📈 Renda Variável
Quer conversar sobre ações, fundos imobiliários ou outros temas pertinentes a Renda Variável? Aqui é o local, antes de criar um tópico faça uma pesquisa, talvez alguém já tenha criado um tópico semelhante.
Seja educado com os coleguinhas, todos nós somos burros com relação a algum tema.
-
- 4 respostas
- 1k visualizações
Fala ae! Venho um tempo acompanhando o IVVB11 e estava interessando em colocar um pouco nele para diversificar apesar de saber que investir diretamente lá fora seria melhor mas pela % e quantidade agora não faz sentido pra mim. Portanto tenho estudado mas não consegui comprovar absolutamente nada do que está em diversos sites e mesmo diversos analistas e canais do YouTube falam, que os dividendos são reinvestidos no próprio fundo ou que de fato replicam o ETF americano IVV como diz o próprio RI do IVVB11. Primeiro, se ele REPLICA MESMO o índice IVV como é calculada a cotação aqui? Pq a cotação do IVVB11 tá por vota dos R$270 enquanto do IVV tá por volta dos US$5…
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 2 respostas
- 320 visualizações
Boa noite! Escolhi o setor de Energia elétrica para ser o primeiro setor a ser analisado. E percebi que a EGIE3 se destaca muito com relação as outras do subsetor de Geração de energia. Tem alguns indicadores absurdos como ROE (39,5%), Margem Líquida (41,09%), Margem EBIT (72,02%). Isso faz a empresa ser muito atrativa. Porem, a Dívida Líquida/EBITDA está em 1,97 (e passou de 2,5 nos ultimos anos). Além disso, a Dívida Bruta/Patrimônio é de 1,92. O CAGR Receitas é de 1,64%. A receita dela diminuiu R$ 2 Bi de 2021 pra agora, mesmo o Lucro crescendo 13,69% (CAGR Lucros). Além disso, olhando o RI, observei no último DRE, que a empresa tem o Payout mínimo…
Última resposta por Gabriel Darin Verga, -
- 11 respostas
- 520 visualizações
Olá! Minha carteira de ações é composta de 10 ativos sendo que 5 são do setor financeiro (apesar de algumas de segmentos diferentes) sendo elas: Itausa, Bradesco, B3, Porto Seguro e BB Seguridade. Deixando minha carteira de ações com uma exposição de 51,7% em setor financeiro, 22,41% em setor de utilidade pública, 10,44% em setor de bens industriais, 8,99% no setor de saúde e 6,46% em setor de biocombústivel e gás. Visando diminuir a exposição no setor financeiro e aumentar em outro setor perene (no caso utilidade pública) gostaria de uma opnião. Estou cogitando em colocar mais uma empresa no setor de energia em minha carteira (já tenho TAEE11 que é transmi…
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 6 respostas
- 375 visualizações
Pessoal, antes de entrar na AUVP, montei uma estratégia de investimentos que consiste em comprar ações baratas, com bons fundamentos, que paguem dividendos razoáveis (em torno de 6%) e que tenham espaço para crescimento. Hoje, invisto nas seguintes ações: Baza: por exemplo, não tem tag along e possui baixa liquidez, mas cresceu muito e tem bons fundamentos. Para me proteger, coloco um banco como o BBAS3 para segurar a flutuação do preço quando as ações do Baza são vendidas. Ambos são estatais. Agro: é uma ação que passa por momentos de baixa, mas possui ótimos fundamentos para o longo prazo e instabilidades características do setor. SIMH: é …
Última resposta por Matheus P S, -
- 0 respostas
- 196 visualizações
Olá sardinhas, Observando a alta dos juros e a queda no valor das ações e FII, quais setores merecem uma atenção especial para aproveitar essa oportunidade, focando na geração de dividendos? Abraços a todos, Marcia Freitas Atualmente tenho: BBAS3- 11,99%, BBDC3- 2,62%, CMIG4 - 1%, CMIN3 - 0,94%, CPFE3 - 2,36%, CSMG3-0 ,4%, ITSA4- 1,99%, ITUB3 - 0,48%, IVV - 2,78%, KLBN4- 0,26%, LEVE 3 - 0,9%, SAPR3 -4,15%,SAPR4- 4,65%, SCHD- 6,07%, TAESA11- 1,69%, VNQ- 0,96%, VNQI- 0,47%, VT-2,3%, WEG3-1,1% FII GSFI11 -0,75% JURO11 -1,54% KNHF11 - 3,21% KNHRI -8,81% MXRF11 -3,83% VISC 11 -11,12%
Última resposta por Marcia Freitas, -
- 3 respostas
- 281 visualizações
Olá! Comecei a estudar FII seguindo os conceitos das aulas do módulo 4. Logo logo tropecei no BRCR11. Chamou minha atenção que está cada vez mais descontado (PVP < 0,5). Não consegui compreender em quais dos fundamentos ele está falhando e gostaria de ouvir a opinião da comunidade para contrapor minhas hipóteses. Entendo que o fundo tenha um histórico bom, pagando consistentemente ~R$0,50 por cota. São vários imóveis para vários inquilinos. A maioria dos contratos são de longo prazo. Os inquilinos são relevantes. Os imóveis são torres de escritório grande maioria AAA de áreas nobres do RJ e de SP. Eu acredito que poderíamos considerar o BTG um bom gestor e a …
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 4 respostas
- 398 visualizações
A maioria das ações que vejo na bolsa não parecem boas opções. Com isso em mente, se eu for me "limitar" as escolher somente uma ou duas empresas por cada setor, a minha carteira não pode acabar ficando muito concentrada (com poucos ativos, e por consequência, pouco diversificada)? Isso não significaria uma exposição maior a riscos?
- 13 respostas
- 268 visualizações
Invisto em ações e FIIs pelo Inter e tenho quase sempre utilizado a opção Limitada.
Última resposta por Daniel Felix Ferber, -
- 2 respostas
- 641 visualizações
Olá, pessoal! Pelo o que eu notei, a XP não está liberando o exercício do direito de subscrição na emissão do BTLG11 que está em curso. É isso mesmo? O que posso fazer?
Última resposta por Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, -
- 2 respostas
- 69 visualizações
Pessoal, como estão? Minha dúvida é: faz sentido investir nos fii considerando as sucessivas emissões de cotas? Eu conheço a maioria das justificativas: ah é para crescer... ah precisa pagar alavancagem.... Alguém conhece algum estudo que demonstre que a emissão de cotas aumenta a rentabilidade do fundo? Eu tenho visto diversas emissões que só dividem o valor gerado pelo fundo imobiliário. Sem querer me estender mais, objetivamente... A maioria das emissões geram mais rendimento para o cotista ou só aumentam a base de cotista sem aumentar proporcionalmente o rendimento?
Última resposta por Flavio Prado, -
- 5 respostas
- 462 visualizações
Olá, por alguns motivos específicos, pela isenção que eu ainda teria e pelo escritório que faz a contabilidade da minha família, fui instruído a não fazer a minha declaração ainda. Porém tenho algumas posições em Fiis, que estão com lucro, e tenho a intenção de desfaze-las. Nesse caso eu posso emitir a DARF e não ser obrigado a fazer a declaração do IR?
Última resposta por Flavio Prado, -
- 2 respostas
- 330 visualizações
Na questão numero 13, o raul explica que empresas que ficam lançando novas ações no mercado para captar mais dinheiro podem acabar anulando o beneficio de investidores anteriores a esse crescimento. Não entendi como isso é possivel. Exemplo: Se sou dono de 10% e o restante é do majoritário. se ele resolve vender mais 10% da empresa e disponibilizar na bolsa.. os meus 10% vão continuar sendo 10%.. como que isso poderia me afetar?
- 2 respostas
- 108 visualizações
Olá pessoal Sempre encontrei tarifas nas minhas notas de corretagem, referidas como emolumentos/taxa de liquidação. Nas minhas pesquisas, encontrei que são taxas da própria B3. Sabem me informar se é isso mesmo? Se são obrigatórias e se variam de acordo com diferentes corretoras? Agradeço a atenção.
Última resposta por Caio Augusto Freitas Bizerra, -
- 2 respostas
- 311 visualizações
Boa tarde, gostaria de saber como identificar uma empresa como bluechip, é pelo valor de Mercado? quais os requisitos minimos para qualifica-la como uma bluechip?
Última resposta por Arthur Célio Cruz Ferreira Jorge Garcia, -
- 8 respostas
- 223 visualizações
então, eu estou tentando montar a minha carteira e ja até escolhi algumas ações boas, mas a questão é que tem essa empresa que eu estava analisando e... ela preenche a maioria( se não quase todos) dos pré-requisitos pra ser uma boa empresa pra se investir só que ela tem um histórico de dívida liq./ EBITDA acima de 2, oq eu sei que não é o ideal para uma empresa. a pergunta é, isso anula todas as outras caracteristicas boas que essa empresa já tem? e se tem alguma forma de analisar o porque desse número estar tão alto?
Última resposta por Vitor Henrique Martins Napoli,