Jump to content
  • 0

ações e aluguel


Ivan Teixeira Vicente

Pergunta

Bom dia sardinhas e bons investimentos...

Gostaria de saber quem já concluiu ou tem o conhecimento da seguinte pergunta....

Quem aluga a ação tem que fazer declaração ou paga alguma tributação sobre ela enquanto esta alugada?

ou não tem nenhum tipo de tributação pra que disponibiliza... E sim quem esta alugando é quem tem deveres?

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
15 minutes ago, ivan teixeira vicente disse:

Bom dia sardinhas e bons investimentos...

Gostaria de saber quem já concluiu ou tem o conhecimento da seguinte pergunta....

Quem aluga a ação tem que fazer declaração ou paga alguma tributação sobre ela enquanto esta alugada?

ou não tem nenhum tipo de tributação pra que disponibiliza... E sim quem esta alugando é quem tem deveres?

Bom dia.

Pelo que entendi, vc tem que declarar todos os centavos que ganha com o aluguel.

O @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa acabou dando um exemplo prático, apesar de ter usado o MyProfit para fazer automaticamente:

 

Sinceramente, não me lembro se tem tributação em cima disso. Mas precisa declarar direitinho.

Quanto aos proventos, vc recebe normalmente e segue a lógica padrão.

Acredito que o próprio Danilo deva confirmar essa informação aqui.

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
52 minutes ago, ivan teixeira vicente disse:

Bom dia sardinhas e bons investimentos...

Gostaria de saber quem já concluiu ou tem o conhecimento da seguinte pergunta....

Quem aluga a ação tem que fazer declaração ou paga alguma tributação sobre ela enquanto esta alugada?

ou não tem nenhum tipo de tributação pra que disponibiliza... E sim quem esta alugando é quem tem deveres?

Tem IR na fonte, você só precisa declarar, como o @Rai Nunes comentou, eu assino o MyProfit, eles puxam os dados da B3, informando automaticamente, no meu caso, eu acho que compensa assinar, você precisa ver se no teu caso faz sentido, ou se compensa fazer você mesmo uma planilha com as infomações da corretora.

  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá, Ivan!

Fiz uma pesquisa sobre isso. Vou colocar aqui as informações que achei relevantes. Espero que sane todas as suas dúvidas.
 

Na declaração do ano seguinte ao aluguel, tem de pagar IR sobre o valor recebido no aluguel das ações.

  • Quando um investidor faz a doação de ações para aluguel, ele recebe uma remuneração baseada em uma taxa de juros pré-definida, o que faz com que esses ganhos sejam considerados renda fixa. 

  • Dessa forma, eles são tributados de acordo com a tabela de Imposto de Renda de renda fixa com alíquotas decrescentes de 22,5% (para prazos menores que 6 meses) e 15% (para prazos superiores a 2 anos). 

  • O prazo pelo qual o ativo fica alugado depende do tomador do empréstimo e muito raramente ultrapassa os seis meses. 

  • Na prática, o investidor já recebe o rendimento líquido na conta da corretora, ou seja, não é necessário tomar nenhuma atitude extra ao longo do ano, como acontece com as ações, por exemplo.

  • Como declarar aluguel de ações no IR como Doador:

    • O doador deve ter em mãos o informe de rendimentos enviado pela B3 (bolsa de valores brasileira);

    • No programa de Declaração do IRPF, selecione a opção “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva” e escolha “Novo”;

    • Logo após, selecione o código “06 – Rendimentos de aplicações financeiras”;

    • Então, faça a seleção do titular do recebimento do aluguel no campo “Tipo de Beneficiário”;

    • No campo CNPJ da Fonte Pagadora, insira o CNPJ da B3 (09.346.601/0001-25);

    • No campo da fonte pagadora: “B3 S.A. – BRASIL, BOLSA, BALCÃO"; 

    • E, por fim, coloque o valor líquido referente ao total recebido durante o ano inteiro, conforme consta no informe de rendimentos disponibilizado pela B3.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...