos) do que quando ele foi promovido ganhando o dobro. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Paula Braga Borges Postado 27 de Fevereiro de 2021 Compartilhar Postado 27 de Fevereiro de 2021 Mto interessante, me identifico com essa ilusão monetaria Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Evelyn Santos Postado 1 de Março de 2021 Author Compartilhar Postado 1 de Março de 2021 Bem isso, Ana. Hoje eu abri meu Informe de Rendimentos e vi que existe um ladrão rsrsrs A contribuição previdenciária veio acima do meu aumento inflacionário. Pense. A gente pensa que está aumentando e na verdade está sendo puxado. Link para compartilhar Share on other sites Mais opções...
Recommended Posts