📈 Renda Variável
Quer conversar sobre ações, fundos imobiliários ou outros temas pertinentes a Renda Variável? Aqui é o local, antes de criar um tópico faça uma pesquisa, talvez alguém já tenha criado um tópico semelhante.
Seja educado com os coleguinhas, todos nós somos burros com relação a algum tema.
-
- 2 respostas
- 683 visualizações
Quando comprarmos um ativo por uma corretora, aquele não fica neste, uma vez que a corretora é meramente um intermediador, os ativos ficam custodiados na CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), de modo que se a corretora falir, seus ativos estão resguardados. Mas e se a B³ falir o que acontece?
Última resposta por Flavio Prado, -
- 4 respostas
- 303 visualizações
Prezados(as), bom dia! Estudando sobre os indicadores financeiros, me deparo com uma dúvida que me deixou um pouco confuso com relação ao EBIT. O EBIT é o Lucro antes do juros e impostos, correto ? Logo analisando este DRE, entendo que o EBIT é o valor que consta em Lucro Operacional antes do resultado financeiro. Porém, no site no qual estava estudando foi dito que o EBIT é: EBIT = Lucro antes do IR e CS + Resultado financeiro EBIT = 720.506 + (-45.883) EBIT = 674.623 Gostaria de entender esta analise, pois esse exemplo me deixou confuso.
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 3 respostas
- 552 visualizações
Bom dia a todos! Na aula 06 - Análise de ações - PARTE 3 (Módulo 4), o Raul diz que a diferença entre o EBIT (lucro operacional) e o Lucro líquido corresponde aos lucro oriundo das aplicações e que esta diferença não pode ser muito grande. Mas quanto seria uma diferença muito grande? No exemplo da aula, a diferença do Lucro Líquido com a EBIT da Grendene, chegava a mais de 30%.
Última resposta por Marcelino Tanaka, -
- 1 resposta
- 67 visualizações
Alguém poderia me explicar por que o EBIT da CXSE3 é negativo se o lucro líquido é positivo?
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 2 respostas
- 309 visualizações
Bom dia, estou na aula 6 do módulo 4 (Renda variável) e estou com uma dúvida, pelo que entendi o EBTIDA é o lucro da empresa antes de juros, taxas, amortizações (perdas) e depreciações (perdas) e o EBIT é o lucro antes de juros (podem ser ganhos ou perdas) e taxas (perdas). Já que o EBTIDA não leva em consideração as perdas por amortização e depreciação ele deveria ser maior que o EBIT, correto? Porém na aula encontrei este exemplo, então gostaria de saber como posso interpretar essa situação. Uma outra dúvida, na aula o Raul apresenta a ITAÚSA e diz que a diferença entre Lucro Líquido e Lucro Operacional (EBIT) é o que a empresa lucra advindo do mercado financeiro, logo …
Última resposta por Gustavo Dutra Almeida, -
- 1 resposta
- 417 visualizações
Amigos. Duas dúvidas que acredito serem bem simples para os mais entendidos: 1 - A diferença entre EBIT e Margem EBIT é que os dois são referentes ao mesmo indicador, porém o primeiro é expresso por um número e o segundo é expresso em porcentagem. A mesma coisa vale para EBITDA e Margem EBITDA. Está correto? Ex: Movida EBIT 1,39 bilhão Margem EBIT -5,85% É o mesmo indicador porém escrito de forma diferente? 2 - Margem EBIT e Margem líquida são a mesma coisa? Muito obrigado desde já!
- 5 respostas
- 1.7k visualizações
Galera... Estava analisando a empresa Gerdau (GOAU4) e me deparei com um EBIT muito maior que o Lucro Líquido e lembrei da aula 3 ''Analisando uma ação'' em que o Raul comenta não ser um bom sinal, pois não queremos uma empresa investindo para nos kk Minha dúvida é.... Se o indicador EBIT for muito maior que o Lucro Líquido, já desconsidera a ação e o resto da analise?
Última resposta por Wesley Santos, -
- 2 respostas
- 271 visualizações
pessoal, assistindo o módulo 4, me deparei com uma duvida. o raul explica o que são os dois indicadores (ebit e ebtida). porém como tem um pouco de diferença entre eles, fico na duvida se na prática ao analisar uma ação, precisa analisar sempre os 2, ou se um faz mais sentido que o outro. exemplo: o ebitda desconsidera amortização e depreciação, nesse caso não seria melhor analisar o ebit ? que está descontando já as perdas com essas despezas? ou até observar somente a margem liquida, pois assim estaria dando atenção maior ao lucro real daquela operação.
Última resposta por Marco José Pereira, -
- 5 respostas
- 394 visualizações
Boa tarde pessoal. Estou vendo as aulas de análise de ações e estou colocando em prática. Ao analisar a empresa Gerdau (GOAU3), me deparo com: E ai vem minha pergunta: Como pode o EBIT ser tão maior que o lucro líquido? Na aula para saber o quanto a empresa ganhou com investimento o Raul faz: lucro líquido - EBIT. Isso quer dizer que o ganho antes das taxas e impostos e muuuito maior, e que depois de passar por tudo isso a empresa "perde muito dinheiro"??? (desculpa se minha pergunta ou linha de pensamento for mt burra ahaha)
Última resposta por Moisés Castro Dos Santos, -
- 1 resposta
- 144 visualizações
Estou lendo nos release de empresas, nos balanços, alguns termos com "ajustado", por exemplo Ebitda ajustado. O que significa esse "ajustado"?
Última resposta por Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, -
- 1 resposta
- 446 visualizações
Estava dando uma olhada em alguns indicadores em alguns dos 3 maiores bancos do Brasil (Bradesco,ITAU e Santander) e vi que o Bradesco e o Santander não apresentavam Ebitda, já o ITAU apresentava. Alguem saberia me dizer qual é o critério que adotam para essa divulgação ou não de informação ?
Última resposta por Matheus Malheiros Pinto, -
- 3 respostas
- 1k visualizações
Boa noite, Estava estudando a empresa CPFL, e seguindo o passo a passo da aula 6 parte 3 e surgiu uma dúvida. No site investidor 10 eu reparei que o EBITDA estava maior que o EBIT (pelo menos nos últimos 5 anos), sendo que na minha cabeça de investidor iniciante por entrar Depreciação e Amortização esse valor deveria obrigatoriamente ser menor que o EBIT. Essa minha afirmação realmente estaria correta? Existe alguma explicação para isto esta ocorrendo? https://investidor10.com.br/acoes/cpfe3/
Última resposta por Gurgel Gonçalves, -
- 0 respostas
- 121 visualizações
Indicadores que medem a eficiência e a rentabilidade de uma empresa são muito falados e levados em conta na hora de escolher dentre as empresas de um mesmo setor. Para avaliar a eficiência temos as margens: Margem bruta: lucro bruto dividido pela receita líquida. O lucro bruto é o que resta da receita após descontar os custos (gastos da produção); Margem EBITDA: EBITDA dividido por receita líquida. O EBITDA é o que resta do lucro bruto após descontar as despesas (gastos com administração, vendas, etc); Margem EBIT: EBIT dividido por receita líquida. EBIT é o EBITDA menos depreciação e amortização; Margem líquida: lucro líquido dividido por recei…
Última resposta por Yann Teixeira, -
- 9 respostas
- 432 visualizações
Bom dia, sardinhada! Eis um ponto que não tenho uma opinião formada ainda mesmo lendo relatórios e entendo números de maneira não isolada. O que seria mais atrativo e/ou coerente? Uma empresa estável de certa forma ou performa com belas margens ou uma empresa que apesar de não ter margens grandes (estando dentro da média do setor em que ela se encontra) apresenta um constante aumento de receitas e lucros? Alguém tem algum opinião sobre ou pontos a se considerar nessa avaliação?
- 4 respostas
- 1k visualizações
Fala ae! Venho um tempo acompanhando o IVVB11 e estava interessando em colocar um pouco nele para diversificar apesar de saber que investir diretamente lá fora seria melhor mas pela % e quantidade agora não faz sentido pra mim. Portanto tenho estudado mas não consegui comprovar absolutamente nada do que está em diversos sites e mesmo diversos analistas e canais do YouTube falam, que os dividendos são reinvestidos no próprio fundo ou que de fato replicam o ETF americano IVV como diz o próprio RI do IVVB11. Primeiro, se ele REPLICA MESMO o índice IVV como é calculada a cotação aqui? Pq a cotação do IVVB11 tá por vota dos R$270 enquanto do IVV tá por volta dos US$5…
Última resposta por Adriano Umemura,