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Me ajude a comprar um carro.


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2 horas atrás, Camila Souza disse:

Espalhando a palavra de quem comprou carro usado duas vezes (a primeira quebrando a cara):

- Leve um BOM mecânico para olhar e rodar com você no carro de dia (não confie em medidor de quilometragem - quase todos são adulterados)

- De preferência carros que tiveram apenas 1 dono e analisa o interior do carro. Geralmente demonstra o  nível de cuidado do proprietário (fonte: vozes da minha cabeça)

- Pesquise sobre a disponibilidade de peças no mercado, para revisões, e "ferro novo", caso precise. Compre sempre o que for mais acessível.

- Nunca pague acima da tabela fipe só pq o carro ta "bonito" ou modificado esteticamente. Não faz sentido. 

- Pergunte ao redor. As vezes tu tem aquele tio mais bem de vida cuidadoso, ou amigo do tio rico que ta querendo vender o carro de estimação. Se tu conhece a pessoa, fica mais facil saber se ela bateu o carro ou não rsrsrs

Boa sorte! 

Boa demais. 
O bom mecanico já tenho, vou fazer a revisão completa, saberei se o carro foi batido e tudo mais. 
Carro usado e mais antigo vai ser dificil de achar com apenas 1 dono, mas não tenho pressa, vou pesquisar aqui na região até achar um que valha a pena. 
Essa das peças to vendo também, as vezes o molho sai mais caro que o peixe, acaba nem compensando. 

Valeu pelas dicas meu caro, continuarei na busca

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1 hour ago, Wendell Costa disse:

Boa demais. 
O bom mecanico já tenho, vou fazer a revisão completa, saberei se o carro foi batido e tudo mais. 
Carro usado e mais antigo vai ser dificil de achar com apenas 1 dono, mas não tenho pressa, vou pesquisar aqui na região até achar um que valha a pena. 
Essa das peças to vendo também, as vezes o molho sai mais caro que o peixe, acaba nem compensando. 

Valeu pelas dicas meu caro, continuarei na busca

de nada, minha cara kkk

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Opa! Pois é... carro no Brasil tá com preços surreais. Praticamente dobrou de preços em poucos anos.

Carro com mais idade não é por si só um problema. Ao comprar veículo usado você pode avaliar o material através de alguns truques. Vamos lá: para saber se o motor está saudável (não está a um passo de fundir), você pode abrir o capô e retirar a tampa de onde se colocao óleo do motor, fica na tampa de válvula, normalmente é amarela ou preta. Tire a tampa (de onde se coloca óleo do motor) e veja se ela está "limpa", sem resíduos pretos, como borra preta de óleo). Se stiver limpa, tá tudo bem. Outra forma de checar a vida do motor é passando o dedo lá no escapamento. se o dedo sair preto (muita fumaça) é pq não está bem. Saiba que um veiculo pode, de acordo com o próprio fabricante consumir até meio litro de óleo do motor a cada 1.000km rodados. Ou seja, baixar um pouco de óleo não é por si só um problema. Lá no escapamento, se o dedo não sair tão preto (de fumaça preta), mas sim meio branco (fumaça branca), o problema é outro. Está misturando agua com óleo no motor, as juntas de cabeçote ou mesmo do bloco entre os canais de agua (arrefecimento) estão vazando agua para os canais de lubrificação (onde circula o óleo). Para verificar suspensão, dê uma volta no carro na rodovia. Aos 100Km/h em um parte reta, solte o volante e veja se o carro se mantem em linha reta; ainda em uma velocidade de 60km/h pise no freio bem forte e veja se o carro mantem a trajetoria reta ao freiar. Se em ambos os casos, ou apenas 1 que seja, significa problemas em componentes de suspensao, amortecedores ou pneus. Se for apenas o alinhamento de rodas (pode o vendedor dizer isso para justificar a falha), está certo apenas se o carro não se mantiver em linha reta ao soltar o volante a velocidade de 100km/h. Mas, se falhar em manter trajetoria reta (jogando a frente para um lado ou outro) na freiada brusca, podem ser vários problemas, e acumulados, além do alinahmento de direção.

Aspectos estéticoss (arranhoes, amassados, ferrugem) demonstram o quanto o proprietário anterior era (ou não) zelozo com o carro. Normalmente quem cuida da aperencia do carro, interna e externa, tende a cuidar bem da máquina, a mecânica. Trocar óleo e outros fluidos em dia, sempre reparar qualquer coisa que pare de funcionar. Então, se você encontrar carro aparentemente deileixado, é mal sinal. "ah, o ar condicionado não tá gelado Dr. mas é só colocar o gás". Não é bem assim. Ar condicinado possui Compressor, Sensores, Ventilador, Central eletrônica de controle, tubulações (que contém um tipo de óleo que vai além do gas de refrigeração), possui o carro um radeador e sistema de arrefecimento mais robusto (e aqui quero dizer que a manutenção é mais complexa e cara) que carro que não possui A/C. 

Outra forma de avaliar se o carro tá em boa forma é olhar os pneus. Normalmente um proprietário cuidadoso coloca os 4 pneus iguais (mesma medida e mesma marca - goodyear, michelin, pirelli, yokohama, toyo, dunlop, firestone, etc).

A respeito da procedencia do veículo (não pertencer a leilão, carro de sinistro ou recuperado de sinistro, e outras pendencias a cerca do histórico do carro) você pode fazer uma pesquisa em um sistema chmado CHECKAUTO. Não dá pra olhar todos os carro aí, pois, isso é pago. Então, se encontrar um ou outro carro em que você percebe que vale a pena, pague por esse relatório. 

Isso expõe esses dados de registro do carro: proprietários anteriores, recalls, se teve sinistro ou não, se já se envolveu em acidente ou não, alguns históricos de manutenções (apenas se feito em concessionarias) e, talvez, possível Km contido no hodômetro, mas isso não é preciso). Para verificar se o carro tem mesmo a Kilometragem descrita no hodômetro, bem, é meio subjetivo. Tem de avaliar tudo isso que mencionei antes e concluir se, um carro com apenas "80.000km" tem tantos problemas, ou, se um carro realmente com "200,000km" está com tudo funcionando muito bem... Em geral, no Brasil, o km médio anual (em grandes cidades) é de 12 a 15mil km rodados. Em cidades menores, pode ser bem menos se o carro foi utilizado só em transito urbano. Então, não espere carro de 20 anos de idade com menos de 100 mil Km rodados. Pode haver, claro que sim. Mas não creio que um "filé" desse vai ficar de bobeira no mercado. Esse tipo de carro é vendido sem o dono abrir a boca.

Carros toyota e honda suportam, sem bem mantidos antes, 500 mil km rodados tranquilamente. Um outro ponto de atenção, se o carro tem transmissão automática, é saber se já foi trocado o óleo da transmissão. Ele vence por tempo ou Km rodado. E uma troca dessas tá em torno de R$ 600,00 (por quem sabe o que faz). É uma coisa muito sensível. Também, ao procurar um carro com essa idade, pense aí em ter em backup até uns R$ 5 mil para, eventualmente, trocar pneus, freios, fluidos. Coisas de desgaste pelo uso. Se o carro que você encontrar requer essas manunteções, isso não é problema. Mas é óbvio, que o preço do carro tem de estar abaixo do mercado caso seja necessário dispender relevante valor com sua manutenção inicial após compra.

Considere outros bons carros. Difícil encontrar (mais velho e ainda bem conservado ou com baixo Km), mas se é dificil é porque é bom. Corsa 1.4cc (é aquele Corsa mais luxuoso, mais imponente, não é aquele que pequenino não). Toyota Etios. Honda City e Fit. 

Mais uma coisa, existe uma ferramenta que avalia se o carro já teve profundo reparo de funilaria (quando se passa muita massa na carroceria ao invés de trocar a peça toda, como, para lama, porta, lateral, capô, tampa de porta-malas... toda a chapa do carro) ou não. Caneta para verificar densidade da chapa de aço do carro. Sinceramente não sei se vale o investimento. Mas você pode improvisar algo parecido, a ponta dela é um imã bem sensível com mola dentro. Então, se o imã não "colar" firme no metal é pq tá cheio de massa, e que dizer que o carro tomou uma pancada e tanto naquela área. Qual o problema de uma pancada, no para lama, por exemplo: isso pode empenar a longarina do carro. Longarina é onde se apoia a suspensão do carro. Então, isso causa desgaste irregular e prematuro de pneus, o carro não dá alinhemnto de direção e, obviamente, o carro sempre vai puxar praquele lado onde há o desalinhamento da carroceria. Isso também tem solução, mas não é barato.

Olhe debaixo do carro se está tudo no lugar (mangueiras, cabos, parafusos, se o tanque de combustivel não está avariado - amassado), se não está enferrujado. Também olhando por baixo lá na frente aonde tem o motor, dá pra olhar se está humido (portanto, vazamentos de óleo, do motor ou da transmissão).

Bem, isso é um resumo geral aí da "perícia" a se fazer num carro usado.

Finalmente, ainda que encontre um carro "perfeito", no preço certo. Compre, claro. Mas ainda recomento que faça os seguintes serviços, ainda que digam que foi feito recentemente: troca de oleo do motor, filtro de oleo do motor, filtro de ar do motor, filtro de A/C (se tiver), trocar fluido do radiador (arrefecimento), verificar qualidade do fluido de freio - isso também tem de ser trocado no intervalo de alguns anos, velas do motor, filtro de combustivel e verificar se aparetemente não há vazamento de fluidos. Calibrar pneus, alinhas direção e balancear rodas. Verificar carga da bateria e capacidade do Alternador (carro ligado, 13 a 14Ah no amperímetro é o número da "saúde" dele).

Feito isso, aproveites os passeios e as viagens sem se preocupar.

Bem, isso é só um panorama geral. 

  • Aí cê deu aula... 1
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On 25/09/2023 at 23:06, Odilon disse:

Opa! Pois é... carro no Brasil tá com preços surreais. Praticamente dobrou de preços em poucos anos.

Carro com mais idade não é por si só um problema. Ao comprar veículo usado você pode avaliar o material através de alguns truques. Vamos lá: para saber se o motor está saudável (não está a um passo de fundir), você pode abrir o capô e retirar a tampa de onde se colocao óleo do motor, fica na tampa de válvula, normalmente é amarela ou preta. Tire a tampa (de onde se coloca óleo do motor) e veja se ela está "limpa", sem resíduos pretos, como borra preta de óleo). Se stiver limpa, tá tudo bem. Outra forma de checar a vida do motor é passando o dedo lá no escapamento. se o dedo sair preto (muita fumaça) é pq não está bem. Saiba que um veiculo pode, de acordo com o próprio fabricante consumir até meio litro de óleo do motor a cada 1.000km rodados. Ou seja, baixar um pouco de óleo não é por si só um problema. Lá no escapamento, se o dedo não sair tão preto (de fumaça preta), mas sim meio branco (fumaça branca), o problema é outro. Está misturando agua com óleo no motor, as juntas de cabeçote ou mesmo do bloco entre os canais de agua (arrefecimento) estão vazando agua para os canais de lubrificação (onde circula o óleo). Para verificar suspensão, dê uma volta no carro na rodovia. Aos 100Km/h em um parte reta, solte o volante e veja se o carro se mantem em linha reta; ainda em uma velocidade de 60km/h pise no freio bem forte e veja se o carro mantem a trajetoria reta ao freiar. Se em ambos os casos, ou apenas 1 que seja, significa problemas em componentes de suspensao, amortecedores ou pneus. Se for apenas o alinhamento de rodas (pode o vendedor dizer isso para justificar a falha), está certo apenas se o carro não se mantiver em linha reta ao soltar o volante a velocidade de 100km/h. Mas, se falhar em manter trajetoria reta (jogando a frente para um lado ou outro) na freiada brusca, podem ser vários problemas, e acumulados, além do alinahmento de direção.

Aspectos estéticoss (arranhoes, amassados, ferrugem) demonstram o quanto o proprietário anterior era (ou não) zelozo com o carro. Normalmente quem cuida da aperencia do carro, interna e externa, tende a cuidar bem da máquina, a mecânica. Trocar óleo e outros fluidos em dia, sempre reparar qualquer coisa que pare de funcionar. Então, se você encontrar carro aparentemente deileixado, é mal sinal. "ah, o ar condicionado não tá gelado Dr. mas é só colocar o gás". Não é bem assim. Ar condicinado possui Compressor, Sensores, Ventilador, Central eletrônica de controle, tubulações (que contém um tipo de óleo que vai além do gas de refrigeração), possui o carro um radeador e sistema de arrefecimento mais robusto (e aqui quero dizer que a manutenção é mais complexa e cara) que carro que não possui A/C. 

Outra forma de avaliar se o carro tá em boa forma é olhar os pneus. Normalmente um proprietário cuidadoso coloca os 4 pneus iguais (mesma medida e mesma marca - goodyear, michelin, pirelli, yokohama, toyo, dunlop, firestone, etc).

A respeito da procedencia do veículo (não pertencer a leilão, carro de sinistro ou recuperado de sinistro, e outras pendencias a cerca do histórico do carro) você pode fazer uma pesquisa em um sistema chmado CHECKAUTO. Não dá pra olhar todos os carro aí, pois, isso é pago. Então, se encontrar um ou outro carro em que você percebe que vale a pena, pague por esse relatório. 

Isso expõe esses dados de registro do carro: proprietários anteriores, recalls, se teve sinistro ou não, se já se envolveu em acidente ou não, alguns históricos de manutenções (apenas se feito em concessionarias) e, talvez, possível Km contido no hodômetro, mas isso não é preciso). Para verificar se o carro tem mesmo a Kilometragem descrita no hodômetro, bem, é meio subjetivo. Tem de avaliar tudo isso que mencionei antes e concluir se, um carro com apenas "80.000km" tem tantos problemas, ou, se um carro realmente com "200,000km" está com tudo funcionando muito bem... Em geral, no Brasil, o km médio anual (em grandes cidades) é de 12 a 15mil km rodados. Em cidades menores, pode ser bem menos se o carro foi utilizado só em transito urbano. Então, não espere carro de 20 anos de idade com menos de 100 mil Km rodados. Pode haver, claro que sim. Mas não creio que um "filé" desse vai ficar de bobeira no mercado. Esse tipo de carro é vendido sem o dono abrir a boca.

Carros toyota e honda suportam, sem bem mantidos antes, 500 mil km rodados tranquilamente. Um outro ponto de atenção, se o carro tem transmissão automática, é saber se já foi trocado o óleo da transmissão. Ele vence por tempo ou Km rodado. E uma troca dessas tá em torno de R$ 600,00 (por quem sabe o que faz). É uma coisa muito sensível. Também, ao procurar um carro com essa idade, pense aí em ter em backup até uns R$ 5 mil para, eventualmente, trocar pneus, freios, fluidos. Coisas de desgaste pelo uso. Se o carro que você encontrar requer essas manunteções, isso não é problema. Mas é óbvio, que o preço do carro tem de estar abaixo do mercado caso seja necessário dispender relevante valor com sua manutenção inicial após compra.

Considere outros bons carros. Difícil encontrar (mais velho e ainda bem conservado ou com baixo Km), mas se é dificil é porque é bom. Corsa 1.4cc (é aquele Corsa mais luxuoso, mais imponente, não é aquele que pequenino não). Toyota Etios. Honda City e Fit. 

Mais uma coisa, existe uma ferramenta que avalia se o carro já teve profundo reparo de funilaria (quando se passa muita massa na carroceria ao invés de trocar a peça toda, como, para lama, porta, lateral, capô, tampa de porta-malas... toda a chapa do carro) ou não. Caneta para verificar densidade da chapa de aço do carro. Sinceramente não sei se vale o investimento. Mas você pode improvisar algo parecido, a ponta dela é um imã bem sensível com mola dentro. Então, se o imã não "colar" firme no metal é pq tá cheio de massa, e que dizer que o carro tomou uma pancada e tanto naquela área. Qual o problema de uma pancada, no para lama, por exemplo: isso pode empenar a longarina do carro. Longarina é onde se apoia a suspensão do carro. Então, isso causa desgaste irregular e prematuro de pneus, o carro não dá alinhemnto de direção e, obviamente, o carro sempre vai puxar praquele lado onde há o desalinhamento da carroceria. Isso também tem solução, mas não é barato.

Olhe debaixo do carro se está tudo no lugar (mangueiras, cabos, parafusos, se o tanque de combustivel não está avariado - amassado), se não está enferrujado. Também olhando por baixo lá na frente aonde tem o motor, dá pra olhar se está humido (portanto, vazamentos de óleo, do motor ou da transmissão).

Bem, isso é um resumo geral aí da "perícia" a se fazer num carro usado.

Finalmente, ainda que encontre um carro "perfeito", no preço certo. Compre, claro. Mas ainda recomento que faça os seguintes serviços, ainda que digam que foi feito recentemente: troca de oleo do motor, filtro de oleo do motor, filtro de ar do motor, filtro de A/C (se tiver), trocar fluido do radiador (arrefecimento), verificar qualidade do fluido de freio - isso também tem de ser trocado no intervalo de alguns anos, velas do motor, filtro de combustivel e verificar se aparetemente não há vazamento de fluidos. Calibrar pneus, alinhas direção e balancear rodas. Verificar carga da bateria e capacidade do Alternador (carro ligado, 13 a 14Ah no amperímetro é o número da "saúde" dele).

Feito isso, aproveites os passeios e as viagens sem se preocupar.

Bem, isso é só um panorama geral. 

é uma aula, meu amigo. Obrigada por compartilhar!

  • Brabo 1
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