💸 Renda Fixa
Você quer discutir sobre CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, RFs, Debêntures, RFs, LCs e tudo mais? Esse é o lugar!
-
- 2 respostas
- 661 visualizações
Olá, amigos!! Investimos, eu e minha esposa, numa LCI/LCA do Banco Inter por volta de novembro de 2022, com 92% do CDI. Desde o começo, ela veio dando 1% ao mês, em média... Agora, como a taxa SELIC vem caindo, ela com certeza vai render menos... Vocês acham que devemos permanecer nesse tipo de investimento (até porque a taxa ainda é boa e não tem o IR) ou estudamos algo mais rentável, mesmo perdendo IR?! Obrigadíssimo, comunidade!!
Última resposta por Eddy Paulini, -
- 6 respostas
- 1.3k visualizações
Sardinhas, Como considerar a amortização dos CRA/I na hora da seleção dos títulos? Eu tenho alguns títulos que já estão pagando amortização. Significa que agora recebo rendimentos somente sobre o saldo, correto? Seria mais vantagem selecionar títulos que amortizem 100% no final?
Última resposta por Adriano Umemura, -
- 2 respostas
- 466 visualizações
Olá pessoal, tudo bem? No comecinho do ano, investi 1000 reais no Tesouro IPCA+ com vencimento em 2045, para testar a famosa marcação a mercado, já que todo mundo dizia que a inflação provavelmente cairia, a taxa de juros idem etc. Demorou um pouco, mas, em 5 meses, tivemos um rendimento líquido de 19% com as quedas das taxas ao longo do período! O que dá mais ou menos 3,8% ao mês! Gostei da brincadeira, e acabei, então, aportando 100x mais no dia 03 de julho, mas... O resultado ao longo dos meses subsequentes não foi o mesmo. Só agora que parece que está voltando ao que eu investi em julho... Logo, o que vocês acham? Deixo lá e espero a tal marcaçã…
Última resposta por Rodolpho Haddad Laurindo, -
- 2 respostas
- 357 visualizações
Minha duvida é a seguinte: Supondo um titulo CDI + 4, com uma rentabilidade ao ano de 17%, se a taxa de juros cair a rentabilidade do titulo cai, certo. Dado isso, o valor no vencimento é alterado, no caso para baixo ? Caso a frase acima esteja correta, então seria melhor, na situação atual, comprar titulos atrelados ao IPCA, como IPCA + 8 ou 8.5, pois a inflação vai tender a almentar nos proximos anos, por conta da injeção de dinheiro na economia, fazendo assim a rentabilidade do titulo aumetar e por consequencia o calor no vencimento?
Última resposta por Erick F, -
- 2 respostas
- 466 visualizações
Olá, já entendi o conceito de marcação a mercado e encontrei no site do tesouro o gráfico onde posso ver se os meus títulos estão acima ou abaixo do valor teórico. Minha dúvida é no momento da compra, como eu poderia saber se o valor real do título que estou comprando naquele momento está acima ou abaixo do valor teórico? Minha corretora só me informa o valor real, não seria interessante saber o valor teórico também no momento da compra, para saber se estou comprando em um bom momento?
- 6 respostas
- 714 visualizações
Boa noite , estou com duvidas em relacao de que ativo investir no momento , analizando os titulos de renda fixa as taxas nao estao atrativas , pequei esses dias ipca +7 e prefixado de 14 ao ano , precisso aportar mais pra ir ajustando as porcentagens da minha carteira , vejo que no cenario atual o ideal seria manter no prefixado com a tendencia de queda da selic , o que vcs com mais esperiencia pensa a respeito do assunto , desde ja agradeco
Última resposta por Flavio Prado, -
- 1 resposta
- 831 visualizações
Olá Pessoal! Minha dúvida é aparentemente simples, só não encontrei muitas fontes a respeito. Considerando a hipótese de um título IPCA+5% e um com um IPCA à 5%a.a também como seria feito o cálculo para saber o rendimento anual deste título? taxa=5%a.a. IPCA= 5%a.a. período = 1 ano Seria: (((1+taxa)*(1+IPCA))^período)-1 (((1+5%)*(1+5%))^1 )-1 = 10,25 % a.a ou ((1+taxa+IPCA)^período)-1 ((1+(5+5)%)^1)-1=10% a.a.
- 5 respostas
- 572 visualizações
Boa noite a todos! Na aula de marcação ao mercado o professor Raul comentou que podemos ganhar com as variações das taxas. Ex: Se a tx de juros cai o título tem que subir para pagar o prometido no final do vencimento. A dúvida é ? Isso vale somente para aporte ùnico? Ex: Comprei R$ 1000,00 com o tempo a taxa de juros caiu de 13% para 11% e o título agora vale 1500, 00 . Concorda que se eu estiver fazendo aportes sucessivos por mês eu também estarei comprando o título com valor maior e a minha rentabilidade se perde por estar pagando mais caro. Acho que não entendi direito a vantagem se não for comprando apenas uma vez.
Última resposta por Ale M, -
- 4 respostas
- 368 visualizações
Quando eu compro um título secundário, o prazo para considerar alíquota de IR é o original do papel ou de quando eu comprei?
Última resposta por Ale M, -
- 6 respostas
- 618 visualizações
Qual a diferença em Tesouro Direto entre "Tesouro Educa+ 2026" vs "Tesouro Renda+ Aposentadoria Extra 2045" supondo os dois com a mesma rentabilidade e prazo? Esses nomes fazem alguma diferença prática na minha rentabilidade? (Eu até vi que um deles tinha uma questão de sorteio, mas isso é meio que desprezível, na minha opinião)
Última resposta por Isabelle Miranda, -
- 8 respostas
- 480 visualizações
Boa noite comunidade! Antes de iniciar a AUVP ja estava criando minha reserva de emergencia, porem pelo oque estou vendo fiz isso no local errado kk, estava aportando em um CDB diario 100% do CDI para 2028, e vendo as aulas entendi que compensaria muito mais estar no tesouro selic por exemplo, voces acham que eu deveria resgatar tudo desse CDB e realocar em tesouro?
Última resposta por João Paulo Dos Santos, -
- 9 respostas
- 758 visualizações
Bom dia Comunidade, tudo bem? Estou com uma duvida, tenho um titulo IPCA+2035, no momento estou com uma rentabilidade de mais de 50%, gostaria de saber que acham se vendo o titulo e reinvisto em outro ativo, como por exemplo FIIs. Desde já muito obrigado.
- 5 respostas
- 619 visualizações
Pessoal, boa tarde!! Assisti o módulo 03, mas não consegui entender a lógica em relação a frase que Todo Título do Tesouro Pré-Fixado, irá valer exatamente R$1.000,00 no vencimento. Isso quer dizer então que sempre a compra do titulo será menos de R$1.000,00? Não existirá a compra de um título mais de R$1.000,00?? Gostaria também de confirmar se a minha lógica está correta, o Tesouro pré-fixado vale para casos de objetivos de longo prazo, como a compra de um imóvel, certo? Posso aportando mensalmente? Ou ideal fazer apenas um aporte e deixar render? Podem me auxiliar, por favor! Obrigada 😉
- 8 respostas
- 593 visualizações
Pessoal estou começando na aventura de investir em Tesouro Direto e fiquei bem curiosa sobre esse do Educa+, porém fiquei com dúvida sobre como que ele funciona de fato, operacionalmente nos aportes. Pretendo fazer um aporte inicial de 10 mil e não fazer mais aportes, pois o fato de haver sorteios me fez ficar curiosa sobre essa ação, porém fiquei com dúvida se há obrigatoriedade de fazer aportes mensais para esse e também para participar desses sorteios. E esse valor investido precisa obrigatoriamente ser utilizado na educação ou eles não fazem esse controle?
Última resposta por Vanessa Pinto, -
- 21 respostas
- 1.8k visualizações
Pessoal, Me falaram que no banco Sicoob tem LCA de 100% do CDI, é verdade isso ? Gostaria de saber se alguém tem conta lá pra confirmar... se for verdade até animo de abrir uma conta lá pra aplicar ! vlws!
Última resposta por Diego Rodrigues Alves Da Silva,