Jump to content

Imposto de Renda morando temporariamente fora do país


Recommended Posts

Aproveitando essa rede de conhecimento e de networking fantástica que temos aqui, quero ver se alguém está ou já esteve na minha situação e tem algum conselho pra mim.
Me mudei para a Republica Tcheca em Julho de 2020. Volto ao Brasil uma vez por ano e não dei saída definitiva do país, já que não sei quanto tempo vou ficar aqui e nem queria parar de investir no Brasil.
Estou no processo de declarar meu imposto de renda e sei que a republica tcheca tem um acordo com o Brasil para evitar a bitributação. Recebo salário aqui, mando uma parte regularmente pro Brasil e invisto.
Minha pergunta é, ou melhor, minhas perguntas são: - Alguém aqui morou fora do país e continuou declarando IR normalmente? - Fez sua declaração você mesmo ou usou algum serviço? (aceito indicações) - Na minha situação, faria algo diferente?
Obrigada!
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

  • Time AUVP (Admin)
Eu não domino 100\% esse assunto, já que nunca morei fora e nem pretendo, mas como você pretende voltar ao Brasil, eu manteria a declaração toda centrada no Brasil, como se essa fosse uma viagem comum, até porque se suspender as declarações aqui teria problemas para investir nacionalmente.
Você trabalha na República Tcheca ou gera renda aí? Não da para declarar tudo por aqui normalmente?
Link para compartilhar
Share on other sites

O problema é que se passar mais de 1 ano fora do país sem pisar no território brasileiro, a receita já considera como brasileiro não-residente, e precisaria informar no mínimo ao seu banco para transformar a sua conta em uma de não residente. Alguns podem criar empecilhos mas na minha agência foi tranquilo.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 semanas depois...
Oi Fernanda! Estou na mesma situação que você. Eu estou nos EUA há mais de 1 ano seguido pois não consegui ir ao Brasil por conta da pandemia. Eu não fiz declaração de saída pois não quero deixar de investir no Brasil e além disso eu e meu marido temos empresa no Brasil funcionando normalmente então por conta disso é obrigatório a declaração do IR. Esse ano estamos fazendo o IR normalmente mas não sei se estou fazendo a coisa certa! Estou me sentindo muito confusa também e com medo de estar fazendo errado! Eu não consegui encontrar essa resposta em nenhum lugar ainda.
A respeito da declaração, é a minha primeira vez e estou conseguindo fazer tudo sozinha e achando bem tranquilo, se vc tiver duvidas grita ai! :)
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...