Jump to content
  • 0

Avaliação de diagrama do cerrado


Waldir Arevolo de Azevedo Neto

Pergunta

Boa tarde Sardinhas!!!
Procurei aqui no fórum mas não achei uma avaliação de diagrama do cerrado, gostaria que vocês mais experientes me ajudassem por gentileza, eu modifiquei algumas perguntas que já estavam prontas no diagrama e acrescentei algumas minhas, gostaria da opinião de vocês para ver se ficou legal e se são pontos relevantes para o AUXILIO do sucesso da carteira. Ressaltei o termo auxilio pois sei que primeiramente tenho que aplicar o método de avaliar o setor, scuttlebutt nas perguntas que fazem sentido pra mim e por fim indicadores. Sem mais delongas, abaixo seguem minhas perguntas:  EFICIÊNCIA A empresa apresenta uma boa margem liquida ? (industrias + de 8\% / Serviços + de 20\%) (Bancos sempre sim)  EFICIÊNCIA A empresa está com uma boa margem EBIT (acima de 10\%) ? Comparar com EBITDA para avaliar depreciação e amortização  RENTABILIDADE ROE historicamente superior à 10\%? (Considere anos anteriores).  RENTABILIDADE Tem um crescimento de receitas (Ou lucro) superior a 8\% nos últimos 5 anos?  RENTABILIDADE A dívida líquida da empresa é menor que o lucro líquido dos últimos 12 meses?  RENTABILIDADE Div. Líquida for negativa ou DL/P/L for menor que 50\%, sempre SIM.  PREÇO O indicador P/VP da empresa está abaixo de 5?  PREÇO O indicador P/L da empresa está abaixo de 15 ?  PREÇO O indicador P/SR está abaixo de 5 ?  RETORNO A empresa tem um histórico de pagamento de dividendos?  RETORNO A empresa tem um indicador DY acima de 2\% ?  GOVERNANÇA A empresa tem uma boa gestão? Se possuir histórico de corrupção é sempre não  GOVERNANÇA A empresa tem segmento de listagem acima de nível 2 ?  GOVERNANÇA A empresa é atrativa aos funcionários ? Se possui processos e problemas trabalhistas.  INOVAÇÃO A empresa investe amplamente em pesquisa e inovação? Setor Obsoleto colocar sempre não.  RESISTÊNCIA AO TEMPO Tem mais de 30 anos de mercado? (Fundação)  RESISTÊNCIA AO TEMPO O setor em que a empresa atua tem mais de 100 anos?  PROTAGONISMO É líder nacional ou mundial no setor em que atua? (Só considera se for LÍDER, primeira colocada)  PORTE A empresa é uma BLUE CHIP?  RISCO POLÍTICO É livre de controle ESTATAL ou concentração em cliente único?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
Tem que tomar MUITO cuidado para não desbalancear para um tipo de critério específico, se não, pode fazer sempre o mesmo tipo de empresa ficar com a nota MUITO alta e penalizar alguns setores, eu tomei muito cuidado com isso na definição desses critérios, se você pega ROE elevado, crescimento de receita elevado, EBIT e desconsidera lucro e outros indicadores de empresas estáveis, pode acabar ficando com uma carteira "pesada" em vários pontos, onde empresas clássicas não passariam.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...