Jump to content
  • 0

Setor Alimentício.


Carlos Marcos Gasparette de Oliveira

Pergunta

Está ai um setor que quero olhar as empresas com mais calma. Pensei nele primeiro pela parte da agricultura, afinal todo ano é recorde de safra, mas resolvi ampliar a peneira para o setor alimentício em geral.

De Fiis acho que só temos 2 ligados ao agronegócio (um deles não tem um histórico muito bom). De Ações a coisa fica bem ampla, tendo que olhar com mais calma, mas parece . Mas de agro mesmo, só 2 (se não me engano).

Agora é sentar e descobrir o como funciona o setor, seu risco para balancear na carteira, o impacto do dolar, se é uma commodity e como oscila o preço, qual o risco que o gov pode ter no setor, descobrir se as empresas compartilham a perenidade do setor...
Alguém tem alguma dica, comentário ou algo a acrescentar?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
O setor de commodities em geral é bem interessante, estou começando a estudar para entender os ciclos, como funcionam as empresas e se valer a pena qual o melhor momento estudar. Minhas primeiras análises tem sido no setor de mineração/siderurgia. Estou estudando como essas industrias vão ser impactadas pela retomada da economia, qual a demanda real desses ativos. No geral são empresas perenes como VALE, CSN (para mineração) e GOAU/GGBR, USIMINAS (para siderurgia). Mas ainda não consegui concluir se devo entrar ou não. No setor de papel e celulose confesso que tenho que estudar melhor os cases de Kablin e Suzano, parecem interessantes. Na parte de alimentos, como você disse temos diversas opções. É um setor que sempre vai ter demanda. Quero estudar o case de Ambev e entender como essa mudança mais pra tech pode impactar e melhorar os negócios.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Complementando, algo que pode ser muito interessante foi o projeto de lei que foi aprovado recentemente do Fiagro. Que vai criar os fundos de investimento em agronegócio, ou seja, basicamente um fii só que voltado pro desenvolvimento do agronegócio.
https://exame.com/brasil/camara-aprova-pl-que-cria-fundos-de-investimentos-para-o-setor-agropecuario/

https://www.canalrural.com.br/agronegocio/fiagro-e-aprovado-no-senado/
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Setor Agro é um dos que eu me sinto mais confiante em investir pois desde que o mundo é mundo precisamos de alimentos e agora com quase 8 bilhões de pessoas para alimentar esse setor esta mais aquecido do que nunca, sou meio suspeito em falar pois tenho uma propriedade onde criamos gado de corte voltado para a genética do Aberdin Angus, estou envolvido diariamente com o setor e todos que eu conheço estão muito otimistas com o futuro. No momento invisto em duas empresas do setor que se não mudarem os fundamentos pretendo levar para a vida.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Também acredito que alimento sempre será necessário. Definido setor de análise, o próximo passo seria listar as empresas do setor? Sinceramente, vi os FII de agronegócio e achei que ficaram muito dependentes de poucos locadores. Até me pareceu uma jogada boa para apenas uma das partes. Daí, além do setor, seria o caso de concentrar esforços em ações? Também haveria alguma REIT?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
Eu comecei a estudar sobre o setor não cíclico e fui logo para o subsetor de alimentos processados, a primeira coisa que me veio a cabeça é que as pessoas nunca vão deixar de comprar alimentos, podemos ver nessa pandemia, mesmo com o fechamento do comércio, com a paralização de muitos serviços e com o desemprego, as pessoas continuaram comprando esses tipos de alimentos. Durante esse período de lockdown o auxílio ajudou um pouco, eu fiz uma pesquisa com alguns mercados e supermercados da minha região para empresa que eu trabalho e a maioria falou sobre esse suporte que o auxílio deu. Então é um setor muito interessante que promove muita praticidade para as pessoas. Mas eu ainda vou estudar muito pra entender melhor.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...