Jump to content
  • 0

Reserva de Emergência


Ana Carolina Roldan de Andrade

Pergunta

Não sei se estou expondo a dúvida no lugar certo, mas vamos lá: Minha reserva de emergência tá no picpay. Eles pagam 210\% do cdi com liquidez diária. Mas me disseram que é arriscado, sem me explicar pq. Onde vcs tem deixado a reserva de vcs? Eu procurei pelo picpay no banco data e não encontrei?. Estou mesmo me arriscando, o picpay não é confiável?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 15
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

15 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Esse CDB do PIC PAY é uma promoção, com tempo limitado, avalie todas as informações para se certificar. A Reserva de emergência deve estar em um lugar seguro e principalmente com liquidez diária, como em sua conta corrente, poupança, tesouro Selic. Pense o seguinte: Este CDB do PIC PAY, te permite sacar/resgatar a qualquer hora? Lembre-se da dica do Raul no módulo 3: - ''Reserva de emergência não tem que ser rentável'', tem que ser prática, alcance instantâneo, afinal o nome já diz.. EMERGÊNCIA, você pode precisar dela daqui a alguns minutos..... Eu ainda estou terminando de montar a minha, está no tesouro SELIC.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Aí é que tá o negócio! É resgatável a qqr momento sim. Inclusive cadastrei um pix pelo picpay. Caso eu não consiga, de fato, sacar no 24h, posso transferir pra quem for, ou pra mim mesma em outra conta. Por isso, não consigo perceber qual é o risco e imaginei q o problema estivesse na Instituição. Sigo na dúvida. E por pagar 210\% do cdi, na hora de investir, não tô mais falando da reserva de emergência, acabo achando q nenhuma outra opção na renda fixa vale a pena, pq não tem a mesma rentabilidade nem liquidez! ? tem alguma coisa errada aí, e eu não tô conseguindo enxergar, fato! Rsrs
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
o PicPay te oferece esse prêmio maior pois é mais arriscado. Essa é a relação prêmio-risco que o Raul tanto fala. E porque é mais arriscado? Pois não é um CBD ou seja, não tem o FGC. Então se o picpay quebrar você simplesmente perde todo o seu dinheiro. O picpay apenas aplica seu dinheiro de forma automática e lhe paga esses 210\% do CDI. Quando a taxa selic aumentar eles devem reduzir rapidamente essa taxa. Acredito que seja muito arriscado deixar sua reserva no picpay, eu destinaria a reserva para um investimento com FGC e com menos risco. A ideia não é ter rentabilidade.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
O problema é exatamente esse. O PicPay não é um banco, é uma instituição financeira. Ou seja, esse produto que eles estão oferecendo não é um CDB (pois este é apenas emitido por instituições bancárias). Logo, não tem garantia do FGC. E esse é o primeiro risco. Dessa forma, é preciso entender em que produto eles estão investindo o dinheiro que está nessa conta, quão arriscado é esse investimento. Segundo, a probabilidade, mesmo que ainda baixa, de uma instituição financeira falir é muito maior que a de um banco. E por último é por tempo limitado, uma ferramenta para atrair usuários. Reflita um pouco melhor. Reserva de emergências é para emergências, não precisa render, não se preocupe com isso. Você precisa de liquidez e garantia que seu dinheiro estará disponível. Poupança, conta corrente ou até um CDB diário mesmo de um banco grande é uma opção.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Olá Ana Carolina, então, o dinheiro no PicPay possui garantia na forma de títulos públicos federais. E segundo a própria empresa eles utilizam desse mecanismo para deveres regulatórios, e o valor disponível em sua carteira é investido nestes títulos do governo (de maneira semelhante como acontece no Nubank por exemplo).

Isso significa que, mesmo que o Picpay quebre, o dinheiro das pessoas está protegido. Dá uma lida nessa matéria pode te ajudar:

https://einvestidor.estadao.com.br/mercado/picpay-rendimento-210-cdi

Aqui também...
https://meajuda.picpay.com/hc/pt-br/articles/360044472791-Existe-algum-risco-em-colocar-meu-dinheiro-no-PicPay-
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Olá Ana Carolina, O Picpay tem um banco por trás dele, que se chama Banco Original. Fazendo uma pesquisa igual o Raul ensinou na UVP pelo banco data vi o seguinte: que deu prejuízo nos últimos anos e o índice de basileia é de 10.1\% que considero baixo, alem do que o picpay não é garantido pelo FGC. Resumindo na milha opinião acho arriscado.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
concordo com a Resposta do Matheus Rau, más lembrando que mesmo que a onde você deixe seu dinheiro guardado esteja assegurado pelo FGC, lembre-se que se a instituição quebrar, esse Fundo Garantidor de crédito não terá dinheiro suficiente para ressarci todos... então a prevenção é o melhor remédio. na dúvida não precisa deixar os ovos na mesma cesta... a sugestão é deixa uma parte nessa conta e uma outra parte na poupança e até dependendo deixar um pouco guardado em casa (se vc tiver auto controle é claro)
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
A minha reserva (ainda em construção) está no tesouro Selic. Eu já precisei utilizá-la e foi bem rápido pra sacar. No seu caso, acho até que vc poderia ter parte do seu dinheiro no PIC PAY, desde que ele não fosse sua reserva de emergência. O Raul e todos os educadores financeiros que eu sigo, sempre repetem que reserva é para EMERGÊNCIAS, nosso foco nunca deve ser a rentabilidade afinal, não existe almoço grátis! Reserva de emergência, com rentabilidade acima da média, tem coisa estranha aí. Depois nos conte o que concluiu. Bjoooooo
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
Reserva de emergência não é para render, foque NESSE ponto da aula que você entende, enquanto você continuar querendo brigar por centavos, vai continuar colocando seu dinheiro em risco, para terminar a discussão essa é uma PROMOÇÃO do PicPay isso não é nem um investimento...
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Não arrisque sua reserva de emergência, a ideia dela é pra quando precisar vc já tem em mãos, rápido conforme a circunstância, então não pense em ter rentabilidade nisso. Esse investimento do Picpay, o risco existe sim, o FGC dá crédito, mas não garante que todos irão receber né, mas enfim não acho que seja vantajoso fazer isso.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Olha. Eu particularmente cogitei deixar no Pic Pay por esse motivo, mas pouco tempo procurando no reclame aqui e instagram/facebook deles. Eu vi muitas reclamações de pessoas que não conseguiram mais acessar suas contas do dia para noite. Optei por não deixar lá.

Estou mantendo a minha uma parte na poupança do Banco do Brasil (sim, é longe de ser o correto, simplesmente guardava o $ que me sobrava durante a faculdade lá e tenho até hoje, simplesmente nõa mecho la). E a mair parte na NUBANK. Alias, queria perguntar para o pessoal a respeito da NUBANK. Vejo como uma excelente opção, por ser de liquidez imediata, fui pesquisar no banco data. O índice de Basiléia excelente, acima de 80\%, porem vemapresentando prejuizos constantes nos ultimos anos. Isso me preocupa se é seguro manter lá. O que devo valorizar mais ? Índice de Basiléia ou Lucros ? Teoricamente é uma instituição saudável, mas porque leva tanto prejuizo ?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
E ja me prolongado neste assunto de Índice de Basiléia, queria ver com o pessoal da comunidade o que acham das corretoras. Eu uso a Rico, e fiz conta na Easy pensando em investir em RF, porque tem muito mais opções, porem a easy tem um índice de basiléia negativo de 4,6\%, alem de ter tido prejuiz nos 2 últimos anos. Sendo assim, consideram seguro fazer investimentos atraves dela ?
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...