Jump to content
  • 0

SAÚDE DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA


Gustavo Ribeiro Pinto

Pergunta

Fiquei com certas dúvidas sobre o que devo valorizar mais após consultar as instituições que utilizo (Corretoras e Bancos) no Banco Data. Bom, primeiramente comparando os Bancos (onde tenho minha reserva de Emergência dividida em dois deles que são Banco do Brasil e Nubank). No Banco do Brasil mantenho até hoje guardado na poupança o que consegui guardar enquanto estava na faculdade, após formado terminei a reserva de emergência na Nubank. Porem comparando os dois Bancos (e nas aulas o Raul deixa claro que os pontos mais importantes são Lucros e Índice de Basiléia). Verifiquei que o Banco do Brasil aparesenta lucros consistentes e um ínidice de Basiléia de 21\% (então a princípio, uma instituição saudável, como era de se esperar). Porem a NUBANK (instituição financeira). Apresenta um índice de Basiléia de mais de 40\%, porem vem apresentando prejuizos constantes nos ultimos 4 anos nunca teve lucro. E nesse ponto fico me questionando o que devo valorizar mais, e como uma instituição que tem prejuizos constantes pode manter um alto ínidice de Basiléia, vi que vários aqui utilizam para reserva de emergência, e acredito que realmente seja seguro, porem fiquei com este questionamento.


Outra dúvida no mesmo sentido foi em relação a corretoras. Porque utilizo a Rico até o momento, mas fiz consta na Easy recentemente para verificar as ofertas de renda fixa. Porem ao verificar no site, a Easy tem um índice de Basiléia negativo de (-4,6\%), alem de prejuizo nos 2 ultimos anos. Assim sendo, me preocupou um pouco se é seguro manter meus investimentos por lá. Sei que é instituição listada na B3 e que meu capital investido não fica na posse da instituição, mas confesso que me assustei um pouco quando olhei estes números. Se alguem puder me ajudar a exclarecer estas dúvidas, eu agradeço.
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 1
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
Oi Gustavo, o nubank apresenta prejuízos pq ele está em crescimento, isso é normal quando uma empresa está em fase de expansão. A Easynvest foi comprada pelo nubank no ano passado, pelo que eu li, tbm está em expansão, investindo em tecnologia e inovações voltada para investimentos para pessoas físicas. Eu tbm tenho conta nas duas e ontem eu recebi um e-mail que a easynvest zeruo a taxa de corretagem, isso me deixou muito feliz, rsrs. Com relação a consulta das instituições no Banco Data, ela seja importante quando vamos escolher os ativos para investimento em renda física, eu comparo eles como se vc a consulta ao Serasa e SCPC que as empresa fazem para saber se somos bons pagadores ou não, e a taxa de juros que seria para os empréstimos. Quanto menos ponto a pessoa tem, maior seria a taxa de juros, pois o risco é maior de calote.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...