Jump to content

Conceitos fora e dentro do mercado.


Recommended Posts

Nós vamos aprender muitos conceitos, muitas ideias de investimentos ao longo do curso e dos nossos estudos. Por exemplo: priorizar a segurança em detrimento ao lucro; lucro passado não é garantia de lucro futuro; não botar todos os ovos na mesma sesta... Muito dessas ideias e conceitos são adaptações de ideias populares, ideias filosóficas... seriam, "importadas". Boas ideias e conceitos que são adaptados e refinados para o mercado financeiro, para nós investidores.
Um conceito que tem estado na minha cabeça é o de "antifrágil" do Taleb. Caso não conheça, lei (!!!!) o texto em anexo para saber mais (texto escrito pelo Raul para a Revista Mises) ou leia o próprio livro (https://www.amazon.com.br/Antifr\%C3\%A1gil-Nova-edi\%C3\%A7\%C3\%A3o-Coisas-beneficiam/dp/8547001085/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=\%C3\%85M\%C3\%85\%C5\%BD\%C3\%95\%C3\%91&dchild=1&keywords=antifragil&qid=1614197230&sr=8-1).
Minha proposta é: e se a gente exportasse o conceito de antifrágil para fora da economia, por exemplo: pense que você começou a trabalhar em uma empresa super bagunçada,  já em recuperação judicial. Entrou como estagiário, mas como você é super competente e gosta de ordem, foi se destacando, sempre promovido regularmente. Em pouco tempo, chegou ao cargo de diretor desta empresa.
Podemos dizer que esta capacidade de se destacar de forma positiva em meio ao caos, de buscar colocar ordem na desordem, essa capacidade é ser antifrágil? Que a atitude de ser a referência em um lugar sem referências, é atifrágil? Que este conceito serve tanto para as coisas de economia quanto fora dela? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

×
×
  • Criar novo...