Jump to content

Recommended Posts

Oi S@rdinhas,

FOMO, como já foi amplamente discutido por aqui é o Fear Of Missing Out, que traduzido significa Medo de Ficar de Fora.  Isso normalmente acontece quando o mercado está tendo rally de alta ou de baixa e a manada está indo toda numa mesma direção, normalmente seguindo notícias e "alertas" de influenciadores na internet.

Já o FOFM fui eu quem inventou, que é o Fear Of Fazer M&rd@.  Isso tem acontecido comigo direto e é algo que estou lutando contra...

Acontece quando eu vejo um dos ativos que tenho estando muito barato e me da vontade de comprar (indicado pela minha estratégia, somada ao conhecimento fundamentalista que construi do ativo), mas vejo que o mercado está indo na direção oposta.  o raio da FOFM já me fez "não confiar no meu taco" várias vezes e, depois de alguns dias, vejo a reação e não consigo deixar de pensar na grana que deixei na mesa por não ter convicção da minha avaliação.

Para mm, o FOMO já não é mais um problema, pois não tenho me deixado influenciar pelas notícias, mas o FOFM está me perturbando...

Isso acontece com mais alguém?  Será que existe alguma forma, fora adquirir mais confiança com o tempo, de deixar esse viés sem vergonha de lado?  Como vocês lidam com isso? 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que quando estiver investindo no automático, não vai passar por isso. Tem que comprar tal coisa, manda a ordem e deu. Se já passou na sua analise, grandes chances de ser um bom ativo, caso de ruim, a tua carteira esta diversificada a ponto de não machucar seu patrimônio.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Pois é... o HCTR por exemplo, a 47 e eu me coçando para comprar, mas não comprei pois estava já excedido no que um ativo pode ter.  Já está na casa de 66-67 e subindo todos os dias, provavelmente rumo aos 100 reais.  Eu comprei um pouquinho quando estava ainda caindo, a 65 e a 54 reais.  Era para ter tido coragem e comprado mais.  Esse ativo é uma das pimentas da minha carteira e não ter comprado a 47-48 foi dinheiro deixado na mesa.  Mesmo em baixa, pagando 0,50 por cota, é um Yield de 1%am na compra.  Quando eu crescer eu vou aprender..  Já estou realizando que as minhas análises e conclusões dão certo na maioria das vezes.  A tendência é acertar mais, assim espero...

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

22 horas atrás, William Redig disse:

mas vejo que o mercado está indo na direção oposta

Às vezes uma pessoa ganha na mega sena sozinha.

 

É complicado mesmo, quando eu compro um ativo e ele começa a cair na sequência, da aquela sensação que poderia ter comprado ele melhor. Por um instante a vontade que bate é de vender pra pegar mais em baixo. Daí a gente precisa se colocar em nossos lugares 😅

Por isso o negócio é entrar só pra aportar mesmo, sem fica "de olho".

HCTR foi uma pena que não consegui pegar ele naquela hora :(

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Rai Nunes disse:

Às vezes uma pessoa ganha na mega sena sozinha.

 

É complicado mesmo, quando eu compro um ativo e ele começa a cair na sequência, da aquela sensação que poderia ter comprado ele melhor. Por um instante a vontade que bate é de vender pra pegar mais em baixo. Daí a gente precisa se colocar em nossos lugares 😅

Por isso o negócio é entrar só pra aportar mesmo, sem fica "de olho".

HCTR foi uma pena que não consegui pegar ele naquela hora :(

O passado micado está me salvando essa semana.  Mesmo com a queda de ontem, eu tem 3 FIIs que estavam (ainda estão na verdade) MUITO negativos e que ontem se recuperam de valor absurdamente, fazendo minha carteira fechar no positivo - pouquinho, mas positivo.

É mais uma lição de que buy and hold funciona!  Quando você menos espera, surpresas acontecem e as vezes boas surpresas!!

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, William Redig disse:

O passado micado está me salvando essa semana.  Mesmo com a queda de ontem, eu tem 3 FIIs que estavam (ainda estão na verdade) MUITO negativos e que ontem se recuperam de valor absurdamente, fazendo minha carteira fechar no positivo - pouquinho, mas positivo.

É mais uma lição de que buy and hold funciona!  Quando você menos espera, surpresas acontecem e as vezes boas surpresas!!

 

Eu tô no negativo agora, mas estou bem 😁

Inclusive tô pensando em comprar mais da que caiu (VALE).

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Rai Nunes disse:

Eu tô no negativo agora, mas estou bem 😁

Inclusive tô pensando em comprar mais da que caiu (VALE).

Eu só não compro mais vale, porque vai concentrar ainda mais a minha carteira, hoje ela é a minha maior posição na carteira de ação.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu só não compro mais vale, porque vai concentrar ainda mais a minha carteira, hoje ela é a minha maior posição na carteira de ação.

Eu gosto de pesos iguais (reais) por ativo.  É assim que faço o meu balanceamento.  Tem um valor total por classe de ativos, baseado na alocação por classe.  Tem outra regrinha de ouro que é nunca ter mais de 3% da carteira global em nenhum ativo.  Caso esse número seja atingido ou ultrapassado, tenho opção de vender e alocar em outros ativos pedindo aporte ou aportar mais em outros ativos "com fome" de modo a reduzir a posição do ativo que subiu demais.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 minutes ago, William Redig disse:

Eu gosto de pesos iguais (reais) por ativo.  É assim que faço o meu balanceamento.  Tem um valor total por classe de ativos, baseado na alocação por classe.  Tem outra regrinha de ouro que é nunca ter mais de 3% da carteira global em nenhum ativo.  Caso esse número seja atingido ou ultrapassado, tenho opção de vender e alocar em outros ativos pedindo aporte ou aportar mais em outros ativos "com fome" de modo a reduzir a posição do ativo que subiu demais.

Vale hoje só perde para dois FIIs, eu queria ir arrumar minha carteira, mas as ações mais concentradas são as minhas preferidas :/

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Vale hoje só perde para dois FIIs, eu queria ir arrumar minha carteira, mas as ações mais concentradas são as minhas preferidas :/

Eu não acreditava que chegaria o dia em que estaria feliz com minhas ações e FIIs, mas esse dia chegou. Tenho até uma concentração maior em alguns ativos, mas nenhum excede os 3%.  Foco em aportar mais em quem me paga mais e está barato.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, William Redig disse:

Eu não acreditava que chegaria o dia em que estaria feliz com minhas ações e FIIs, mas esse dia chegou. Tenho até uma concentração maior em alguns ativos, mas nenhum excede os 3%.  Foco em aportar mais em quem me paga mais e está barato.

Acho que nunca vou ser feliz por completo com a minha carteira, hoje eu estou tranquilo, feliz é uma palavra muito forte, preciso investir muito lá fora, vender os ativos ruins da minha carteira para falar que ela esta do jeito que eu quero.

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

9 minutes ago, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Acho que nunca vou ser feliz por completo com a minha carteira, hoje eu estou tranquilo, feliz é uma palavra muito forte, preciso investir muito lá fora, vender os ativos ruins da minha carteira para falar que ela esta do jeito que eu quero.

Quando eu disse feliz, foi feliz com o que tenho, mas ainda falta muita coisa.  Investir na gringa é uma delas.  Para mim, gringa hoje é IVVB11, EURP11 e uma merrequinha em BDRs que comprei para testar.  Tomando coragem....

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

53 minutes ago, William Redig disse:

Eu gosto de pesos iguais (reais) por ativo.  É assim que faço o meu balanceamento.  Tem um valor total por classe de ativos, baseado na alocação por classe.  Tem outra regrinha de ouro que é nunca ter mais de 3% da carteira global em nenhum ativo.  Caso esse número seja atingido ou ultrapassado, tenho opção de vender e alocar em outros ativos pedindo aporte ou aportar mais em outros ativos "com fome" de modo a reduzir a posição do ativo que subiu demais.

Até concordo, mas não vejo problema em extrapolar conforme as oportunidades. Será temporário, com o tempo vc rebalanceia. Tem que poder aproveitar também!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...