Jump to content
  • 0

marcação a mercado

Leonardo Mantovani

Pergunta

Assisti as aulas sobre marcação a mercado, estou postando aqui pois achei essa situação interessante pra gerar mais conhecimento em torno do assunto. 

faz alguns dias que apareceu destaque de renda fixa na minha corretora, e encontrei essa situação boa pra  fazer comparações estre as propostas, achei interessante a que se encontram em situação de temperatura e pressão iguais, isto é vencimento na mesma data, mesmo ofertante do produto, porem um pre fixado, uma atrelado a inflação e outro atrelado ao CDI

com eu vejo  :

- se no pre fixado temos 14,3% , a expectativa do ofertante é de uma "Media" no ipca ate 2029 seria de 6,5% a.a. 
- da mesma forma , o ofertante estaria na expectatica de um CDI medio anual no periodo seria de 11,9%.

Posso tirar essas conclusões?

anida, gostaria de saber o que vcs fariam nessa sitiuação, dependemos sempre da expectativa da selic e expectativa de IPCA. como lidar com isso sem ter uma bola de cristal ? 

obs: não estou comprando nenhum destes titulos, apenas estudando a cerca do assunto e gostaria da opinião dos colegas.

image.png.908fb04317cf72c8b7bc7e1ec3244a45.png

Link para compartilhar

1 resposta para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
31 minutes ago, Leonardo Mantovani disse:

se no pre fixado temos 14,3% , a expectativa do ofertante é de uma "Media" no ipca ate 2029 seria de 6,5% a.a. 
- da mesma forma , o ofertante estaria na expectatica de um CDI medio anual no periodo seria de 11,9%.

Bom dia Leonardo!
Cara, acho que não exatamente, depende muito do prêmio de risco que o título está tentando te oferecer. Claro, eles oscilam de acordo com a previsão de mudança dessas taxas. Como a inflação caiu e a previsão dela também, começaram a aparecer esses títulos de IPCA melhores; como a Selic está em tendência de queda, estão começando a aparecer uns CDBs que rendem acima de 100% com mais frequência, e o preço do prefixados também tem caído.

No geral, é melhor você escolher pelo tipo e pelo prêmio total do que fazer tipo de presunção. A escolha depende muito do seu objetivo. E lembre sempre: as previsões MUDAM O TEMPO TODO.

O pré-fixado te trava naquela taxa, então protege sua rentabilidade quando o CDI e os títulos travados nele caem.
O IPCA+ te protege de altas da inflação. E os títulos atrelados ao CDB são uma boa quando a Selic está alta, como agora, mas vc já encontra algumas de prazo mais longo, rendendo, por exemplo, 125%, mas se a Selic acabar subindo ou se mantendo alta por mais tempo, você acaba ganhando.

37 minutes ago, Leonardo Mantovani disse:

anida, gostaria de saber o que vcs fariam nessa sitiuação, dependemos sempre da expectativa da selic e expectativa de IPCA. como lidar com isso sem ter uma bola de cristal ? 

Essa é a parte que eu mais demorei pra entender, e acho que é a que as pessoas tem mais dificuldade. No final é bem simples: diversificação.

Se você escolher bons títulos sempre, mas tiver de vários tipos diferentes, você sempre vai ter aqueles que estão rendendo bem para aquilo que se propõem, e alguns que vão estar rendendo muito bem.

38 minutes ago, Leonardo Mantovani disse:

obs: não estou comprando nenhum destes titulos, apenas estudando a cerca do assunto e gostaria da opinião dos colegas.

Por fim, se for investir, te sugiro bater o olho nesses títulos em um lugar no qual você tenha taxinha private, porque já vi esses com taxas melhores por lá, haha.

Batendo o olho agora rapidinho, vi 125% do CDI e IPCA +10 😅

• Brabo 2
Link para compartilhar

• Criar novo...